Cedo ou tarde, discussão sobre previdência voltará à pauta, defende o economista Fabio Giambiagi em artigo publicado nesta sexta-feira. Os dados trazidos pelo funcionário do BNDES (salário bruto: R$ 80.163,23, líquido: R$ 51.339,77) dão conta de que, em 2018, portanto antes da reforma realizada por Bolsonaro/Guedes em 2019, o INSS representava 43% do teto de gastos do Tesouro Nacional; em 2021, a participação pulou para 48%.
Outros números apresentados por Giambiagi mostram que a reforma foi um fracasso. Na verdade, não podemos dizer que fracassou, porque o objetivo não era resolver qualquer problema na Previdência, era garantir recursos para o trilionário serviço da dívida pública; secundariamente, ajudar na venda de produtos financeiros de previdência privada.
O problema no INSS não são os velhinhos que insistem em não morrer (em 10 anos, a expectativa de vida no Brasil subiu 3,3 anos), são os novos que não são incorporados ao sistema, porque os empregos criados são informais, bicos tipo motoristas e entregadores de apps, ou formais sem benefícios, como os criados na reforma trabalhista de Temer. Entre os microempreendedores individuais (MEIs), a inadimplência gira em torno de 50%.
Sem empregos de qualidade, a conta não fecha. E não será mais uma reforma cortando benefícios que irá resolver.
Cruz de Malta
O Banco Bmg atingiu nesta sexta-feira, pouco antes da estreia do Vasco no Campeonato Brasileiro, 200 mil clientes do Vasco Bmg, a conta digital do torcedor vascaíno, parceria iniciada em 2019 que cresce mesmo com o time na segunda divisão do Brasileirão.
Apertado
Na exclusão da Rússia da Comissão de Direitos Humanos da ONU, a votação foi muito mais apertada do que previa a torcida da mídia ocidental: os 24 votos contra e as 58 abstenções somam 82 países que não apoiaram a suspensão, ante 93 votos a favor.
Massacre
Cinco dias se passaram, e a Rússia segue devendo as provas de que as mortes em Bucha teriam sido forjadas.
Maquiagem na inflação
Precipitação total. Assim um especialista em energia classifica a medida eleitoreira de Bolsonaro de acabar com a bandeira de energia de escassez hídrica, forma de jogar o impacto na inflação para o ano que vem, quando o consumidor pagará a conta.
Rápidas
A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio realizará neste sábado, das 8h às 13h, no Centro do Rio, o projeto IR Solidário, para ajudar, de forma gratuita, a solucionar as dúvidas dos contribuintes do Imposto de Renda PF. Informações: (21) 2114-5252 *** Neste sábado, o Bangu Shopping (RJ) recebe a 11ª edição da Feira de Adoção RJPET, das 11h às 15h, para incentivar o acolhimento de cerca de 20 cães e gatos que estão em busca de um lar *** Ainda no sábado, às 8h30, a Rio Ecoesporte fará um aulão de SUP, no espaço Reserva Caiçara. Inscrições: (21) 99742-6155 *** A Casa&Video, em parceria com a ONG AVSI, contratará 10 famílias de refugiados venezuelanos, além de oferecer curso de português, entre outros benefícios *** A Embaixada da Itália em Brasília garante ser a única embaixada verde do mundo. Ela acaba de ser recertificada pelo Instituto Lixo Zero por dar encaminhamento sustentável a mais de 90% de seus resíduos.