31 de março ‘não comporta exaltação de um golpe’

“O dia 31/03 não comporta a exaltação de um golpe que lançou o país em anos de uma ditadura violenta e autoritária. Ao contrário: é momento de exaltar o valor da nossa democracia conquistada com suor e sangue. Viva o Estado de Direito”. Assim, o ministro Gilmar Mendes se manifestou pelo Twitter de que o” momento é de valorizar a democracia no país.”

Na mesma rede social, o ministro Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que o período foi marcado por censura aos meios de comunicação e “regras eleitorais manipuladas”.

“Só pode sustentar que não houve ditadura no Brasil quem nunca viu um adversário do regime que tenha sido torturado, um professor que tenha sido cassado ou um jornalista censurado. Tortura, cassações e censura são coisas de ditaduras, não de democracias”, escreveu Barroso.

O novo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, logo após anunciar nesta quarta-feira os novos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, destacou a defesa das liberdades democráticas como uma das principais missões das Forças Armadas brasileiras.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) surpreendeu até os próprios militares nos últimos dias ao trocar o comando do Ministério da Defesa, antes chefiado pelo general Fernando Azevedo e Silva, , ao indicar Braga Netto, então ministro da Casa Civil, e ordenar trocas no comando das três instituições militares.

Na sua primeira Ordem do Dia, mensagem com leitura obrigatória nos quartéis, Braga enalteceu o regime que levou o país a quase três décadas sem liberdades democráticas plenas. Responsabilizou a Guerra Fria que “envolveu a América Latina, trazendo ao Brasil um cenário de inseguranças com grave instabilidade política, social e econômica. Havia ameaça real à paz e à democracia”.

Leia também:

31 de março é celebrado

Mobilização Nacional na pandemia é vista como golpe

Artigos Relacionados

Pacheco vai instalar CPI da Pandemia após dia da Inconfidência

Porém, disse que poderá ser no dia 22...dia 27...quem sabe?

Renan Calheiros é o relator da CPI da Covid

Senador foi alvo de operação do MPF que investigouo o desvio de cerca de R$ 260 milhões de verbas públicas da saúde.

TSE prevê compra de 176 mil urnas eletrônicas para 2022

Presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, disse que a Justiça Eleitoral estuda alternativas mais baratas que as urnas eletrônicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.