Especialistas alertam que investir na avalanche de novidades não basta. É preciso conhecimento para compreender o ciclo da inovação e mensurar riscos e oportunidades. Em meio a tanta novidade, como saber no que realmente priorizar em 2021?
Segundo Eduardo Peixoto, do CESAR, “a inovação não é mais essencial apenas para otimizar a operação, mas também para transformar, gerar valor e habilitar as empresas a se reinventar e sobreviver à destruição e redesenho dos mercados”.
Catharina Gaissler, consultora de Estratégia e Inovação da Play Studio, concorda com ele. Na avaliação dela, saber se adaptar e inovar são características que algumas empresas precisam desenvolver em todos os momentos.
Entre eles a tecnologia 5G, conforme explica Rodrigo Cunha da Neurotech. “Não se pode deixar de considerá-la em qualquer planejamento estratégico, porque a experiência completa deve estar disponível já em 2021, abrindo espaço para a Internet das Coisas no cotidiano do brasileiro”, diz.
“Graças à melhor conectividade oferecida, haverá um arsenal de dispositivos interligado à web, tornando qualquer objeto uma plataforma para marketing, com amplo uso de realidade virtual”, diz Thiago Cavalcante, diretor de atendimento e novos negócios na Inflr e Adaction Brasil.
Confira as 5 principais tendências:
– 5G
– Inteligência artificial
– Realidade aumentada
– DataOps (acelera a entrega de dados)
– Contêineres em nuvem (permite executar e instalar aplicativos em diferentes lugares)
Não é comigo
É ensurdecedor o silêncio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) cinco dias após o assassinato de João Alberto Freitas por seguranças do Carrefour.
Brasil no Japão
Um estudo do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) sobre a Covid-19 ganhou destaque em documentário sobre a doença produzido pela NHK, maior emissora de TV do Japão. A reportagem cita a pesquisa brasileira, uma das primeiras a mostrar que a doença também atinge o sistema nervoso. O documentário ainda utiliza imagens do estudo, que examinou o cérebro de uma criança de um ano que faleceu devido ao coronavírus.
Novo formato
O Extra reinaugurou nesta terça-feira sete unidades no novo formato Mercado Extra. As lojas estão localizadas no Centro do Rio e nas regiões da Zona Norte e Baixada Fluminense do estado. Ao todo, são 122 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Piauí, e a expectativa é remodelar mais 24 unidades até o primeiro trimestre do próximo ano. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão por loja e o número de funcionário cresceu, em média, 20%, segundo Christiane Cruz Citrângulo, diretora de Operações do Mercado Extra.
Motivos
A questão não é só ideológica. Quais razões levam o Governo Bolsonaro a preferir vacinas com tecnologia que nunca foi utilizada em seres humanos e cujos custos são de 2 a 4 vezes maiores que os prometidos pelas vacinas da Rússia e da China?
Rápidas
O Lecado inaugura em Copacabana a terceira loja da marca na Zona Sul carioca e a sétima franquia inaugurada esse ano. Até o final do ano, serão abertas mais 2. Com isso, fechará 2020 com 35 unidades próprias e franqueadas *** Nesta quinta-feira, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio (Sescon-RJ) promoverá o Fórum Contábil 2020, a partir das 15h30, com tema central a “Contabilidade contemporânea: cooperação e integridade como elementos indispensáveis à nova sociedade”. Entre os palestrantes, o CEO do Accountfy, Goldwasser Pereira Neto, em mediação do CEO do grupo Epicus, Sérvulo Mendonça. Inscrições aqui *** A Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) realizará o V Congresso Internacional de Direito Tributário do Rio de Janeiro, de quarta a sexta *** O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) está com inscrições abertas até quinta-feira para o Processo Seletivo de Residência Médica para 2021. São 248 vagas. Detalhes aqui *** O Mendonça e Marujo Advogados foi reconhecido pela Análise Advocacia 2020, pela terceira vez, como um dos escritórios mais admirados do Brasil na área de Direito Penal.