Sem ‘tiro na cabecinha’

Redução do número de homicídios em 10,2%. Esqueça se pensou na política de confronto do governador do Rio, Wilson Witzel. A queda, que poupou 1.711 vidas entre 2010 e 2014, ocorreu no Espírito Santo, graças ao Programa Estado Presente, implantado em 2011. Análise de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, sem a política de segurança adotada pelo governo à época, o percentual de homicídios teria aumentado em 29% no mesmo período. A projeção leva em conta variáveis como fatores sociais e econômicos relacionados à criminalidade.

O Programa custou R$ 523 milhões e foi criado com o objetivo de reduzir índices de homicídios em áreas com maior vulnerabilidade social. Para melhorar a qualidade de vida da população mais vulnerável, foram implantados projetos nas seguintes áreas: saúde, educação, esportes, cultura, ordenamento urbano e habitacional, direito e inclusão social. De acordo com o pesquisador Daniel Cerqueira, um dos autores do estudo, cada real gasto gerou um ganho de bem-estar social equivalente a R$ 2,4.

O modelo adotado mesclou qualificação do trabalho policial e ações multissetoriais preventivas que tiveram como público principal os jovens residentes dos territórios mais conflagrados. O Espírito Santo esteve entre os três estados mais violentos do país entre 1993 e 2012. Em 2009, a taxa de homicídios era mais do que o dobro da média nacional: 56,9 por 100 mil habitantes. Após o Estado Presente, aliado a investimentos no sistema prisional, o estado caiu de segundo no ranking para o 19º estado mais violento do país entre 2010 e 2014.

 

Futuro

A Organização das Nações Unidas (ONU) completa 75 anos em 2020 e está realizando uma pesquisa global sobre o papel da cooperação internacional na construção do futuro, disponível, em português, em www.un75.online/?lang=prt

As respostas, de acordo com a ONU. ajudarão a melhorar a gestão internacional dos temas globais que exigem uma cooperação entre fronteiras, setores e gerações, necessária para termos um mundo mais seguro, justo e sustentável para todas e todos.

A pesquisa quer saber como os brasileiros imaginam o mundo daqui a 25 anos, quais tendências globais podem afetar nosso futuro, qual a importância da cooperação internacional e que conselho dariam ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para lidar com estas questões.

 

Lanterna

A bolsa de valores brasileira foi, novamente, a que mais caiu entre as principais bolsas de ações do mundo. Não dá para jogar a culpa no coronavírus.

 

Rápidas

No próximo dia 19, o escritório Di Blasi, Parente & Associados, em nome da Associação International Trademark Association (Inta), realizará um encontro para discutir estratégias em gestão de portfólio de ativos intangíveis. O mediador Paulo Parente M. Mendes, receberá Bruno Fernandes, gerente jurídico da Whirlpool, e Artur Schaal, responsável pela área de propriedade intelectual da CNH Industrial Brasil. Inscrições aqui *** Nestas sexta e sábado acontece no Into o evento de aprimoramento técnico “Desafios da cirurgia percutânea do pé no Brasil” com a presença de especialistas nacionais e internacionais, como André Perin Shecaira. Inscrições: @footinrio *** O IBMR realizará nesta sexta-feira, 13, campanha de doação de sangue como parte do Trote Solidário do centro universitário, com apoio do Hemorio, no Campus Barra (RJ), das 10h às 15h. Para doar, é preciso levar identidade original com foto *** O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, realizará palestra sobre business agility, nesta sexta, às 18h30. Inscrições aqui *** O Caxias Shopping apresenta a Banda Certa Duo, no Show da Sexta, a partir das 19h30 *** A Associação Brasileira de Franchising (ABF Rio) traz, no próximo dia 3 de abril, palestra do ministro do STF Luiz Fux para o 8º Simpósio Jurídico e Gestão Empresarial. Informações: eventos@abfrj.com.br *** A UVA Tijuca organiza encontro de publicidade “Do planejamento à criação” com participação de profissionais da ArtPlan, Camisa 10 e X Tudo Comunicação, no próximo dia 17, em dois horários: 9h30 e 19h. Não é preciso se inscrever. A Uva fica na Rua Ibituruna 108, Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.