Foto aérea tirada em 24 de maio de 2022, mostra o data center Tencent Qixing em Gui’an New Area, na província de Guizhou, sudoeste da China. (Xinhua/Ou Dongqu)
Beijing, 1º ago (Xinhua) — A China observou a escala de seu desempenho de computação exceder 150 EFlops até o final de junho, ocupando o segundo lugar no mundo, informou nesta segunda-feira o China Securities Journal, administrado pela Xinhua.
O setor de capacidade de computação do país vem se desenvolvendo rapidamente, com uma taxa média de crescimento de mais de 30% nos últimos cinco anos, disse Zhang Yunming, vice-ministro do Ministério da Indústria e Informatização (MIIT, sigla em inglês), na conferência China Computational Power 2022, realizada de 29 a 31 de julho em Jinan, província de Shandong, leste da China.
Zhang acrescentou que, até o final de junho, a China possui 1,85 milhão de estações base 5G, mais de 450 milhões de usuários de telefones celulares 5G e mais de 61 milhões de usuários de fibra óptica gigabit.
Mais de 6,7 milhões de racks padrão serão usados em data centers na China até o final deste ano, de acordo com o índice abrangente de desempenho de computação da China (2022) divulgado durante a conferência.
Desde o começo deste ano, 25 projetos foram iniciados nos 10 clusters nacionais de data centers, gerando investimentos de mais de 190 bilhões de yuans, disse Wang Wei, diretor da divisão de cidades inteligentes do departamento de informatização e desenvolvimento industrial do Centro de Informações do Estado. Fim
Leia também:
Empresa espanhola vê oportunidades na China na expo em Hainan