7 ações imediatas para combater os golpistas

359
Atentados golpistas de 8 de janeiro - Bandeira do Brasil (foto de Marcelo Camargo, ABr)
Atentados golpistas de 8 de janeiro - Bandeira do Brasil (foto de Marcelo Camargo, ABr)

A reação aos atos golpistas deste domingo deve servir como início de uma ofensiva do governo Lula, junto a Supremo e Congresso, para desmantelar a rede bolsonarista e retomar o controle de instituições contaminadas pelo bolsonarismo, a começar pelas Forças Armadas. Aproveitar que os golpistas perderam apoio na população para limpar o terreno – nada de deixar os terroristas hibernarem para voltar a atacar se a correlação favorecer.

A economista Monica De Bolle, em seu blog, salienta que “não seria de espantar se parte dos perpetradores, senão a maioria, declarasse ser a favor da Democracia, mas justificasse suas ações argumentando que os poderes estão todos corrompidos e merecem a extinção. Percebem a gravidade? Isso foi o que lhes foi inculcado ao longo de vários anos de radicalização que precedem o governo de Jair Bolsonaro. Essa mentalidade anti-Republicana não foi extinta ontem. Não foi sequer enfraquecida, como alguns analistas apressaram-se em declarar. O anti-Republicanismo segue vivo e empoderado no Brasil. É essa a realidade. Os riscos à Democracia brasileira permanecem. As chances de novos atos violentos são demasiado elevadas (…) Não se enganem. Os golpistas não terminaram aquilo que provavelmente mal começaram. Selva!, bradam.”

Para começar, pode-se resumir em 7 as ações imediatas:

  1. Cassar os direitos políticos de Bolsonaro, apressando o julgamento de 1 entre as dezenas de processos no TSE
  2. Demitir o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro
  3. Destituir comandantes que compactuaram com os golpistas, passá-los para a reserva e prendê-los
  4. Prender o ex-secretário e ex-ministro bolsonarista Anderson Torres
  5. Bloquear dinheiro e demais bens dos financiadores e levá-los a uma visita guiada à Papuda
  6. Cancelar os registros de CACs, recadastrar os que realmente se enquadrarem e cassar o direito a armas pesadas e em quantidade, deixando apenas o que o plebiscito aprovou – uma arma de proteção pessoal (no domingo, os terroristas não estavam armados, mas isso não garante que não estejam em outro confronto)
  7. Fechar os canais que propagam o golpismo e prender os proprietários, comentaristas e influenciadores que defendem o golpe de estado, inclusive nos meios de comunicação tradicionais

Sem anistia.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Plantão

Está na casa de 1,5 mil o número de detidos nos ataques deste domingo e no acampamento em frente ao QG do Exército. O número deve crescer quando forem encontrados os que conseguiram se evadir, mas poderão ser identificados pelas suas redes. Deve-se acrescentar policiais e militares que se omitiram ou auxiliaram os golpistas.

A polícia vai ter trabalho com tanto inquérito.

 

Rápidas

A Revista Justiça & Cidadania de janeiro destaca entrevista com o ministro Bruno Dantas, efetivado na Presidência do TCU, que detalha os planos para sua gestão à frente do órgão de fiscalização e controle *** O Lefty, um Tinder para pessoas de esquerda, cresceu mais de 90% desde outubro, com a vitória de Lula nas eleições, acumulando mais de 50k de usuários. O app foi lançado em julho do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui