Segundo a última edição da Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), o país conta com 51 milhões de brasileiros com interesse em abrir o próprio negócio nos próximos três anos.
Constituindo este panorama, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking global da proporção percentual de potenciais empreendedores. Ficando atrás apenas do Panamá, por pouca diferença, onde a população é somente de 4,5 milhões de pessoas diante dos quase 200 milhões de brasileiros.
Diante desse cenário, Aline Soaper, educadora financeira e idealizadora da Health Money, empresa especializada no serviço de gestão e assessoria financeira para micro e pequenas empresas, sugere alguns pontos chaves para empreender de forma assertiva.
“Além de identificação e capacidade técnica para operacionalizar o negócio, quem deseja empreender precisa aprender a fazer uma gestão financeira empresarial. O dinheiro é o coração da empresa, sem dinheiro a empresa morre. Por isso, aprender sobre os números, sobre indicadores de resultados para tomar decisões antes de iniciar e após iniciar o negócio é fundamental para o sucesso do empreendimento”, explica a especialista que já formou mais de 6 mil especialistas em finanças.
Para 45% dos brasileiros, a principal barreira para iniciar um novo negócio é a ausência de financiamento. Em seguida, 20% apresentaram os fatores econômicos como o grande impedimento. A falta de conhecimento e o desinteresse são os outros dois motivos principais, ambos com índice de 16%.
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