A cavalo

Dos 25 deputados federais da bancada do Rio de Janeiro que votaram, este ano, pela supressão de direitos trabalhistas garantidos pela CLT, apenas nove conseguiram se reeleger. Ou seja, 64% foram demitidos pelos eleitores, sem nenhum direito a “flexibilização”.

Pelo ladrão
O mercado de água engarrafada movimentou R$ 235,5 milhões no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado. A boa notícia para o consumidor é que a maior parte deste mercado, 62%, é dividido por mercearias, padarias, mercadinhos e distribuidores de água independentes. As grandes redes de supermercados detêm apenas 28%, segundo levantamento do LatinPanel/Ibope. A democratização do setor, no entanto, pode ser ameaçada pela decisão de grandes grupos empresariais de disputarem para valer esse mercado.

Prato frio
Coincidência ou não, José Serra foi o quarto colocado no Maranhão. Pelo visto, os Sarney não esquecem facilmente as ações dos inimigos.

Caixa preta
Os resultados das urnas confirmam que Ciro Gomes tinha razão: os institutos de pesquisa do país têm, de fato, baixo grau de credibilidade.

De primeira
Como esta coluna previra, Enéas foi o deputado federal mais votado (em termos absolutos) do país.

Senado
Uma dublê de colunista e socialite deixou o senador eleito Hélio Costa (PMDB-MG) perdido na cobertura das eleições por uma rede de televisão. A jornalista, que ancorava o programa na TV, cumprimentou Costa por ter sido um dos dois mais votados para o Senado por Minas e perguntou qual seria a estratégia dele para o segundo turno. Diante da cara de espanto de Hélio Costa e informada pelo ponto eletrônico de que eram duas as vagas em disputa por estado, a colunista se corrigiu e foi em frente.

Artes
A artista plástica Lilian Barretto apresenta seus trabalhos na mostra coletiva de reabertura das salas de exposição do Centro de Artes de Nova Friburgo. O evento estará ocorrendo até 2 de novembro e conta com apoio do executivo municipal e da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo. A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 13h às 21h. O Centro de Artes fica na Praça Presidente Getúlio Vargas 71, Centro. Participam ainda da mostra os artistas plásticos Adair A. Costa, Alexandre Quintella, Ana Marins, Anair Miliosi, Angela Pietrobom, Bahary Branca Baêta, entre outros.

Sombrio
Ao ouvir José Serra repetir que não queria discutir o passado no segundo turno e que o importante é saber os planos para o futuro, um jornalista comentou: “Fernandinho Beira-Mar já deve estar pensando em adotar essa tese”.

Números
Em breve, nesta coluna, um balanço dos erros (muitos) e acertos (raros) dos institutos de pesquisa.

Perdas e ganhos
Depois de Serra levar uma goleada de Lula (o petista teve o dobro dos votos do tucano), a mídia governista quer passar a imagem de que o candidato do governo saiu vencendo, enquanto a oposição estaria desanimada por Lula não ter vencido no primeiro turno. Haja pesquisa e urna eletrônica para sustentar essa imagem.

Artigo anteriorAnódino
Próximo artigoTá fora
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.