9ª mostra de cinema chinês acontece de forma online até 30 de novembro

218
9ª Mostra do Cinema Chinês de São Paulo
9ª Mostra do Cinema Chinês de São Paulo (Foto Divulgação)

“Longe, Mas Perto” é o tema da 9ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, que chega online e gratuita para todo o Brasil. Até o dia 30 de novembro, o público terá a oportunidade de assistir a oito obras cinematográficas chinesas clássicas contemporâneas, a maioria inéditas e que não estão disponíveis em nenhum outro streaming do país. Basta acessar: www.spcineplay.com.br.

Com a curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim e Lilith Li, fundadora da LiLiMB Culture, os filmes selecionados para a edição 2024 da mostra celebram os 50 anos de relação diplomática entre Brasil e 9° Mostra de Cinema Chinês Online para aprovação China, levando o público a uma viagem cinematográfica pelo país asiático, suas tradições e visão de mundo.

A 9ª edição da Mostra de Cinema Chinês traz filmes de ação que mostram uma visão moderna dos herói chineses e um novo olhar sobre os valores da China contemporânea, como “Retorno ao Tibete”, de Guoxing Chen e Lhapal Gyal , premiado no Festival Internacional de Cinema de Mumbai, “De trem-bala pela China”, de Tan Mengsha, e “Jornada Sem Fim”, de Mo Dai.

A programação também retrata o amor urbano em “À Espera do Amor”, de Shixian Wu, e celebra as artes tradicionais chinesas em “A Lenda da Serpente Branca”, de Xianfeng Zhang. Já em “Pós-verdade”, de Cheng Peng Dong, vencedor do prêmio de Filme mais Comentado do Ano no Weibo Movie Night Awards, o telespectador reflete sobre valores sociais atuais.

Espaço Publicitáriocnseg

Para completar “Quatro Primaveras”, de Qingyi Lu, considerado um dos Dez Melhores Filmes em Língua Chinesa, segundo a Associação de Críticos de Cinema de Shanghai, captura a essência das estações, e “Sabores da vida” usa a gastronomia como metáfora para as experiências da vida.

Segundo o diretor do Instituto Confúcio na Unesp, Prof. Luís Antonio Paulino, ao longo dos últimos dez anos, a Mostra tem sido uma janela para a China, sua cultura e seus cineastas. “Mais de cem produções de alta qualidade já trouxeram ao público brasileiro histórias comoventes e a voz vibrante da China”, observa.

Desde 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo através do Spcine e o CCSP, o Instituto Confúcio na Unesp realiza anualmente a Mostra de Cinema Chinês para divulgar a cultura chinesa, compartilhar histórias e vozes, aprofundar a compreensão e a amizade e continuar consolidando um evento cultural chinês no Brasil.

Programação completa: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br

Serviço

9ª Mostra de cinema chinês

13 a 30 de novembro

Online e gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Onde assistir: https://www.spcineplay.com.br/

Programação: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui