27.9 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 23, 2021

Início de um ciclo

As Paralimpíadas chegam ao fim, encerrando um ciclo de grandes eventos iniciado pelo Pan de 2007, passando pelos Jogos Militares, em 2011, a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, a Copa de 2014 e as Olimpíadas Rio 2016. Um sucesso que derruba as teses daqueles que sofrem com o complexo de vira-lata.

Nos Jogos Paralímpicos, outros conceitos se juntaram à óbvia superação: integração, respeito, diversidade são alguns deles. Mais importante do que qualquer campanha, foi poder conhecer que se tratavam de atletas, e que eles disputavam esportes em um nível que atraiu multidões: dos 2,5 milhões de ingressos colocados à venda, 2 milhões foram vendidos. Um exemplo mostra o alto nível das competições: o norte-americano Matthew Centrowitz, medalha de ouro nos 1.500 metros nas Olimpíadas, ficaria apenas em quarto lugar se repetisse o tempo nas Paralimpíadas.

Os Jogos mostraram que todos – brasileiros – podemos nos superar. Que podemos fazer melhor e exigir mais. É uma semente que, tal qual o Bosque dos Atletas, vai prosperar. As eleições, logo ali, podem ser o primeiro passo.

Não compre um carro usado deles

Metade dos eleitores norte-americanos acha que a candidata democrata à Presidência, Hillary Clinton, é desonesta sobre suas finanças; apenas a classificam como honesta (o restante não tem opinião formada). Quanto ao republicano Donald Trump, a situação é um pouco pior: 58% o acha desonesto na questão de investimentos, e 26% acredita que ele tem sido transparente. O resultado consta de pesquisa Center for Public Integrity/Ipsos feita em 1 e 2 de setembro, com 1.005 cidadãos com mais de 18 anos.

O presidente Barack Obama tem mais crédito dos norte-americanos: 52% acha que ele é honesto sobre suas finanças e investimentos, enquanto 22% acredita que é desonesto – mesmo assim, quase um em cada quatro eleitores.

Lesa-pátria

Nenhum país que entregou o seu petróleo para empresas estrangeiras conseguiu vencer a miséria e se desenvolver”, alertou o vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet), Fernando Siqueiras, ao falar na Comissão Geral que debate o Projeto de Lei 4.567, de 2016, que retira da estatal o status de operadora única do pré-sal e solapa a garantia mínima de 30% na exploração de blocos licitados.

Setembro Dourado

A luta contra o câncer infanto-juvenil ganha ainda mais força com o Setembro Dourado, campanha nacional que reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil. Para ajudar a ampliar a conscientização sobre o tema, a Bettanin, em parceria com o Graacc, está promovendo o #MovimentoDourado, que inclui uma série de ações nas redes sociais e pontos de venda.

Retribuição

Será interessante acadêmicos da área de comunicação e profissionais de publicidade acompanharem os gastos em propaganda, na mídia empresarial, das empresas que ganharão as capitanias hereditárias (PPPs) anunciadas por Moreira Franco.

Rápidas

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, é o convidado do Lide – Grupo de Líderes Empresariais para falar sobre “A retomada do crescimento da economia brasileira”, no próximo almoço-debate, nesta segunda, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo *** O Caxias Shopping (RJ) recebe dia 21 o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência, parte da Semana da Empregabilidade Inclusiva. Cerca de 30 empresas, instituições do governo e organizações de classe realizarão ações voltadas para a empregabilidade e orientação profissional *** A CCR ViaOeste e CCR RodoAnel participam da Semana Nacional do Trânsito, entre 18 e 25 de setembro, com diversas ações educativas e de segurança nos municípios atendidos pelo Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel *** O Centro de Memória Sindical reedita o livro 1º de Maio – Cem Anos de Luta, escrito pelo senador italiano José Luiz Del Roio e lançado em 1986. O lançamento será nesta segunda-feira, no Sindicato dos Comerciários de São Paulo, com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira *** O Brasillis Idiomas está com as inscrições abertas para o curso online de formação de tradutores, com duração de 15 meses. Mais informações em www.brasillis.com.br *** O Instituto Unidos Pela Vida (www.unidospelavida.org.br) promove em setembro o 3º Mês de Conscientização da Fibrose Cística, doença genética rara e que ainda não tem cura. A programação inclui 23 eventos em 22 cidades. Dois simpósios, um no dia 4 de outubro, em Curitiba, e outro no dia 11, em Palmas, encerram a mobilização *** No próximo dia 23 as imobiliárias Porta da Frente (Portugal) e Judice & Araujo (Brasil) farão no Hotel Pestana, em Copacabana, a quarte edição de evento sobre investimento imobiliário em Portugal. Serão apresentados imóveis com valor do metro quadrado variando de 3 mil a 7 mil euros *** A Alcoa está com 15 vagas em seu programa de estágio, voltado para estudantes dos cursos de Engenharias, Economia, Administração, Ciências Contábeis e Direito. As inscrições podem ser feitas até 5 de outubro em www.alcoa.com.br

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.