Serviços cresceram bem acima das expectativas

Cenário é desafiador, sobretudo devido à inflação alta e ao aperto das condições monetárias e financeiras.

Divulgada hoje, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de março cresceu 1,7%, bem acima das expectativas. Na variação anual, crescimento de 11,4% (ante 9,1% da Modal e 8,4% mercado). O mês anterior foi revisado de -0,2% para 0,4%. No primeiro trimestre de 2022, registra-se avanço de 1,8%.

Por dentro do índice, crescimento em todas as atividades. Serviços prestados às famílias avançou 2,4%; serviços de informação e comunicação, 1,7%; serviços profissionais, administrativos e complementares, 1,5%; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, 2,7%; e outros serviços, 1,6%.

Os serviços às famílias cresceram novamente no mês e reverteram a queda de janeiro, com isso, a atividade avançou 1,3% no trimestre. No mês, serviços de alojamento e alimentação cresceu 1,4% e outros serviços prestados às famílias, 8,5%. Mesmo com o resultado de hoje, a abertura continua 12% abaixo do nível de fevereiro de 2020 (vs. 14% abaixo da divulgação anterior).

Dentro do avanço de transportes, destaque para a alta de 15,6% em transportes aéreos. A atividade, que é bem volátil, cresceu 24% no primeiro trimestre do ano. Já as atividades turísticas avançaram 4,5% no mês e estão no maior valor desde a pandemia e apenas 6,5% abaixo do nível de fevereiro de 2020.

Com a leitura de hoje e as revisões na série, o carrego do volume de serviços para o segundo trimestre é de 1,3% e para o restante do ano é de 5,7%. Para as próximas leituras, ainda vemos espaço para o crescimento dos serviços às famílias e das atividades turísticas. Mais à frente, o cenário é desafiador, sobretudo devido à inflação alta e ao aperto das condições monetárias e financeiras.

Nossa projeção para o IBC-Br de março é de crescimento de 0,6%.

.

Felipe Sichel

Sócio e economista-chefe do Banco Modalmais

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Mercados caminham para fechar a semana do lado positivo

Bolsas e moedas são destaque, mas o que vale mais a pena ressaltar é a redução no juro futuro nos EUA.

FMI alerta sobre mais riscos negativos para economia global

Em abril, Fundo havia dito que o crescimento global desaceleraria de estimados 6,1% em 2021 para 3,6% em 2022 e 2023.

Últimas Notícias

Otimismo dos comerciantes melhora em maio

Segundo a CNC, é o maior nível desde dezembro de 2021.

A nova era do mercado financeiro

Por Alexandre Lodi.

Gasolina a R$ 4 é possível? Sim

Três etapas a serem seguidas para o combustível chegar a um preço justo.

Bolsonaro demonstra estabilidade e Lula consolida liderança

Segundo pesquisa Modalmais/AP Exata divulgada hoje, ambos têm dificuldades em buscar eleitores fora das suas bolhas de apoiadores.