2022 teve vendas retraídas e produção acima das expectativas

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Produção de automóveis (Foto: Stellantis/divulgação)
Produção de automóveis (Foto: Stellantis/divulgação)

O mercado brasileiro teve um resultado pífio no setor automotivo em 2022. Segundo dados da Anfavea, as vendas ficaram “estáveis” em -0,7% no ano passado em relação a 2021.

Foram 2.104.461 unidades de autoveículos no total (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus nacionais e importados) emplacados em 2022 contra 2.119.851 de 2021.

Só não foi pior pelas boas vendas de ônibus (alta de 23,4%) e um pequeno avanço com carros (1,2%). As maiores quedas ficaram com os comerciais leves (-8,3%) e caminhões (-1,6%).

Enquanto o mercado interno decepcionou, a produção de autoveículos foi positiva em 5,4%, apoiada pelos bons resultados em exportações (27,8%).

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Em um ano difícil com frequentes paradas de fábricas por falta de componentes, entraves nas importações também por conta de escassez de peças e mercado afetado pelos altos juros, o quase empate é visto com otimismo ao avaliar o restante do mundo: o Brasil teve recuo de emplacamentos menor que outros países e só perdeu, em porcentagem, para China (1,7%) e Alemanha (1,1%).

Outros mercados tiveram queda de vendas mais expressivas, como EUA (-7,6%), Japão (-5,6%) e França (-7,8%).

 

Márcio de Lima Leite (foto divulgação Anfavea)
Márcio de Lima Leite (foto divulgação Anfavea)

Perspectivas para 2023

As projeções da Anfavea para o ano que inicia é que o mercado avance 3%. O presidente da entidade, Marcio de Lima Leite, contudo, ressalta que é um índice conservador. Culpa dos altos juros, que fazem o CDC bater a casa dos 30% ao ano.

No segmento de leves, a alta deve ficar em 4,1% enquanto para os pesados, a Anfavea estima um recuo de -11%, em função da entrada em vigor da legislação de emissões Euro 6, que encarece os preços de 15 a 20%.

Melhores condições de crédito e redução de IOF, que é um imposto regulatório e por isso pode ser mexido, seriam algumas das soluções para ampliar a demanda por veículos leves.

 

Motonetas (foto divulgação Honda)
Motocicletas salvaram (foto divulgação Honda)

Concessionários preveem empate

A federação que representa as concessionárias, a Fenabrave, projeta um empate nas vendas de veículos novos em 2023: 0,1%.

Os melhores resultados são esperados para os emplacamentos de motocicletas, com previsão de alta de 9%. Ainda assim, um crescimento aquém do que foi conquistado pelo segmento de duas rodas, que encerrou 2022 com avanço de 17,7% sobre 2021.

 

Tracker Premier (foto divulgação Chevrolet)
Tracker Premier (foto divulgação Chevrolet)

Os destaques das vendas em 2022

No fechamento de 2022, os modelos mais vendidos mantiveram as expectativas de outros meses, sem grandes mudanças de posições.

Fora a lista dos dez mais, alguns modelos se destacaram. Caso do Peugeot 208 que teve seus emplacamentos disparados de 16.342 para 29.918 unidades (2021 para 2022).

Ao tirar de linha o Fit, com 7.138 vendidos em 2021, a Honda sorri ao ver seu substituto City Hatchback emplacar 16.115 unidades.

Entre os SUVs, destaque ao Tracker e T-Cross, com avanço de vendas, enquanto os Jeep Compass e Renegade recuaram seus volumes.

Já a picape Fiat Toro perdeu o fôlego: seus emplacamentos despencaram de 70.890 (2021) para 49.567 unidades (2022). E isso porque nem a Chevrolet Montana, sua maior ameaça, foi lançada ainda.

 

Fiat Toro (foto divulgação Stellantis)
Fiat Toro (foto divulgação Stellantis)

Ranking dos 10 veículos mais vendidos em 2022

Modelo Unidades

1º Fiat Strada

112.456

2º Hyundai HB20

96.255

3º Chevrolet Onix

85.252

4º Chevrolet Onix Plus

75.243

5º Fiat Mobi

72.756

6º Volkswagen Gol

72.606

7º Chevrolet Tracker

70.806

8º Volkswagen T-Cross

65.341

9º Fiat Argo

64.016

10º Jeep Compass

63.564

Fonte: Fenabrave

 

Ram 1500 Revolution BEV Concept (foto divulgação Stellantis)

Ram apresenta sua primeira picape elétrica

Pela primeira vez, uma Ram terá uma picape elétrica. O protótipo foi apresentado em Las Vegas (EUA), durante a CES 2023, maior feira de tecnologia do planeta.

A 1500 Revolution ainda é um conceito, e por isso a Ram nem divulgou todo seu potencial. Apenas que sua bateria de até 200 kWh, em uma recarga de 10 minutos é suficiente para que ela tenha autonomia de 160 km.

Um pouco maior que sua similar a combustão, a picape é equipada com portas tipo suicida, que abrem de forma oposta. Tem nível 3 de sistemas autônomos e um imenso multimídia de 28”. Por fora, o design futurista conta com rodas de 24”. A previsão para chegar às lojas é em 2024.

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