FREUD & MAHLER

360

Está em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal a peça “Freud & Mahler”, de Miriam Halfim. A autora focaliza o célebre encontro entre o pai da psicanálise Sigmund Freud e o genial compositor Gustav Mahler – ocorrido em agosto de 1910, em Leiden, Holanda -, após o último descobrir que sua mulher, Alma, o havia traído. A imensa insegurança por parte do compositor é evidenciada por marcar e desmarcar o encontro várias vezes, desenhando o retrato de um homem problemático, prato cheio para qualquer psicanalista. Freud desenvolve, então, sua hipótese de uma terapia breve. No encontro entre esses dois gênios, de campos tão diversos, surge um embate desenvolvido numa conversa de jardim, já que Freud alegava que caminhar ajudava os pensamentos fluírem até chegar à solução dos problemas. A conversa é inteligente, com toques de humor e sofrimento e apresenta um desenlace curioso, chegando ao final um Mahler curado e feliz e um Freud inseguro quanto ao recebimento de seus justos honorários, já que o pagamento deverá ser feito por Alma Mahler. O consolo de Freud é que sua teoria de grande conhecedor da alma humana é comprovada.

O objetivo da montagem é tocar o espírito do espectador e transformá-lo, de uma forma lúdica, transportá-lo para um universo onde a inteligência passeia, através de dois personagens brilhantes. O espetáculo leva uma visão de mundo humanizada, divertida e otimizada, com o conhecimento da maravilha que é o ser humano.

A temporada se estende até 21 de novembro, às quintas e sextas-feiras, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro.

O Centro Cultural Justiça Federal fica na Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui