0,01% empurra a conta para o barnabé

Avessos a pagar impostos, ricaços pressionam servidores públicos.

Marchinha carnavalesca composta em 1948 por Haroldo Barbosa (1915–1979) e Antonio de Almeida (1911–1985) criou e consagrou o apelido de barnabé, que designa aquele servidor público mais humilde: “Ganha só o necessário / Pro cigarro e pro café (…) Ai, Ai, Barnabé / Ai, Ai, funcionário letra É / Ai, Ai, Barnabé” (cf. artigo “Barnabé, o funcionário”, do professor do Departamento de História da FFLCH-USP e pesquisador musical José Geraldo Vinci de Moraes, no Jornal da USP).

Pois 120 associações empresariais, ao abraçar a causa do 0,01% da população brasileira afetado com o fim da isenção de Imposto de Renda sobre pagamento de lucros e dividendos, resolveu jogar a conta sobre o barnabé. Os representantes dos maganos não querem pagar imposto; querem acelerar a Reforma Administrativa – leia-se, cortar salários dos funcionários públicos. E como ninguém é ingênuo para achar que servidores no topo da pirâmide – como juízes, membros do MP, altos escalões do Judiciário e do Legislativo – serão afetados, sobrará para o barnabé.

De quebra, a Reforma permitirá aprofundar a mal cheirosa PPP na administração pública, cujos efeitos podem ser vistos com a luz que a CPI joga sobre o Ministério da Saúde.

 

Armas

Em entrevista a O Globo, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, deixa claro o que a nota das Forças Armadas sobre a CPI insinuara: não enviará “50 notas” para o senador Omar Aziz e “homem armado não ameaça”. Conclui-se que parte para ação – e ninguém acredita que se trate de impetrar uma ação no STF.

 

De 9 horas a 100 anos

As Forças Armadas levaram 9 horas para emitir a nota ameaçando a CPI. Para não punir o general Pazuello por participar de ato político, o Exército levou 11 dias. O processo que isentou o ex-ministro da Saúde ficará 100 anos em sigilo.

 

Sob forro cerrado

As demonstrações de irritação das Forças Armadas crescem na mesma proporção que as denúncias sobre desvios feitos por militares da reserva ou da ativa.

 

Moeda de troca?

Precisou um neoliberal de carteirinha para propor o que 3 anos e meio de governo de esquerda não fez. A dúvida é se a tributação de dividendos é para valer ou apenas uma ameaça aos empresários para que estes pressionem o Congresso pela Reforma Administrativa.

 

Rápidas

A Flora Pura – empresa do Ceará que fabrica cosméticos naturais e sustentáveis – inaugurou mais uma franquia no Rio de Janeiro *** O diretor da Aneel Efrain Pereira da Cruz fará palestra sobre “Perdas comerciais nas distribuidoras de energia elétrica”, nesta terça-feira, às 18h, no canal TVIAB no YouTube *** Rogério Vargas, sócio da Auddas, lança Estruturação de empresas: uma ciência exata em webinário nesta terça, às 20h. No dia do lançamento, o livro será distribuído gratuitamente *** O West Shopping promoverá aos finais de semana projeto com músicas de todos os estilos: às 19h, aos sábados, e às 14h, aos domingos *** A Fundação Dom Cabral prossegue o debate sobre o impacto da longevidade em 15 de julho, 17h. Será lançado ainda o trendbookConexão Longevidade. Inscrições aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

Zodíaco dos vinhos: Libra

O vinho clássico libriano é um pouco indeciso.

Redução do ICMS sobre arroz, feijão e gás de cozinha

Alerj deverá votar projeto que visa baratear alimentação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

KPMG é alvo de críticas por auditorias em bancos ingleses

A KPMG, empresa que presta serviços de auditoria, enfrenta uma nova onda de críticas sobre a qualidade das seus trabalhos nos bancos, depois de...

Airbus inaugura projeto de aeronaves A350 na China

A Airbus inaugurou seu projeto de aeronaves A350 em seu centro de conclusão e entrega de fuselagem larga em Tianjin, norte da China. É...

Plataforma P-70, na Bacia de Santos, alcança capacidade de projeto

A P-70, localizada no campo de Atapu, na porção leste do pré-sal da Bacia de Santos, atingiu em 12 de julho sua capacidade de...

BC amplia iniciativas de ESG para suporte ao crédito

As recentes iniciativas regulatórias do Banco Central do Brasil (BC) para intensificar as divulgações relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social...