Live sobre Ciência, origem e o sentido da vida

No dia 4 de julho, às 20h, no app Zoom, acontece o bate-papo online sobre o novo livro “A Criação: o que a ciência tem a dizer sobre a sua origem e o sentido da sua vida”, escrito pelo premiado pesquisador pós-doutor em biologia e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Alexandre F. Souza. A obra foi lançada no final do ano passado pela editora Viseu.

Alexandre levou quase dois anos pesquisando mais de 250 fontes para apresentar uma versão científica o mais precisa e esclarecedora possível sobre a história da criação. “Busquei um conteúdo que levasse a um redimensionamento da identidade humana. O livro também explora as consequências filosóficas e éticas das etapas da criação do ser humano pela Natureza através das suas forças criativas, desde a Energia, a matéria, as reações metabólicas, a genética e, acima de tudo, a evolução,” comenta o autor.

Escrito em formato dinâmico e interativo, o livro é de fácil leitura com parágrafos numerados e capítulos curtos. Ao final de cada capítulo há uma breve seção de perguntas e respostas que estimula a reflexão e o aprofundamento do tema e um box com uma síntese do que foi abordado. Apesar do conteúdo profundo, o texto foi construído com uma linguagem acessível e formato amigável porque visa atingir o público em geral e não apenas a comunidade científica.

Ao longo da obra, o professor trata de forma inovadora questionamentos fundamentais como o sentido da vida, o destino, a liberdade, matéria x energia, além de incluir temas contemporâneos como diversidade, pluralismo, limites da genética, relação entre cultura e evolução, direitos dos animais e crise existencial. Ele também aborda curiosidades como o fato de sermos um vórtice e filhos das estrelas, além de falar sobre como a evolução humana deu origem a conceitos como igualdade e fraternidade e a grande irmandade de pessoas, animais e plantas, entre diversos outros tópicos.

O texto dialoga com diversas referências e é repleto de trechos de diálogos de filmes, obras da literatura clássica, depoimentos de pesquisadores e até da Bíblia e outras religiões e filosofias tradicionais, além de citações de livros e artigos científicos.

É possível encontrar a versão em papel do livro ou a versão eletrônica (ebook) para ler no tablet, celular ou computador no site da Editora Viseu. Partes do trabalho científico de Alexandre, incluindo trechos do livro, podem ser encontradas na sua página da internet Esfera Científica: www.esferacientifica.com.br e no canal do Youtube Esfera Científica. Link do livro: https://www.eviseu.com/pt/livros/1235/a-criacao/

Alexandre F. Souza é biólogo, com Mestrado e Doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, onde coordena pesquisas sobre árvores brasileiras nas áreas de Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades e Macroecologia/ Biogeografia.

Artigos Relacionados

Abeoc: parlamentares apoiam retomada do setor de eventos

Presidente da Abeoc Brasil, Fatima Facuri, participou do Conecta 6.0 Comunidades Colaborativo.

Livro ensina a lidar com o Transtorno do Déficit de Atenção

Proposta é oferecer um suporte para as aflições, além de mostrar a realidade do transtorno e apresentar possíveis caminhos para se encontrar soluções.

Cultura Inglesa lança imersão gratuita de inglês pelo celular

Atividades acontecerão em aplicativos WhatsApp e ClubHouse para prática gratuita do idioma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.