Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica – CMAHO inaugura a Exposição “Parada 7” Levante Floresta a partir desta Sábado (21) a 26 de outubro de 2024, em sua 3ª Edição de Arte Contemporânea com foco na crise climática mundial – uma encruzilhada ecológica vivida pelo Brasil e pelo mundo. Pelo terceiro ano consecutivo artistas reuniram-se no centro do Rio de Janeiro para comemorar o Dia da Independência do Brasil de forma inusitada.
Invés de desfiles cívicos, marchas militares e hinos marciais, artistas plásticos, músicos, bailarinos, atores, fotógrafos, poetas, artistas performáticos e trabalhadores da cultura das mais variadas vertentes realizaram no dia 7 de setembro o Cortejo PARADA 7 em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, de forma original e absolutamente autêntica.
Com o tema Levante Floresta, em defesa dos biomas, da biodiversidade, da ecologia e sustentabilidade das florestas, artistas plásticos e outros trabalhadores da cultura travestiram-se da floresta e desfilaram em um cortejo a céu aberto com suas obras de arte, vestindo suas próprias criações.
Apresentaram-se no cortejo com parangolés, máscaras, adereços, performances, pinturas corporais, teatro de rua, pernas de pau e diversas outras manifestações artísticas, traduzindo a autêntica brasilidade e modo contagiante de ser do carioca. Neste ano de 2024 a Parada Sete foi marcada ainda pela presença de 150 indígenas tupinambás que desembarcaram na estação carioca direto para o cortejo com cocares, maracás, e a faixa: o manto é nosso e manifestações por demarcação das terras indígenas.
O Cortejo da Parada Sete que foi integrado pelos indígenas Tupinambás que vieram da Bahia para a Cerimônia Oficial do retorno do manto tupinambá, no Rio de Janeiro, realizado pelos Ministérios dos Povos Indígenas, Ministério da Educação e Ministério da Cultura na Quinta da Boa Vista onde esteve presente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Manto Sagrado Tupinambá ficou guardado nos últimos dois meses pelo Museu Nacional, foi devolvido pelo governo da Dinamarca, onde permaneceu por mais de 300 anos.
O cortejo que teve início na Praça da Cinelândia, cruzou a Avenida Rio Branco, a Rua da Carioca, e teve seu auge na Praça Tiradentes que foi tomada por artistas e indígenas que cercaram o monumento histórico de Dom Pedro I, indo desembocar no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, na Rua Luís de Camões, em um épico encontro cultural dos artistas com os índios Tupinambás de Olivença – BA, com direito a Shows de rock and roll da Banda Pacto Social, Involuntários, Repressão Social e da cantora Rita Benneditto.
A Exposição Coletiva Levante Floresta é o resultado deste grande evento artístico que reúne artistas plásticos de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica com inauguração marcada para o dia 21 de setembro, onde as obras ficarão expostas até 26 de outubro de 2024, com produção da Guerrilha da Paz. A Exposição Levante Floresta traduz a autêntica identidade cultural do Rio de Janeiro, e é integrada por importantes expoentes da arte carioca, sendo o resultado da produção cultural de artistas, marcado pelo grande sucesso desse evento cultural que ano a ano vem se tornando tradição cultural no calendário da cidade do Rio de Janeiro.
Exposição PARADA 7 • LEVANTE FLORESTA
Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica • CMAHO
Rua Luíz de Camões, 68 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Data: 21 de setembro de 2024 a 26 de outubro de 2024 Horário: 10h às 16h
Entrada: Franca
Arte Parada 7
Produção Cultural: Guerrilha da Paz
Curadoria: César Oiticica Filho, Evandro Salles e Rafael Tenius.
Criação da Arte: Vitor Max
Fotos: Marcello Valle
Release e Assessoria de Imprensa: Priscilla Fontes. (21) 9.9399-9344 WhastApp.