É a economia do futebol, estúpido

Um certo complexo de vira-lata sempre se abate sobre o brasileiro após a perda de uma Copa do Mundo. Afinal, não somos os melhores do mundo? Nessas horas, sempre aparecem os comentaristas para afirmar que tudo isso é passado, há uma nova ordem no futebol, blá-blá-blá. Os mesmos que, após 2014, garantiam que o domínio alemão viera para ficar, pois eles tinham um planejamento de longo prazo… ou, quatro anos antes, que a forma de jogar da Espanha era imbatível… Agora, pregam a supremacia europeia, devido à organização, técnicos, imigrantes, até por serem os pontas de lança da ética.

Nem uma palavra sobre o domínio financeiro, que permite aos europeus concentrarem lá os melhores jogadores do mundo, abatendo ainda no sub 20 as promessas, do Brasil e de outros países periféricos – entenda-se, periféricos na economia e na política internacional, não no futebol. São assim os campeões da ética. Cujo melhor exemplo foi a falta encenada pelo francês que abriu caminho para a queda dos neonazistas croatas. Ah, mas quem encena é o Neymar.

 

Saúva

Para o pré-candidato do Partido Novo ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Trindade, a corrupção é o grande problema das obras públicas: “O governo corrupto tem as suas decisões movidas por quem vai corrompê-lo, isto é, pelos empresários e empreiteiros que vão corromper o governador, o prefeito, o gestor público corrupto. E a fiscalização e a supervisão também não acontecem pela mesma razão, porque os interesses privados capturam o interesse público do regulador”, afirmou o pré-candidato.

Nos anos 30, dizia-se que o mal do Brasil era a saúva. Atualizaram agora para corrupção. Muda-se o problema e fica-se longe da solução. Quem sabe Trindade não propõe, simplesmente, acabar com as obras públicas?

 

Veneza

O coordenador do Núcleo Artístico Cultural da Facha, Sady Bianchin, foi convidado pela Bienal de Veneza, uma das mostras de arte de maior prestígio no mundo, para apresentar uma performance-instalação. Sady é o único diretor brasileiro convidado.

Ele levará à Bienal a apresentação Mymba Kuera, que, em tupi-guarani, significa “pega bicho – cultura de resistência”. A equipe de montagem da performance conta com a atriz brasileira Marcela Giannini, como assistente de direção, e o arquiteto italiano Alessandro Tessari na cenografia. A Bienal se realizará de 20 de julho a 5 de agosto.

 

Quem matou

Quando a sociedade conhecerá os nomes dos mandantes do assassinato de Marielle?”, questiona o ex-ministro Roberto Amaral.

 

Quem atirou

Quando a sociedade vai conhecer os nomes dos atiradores que atacaram a caravana e o acampamento do PT no Sul?, complementa a coluna.

 

Rápidas

Decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro abriu processo para declarar o Quilombo da Pedra do Sal como Bem Cultural de Natureza Imaterial em prazo de um ano *** A Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV realiza nesta quinta, às 19h, a aula aberta “Introdução às Startups, Venture Capital e Private Equity”. Inscrições: https://direitorio.fgv.br/eventos/introducao-as-startups-venture-capital-e-private-equity *** No próximo dia 31, a partir das 19h, o Espaço Integrativo, em Icaraí (Niterói, RJ), organizará uma oficina gratuita de Leitura e Filosofia, com a mediação do professor Bruno Holmes Chads. Inscrições: (21) 99396-6160 *** A Barra da Tijuca vai receber, pela primeira vez, o Sabores da Roça Downtown, evento gratuito que reunirá 34 pequenos produtores rurais do Sudeste oferecendo iguarias e produtos típicos da roça, de 19 a 22 de julho, no Shopping Downtown *** No mesmo período, o Carioca Shopping recebe o Arraiá Food Truck *** O Departamento de Infraestrutura da Fiesp realiza oficina de infraestrutura urbana de telecomunicações, com foco em novas tecnologias, na manhã desta quarta *** O espetáculo infantil O Pequeno Príncipe será apresentado neste domingo no Caxias Shopping *** Para orientar sobre tributos que podem ser contestados, precatórios e mostrar os impactos da tecnologia na área fiscal, o escritório Roncato Advogados fará oficina gratuita nesta quarta-feira, a partir das 9h30. Inscrições: bit.ly/tribjun *** A pré-candidata a presidente da República pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, estará nesta terça-feira, às 10h30, na sede da Força Sindical (Rua Rocha Pombo, 94, 4º andar, Liberdade – SP), para expor seu plano de governo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.