5 principais tendências da tecnologia

Especialistas alertam que investir na avalanche de novidades não basta. É preciso conhecimento para compreender o ciclo da inovação e mensurar riscos e oportunidades. Em meio a tanta novidade, como saber no que realmente priorizar em 2021?

Segundo Eduardo Peixoto, do CESAR, “a inovação não é mais essencial apenas para otimizar a operação, mas também para transformar, gerar valor e habilitar as empresas a se reinventar e sobreviver à destruição e redesenho dos mercados”.

Catharina Gaissler, consultora de Estratégia e Inovação da Play Studio, concorda com ele. Na avaliação dela, saber se adaptar e inovar são características que algumas empresas precisam desenvolver em todos os momentos.

Entre eles a tecnologia 5G, conforme explica Rodrigo Cunha da Neurotech. “Não se pode deixar de considerá-la em qualquer planejamento estratégico, porque a experiência completa deve estar disponível já em 2021, abrindo espaço para a Internet das Coisas no cotidiano do brasileiro”, diz.

“Graças à melhor conectividade oferecida, haverá um arsenal de dispositivos interligado à web, tornando qualquer objeto uma plataforma para marketing, com amplo uso de realidade virtual”, diz Thiago Cavalcante, diretor de atendimento e novos negócios na Inflr e Adaction Brasil.

Confira as 5 principais tendências:

– 5G

– Inteligência artificial

– Realidade aumentada

– DataOps (acelera a entrega de dados)

– Contêineres em nuvem (permite executar e instalar aplicativos em diferentes lugares)

 

Não é comigo

É ensurdecedor o silêncio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) cinco dias após o assassinato de João Alberto Freitas por seguranças do Carrefour.

 

Brasil no Japão

Um estudo do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) sobre a Covid-19 ganhou destaque em documentário sobre a doença produzido pela NHK, maior emissora de TV do Japão. A reportagem cita a pesquisa brasileira, uma das primeiras a mostrar que a doença também atinge o sistema nervoso. O documentário ainda utiliza imagens do estudo, que examinou o cérebro de uma criança de um ano que faleceu devido ao coronavírus.

 

Novo formato

O Extra reinaugurou nesta terça-feira sete unidades no novo formato Mercado Extra. As lojas estão localizadas no Centro do Rio e nas regiões da Zona Norte e Baixada Fluminense do estado. Ao todo, são 122 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Piauí, e a expectativa é remodelar mais 24 unidades até o primeiro trimestre do próximo ano. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão por loja e o número de funcionário cresceu, em média, 20%, segundo Christiane Cruz Citrângulo, diretora de Operações do Mercado Extra.

 

Motivos

A questão não é só ideológica. Quais razões levam o Governo Bolsonaro a preferir vacinas com tecnologia que nunca foi utilizada em seres humanos e cujos custos são de 2 a 4 vezes maiores que os prometidos pelas vacinas da Rússia e da China?

 

Rápidas

O Lecado inaugura em Copacabana a terceira loja da marca na Zona Sul carioca e a sétima franquia inaugurada esse ano. Até o final do ano, serão abertas mais 2. Com isso, fechará 2020 com 35 unidades próprias e franqueadas *** Nesta quinta-feira, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio (Sescon-RJ) promoverá o Fórum Contábil 2020, a partir das 15h30, com tema central a “Contabilidade contemporânea: cooperação e integridade como elementos indispensáveis à nova sociedade”. Entre os palestrantes, o CEO do Accountfy, Goldwasser Pereira Neto, em mediação do CEO do grupo Epicus, Sérvulo Mendonça. Inscrições aqui *** A Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) realizará o V Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro, de quarta a sexta *** O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) está com inscrições abertas até quinta-feira para o Processo Seletivo de Residência Médica para 2021. São 248 vagas. Detalhes aqui *** O Mendonça e Marujo Advogados foi reconhecido pela Análise Advocacia 2020, pela terceira vez, como um dos escritórios mais admirados do Brasil na área de Direito Penal.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.