É a economia, tolinho

Fazer pesquisa sobre a (falta de) popularidade de Temer é perder tempo e dinheiro: ele é disparado o presidente mais impopular que o Brasil teve. Mas a pesquisa CNI/Ibope traz uma informação que indica o comportamento do eleitor. A única área de atuação do Governo Federal em que a avaliação da população apresentou uma melhora acima da margem de erro (que é de dois pontos percentuais) foi a de segurança, em que a aprovação das políticas públicas passou de 11% para 14%. Mas isto não influenciou a desaprovação de Temer, com os índices que medem sua impopularidade (avaliação do governo, maneira de governar e confiança) variando um ponto para cima ou para baixo.

Também ficaram estáveis as notas dadas à atuação por áreas como combate à inflação, à fome, à pobreza e ao desemprego. A indicação é de que, uma vez mais, a economia – a real, sentida pelo eleitor, não a das manchetes da grande mídia – é que definirá os rumos da eleição, confirmando a máxima do assessor do ex-presidente estadunidense Bill Clinton. O que pode ser um alerta para os que acham que Bolsonaro pode chegar ao Planalto com seu discurso de lei e ordem.

 

A terceira morte de Marielle

As fundações Ford, Open Society e Ibirapitanga estão se unindo para criar uma iniciativa em homenagem a Marielle Franco, destinada a incentivar o protagonismo político de mulheres negras no Brasil. Com uma doação de US$ 3 milhões ao Fundo Baobá, instituição dedicada à luta pela equidade racial no Brasil, a iniciativa se inspira no trabalho da vereadora de ampliar a voz de mulheres negras e o seu acesso a instâncias de poder no Brasil.”

Assim começa o texto de divulgação da “homenagem”, que é um desrespeito a tudo que a vereadora carioca assassinada mês passado pregava. A começar pelos patrocinadores. A Fundação Ford tem um longo histórico de desrespeito à autodeterminação dos povos; um braço da disseminação dos interesses dos grandes grupos que dominam o mundo. A Open Society foi fundada por George Soros e eleva o serviço feito pela Ford à terceira potência.

A cobertura da grande mídia do assassinato de Marielle nunca disfarçou a tentativa de se apropriar do discurso da vereadora, que defendia a redução das desigualdades sociais, reciclando-o e transformando-o em uma peça que atende aos interesses dos grupos conservadores.

 

Frota

Segundo o Denatran, a frota de automóveis existente no Brasil em 2016 era de 94 milhões de veículos. O Sindipeças faz uma conta diferente. O Relatório da Frota Circulante traz uma estimativa da frota, baseada nos emplacamentos, no índice de sobrevivência e na idade dos veículos. Nesse caso, avalia que seriam 43 milhões de veículos.

O número de automóveis segurados em 2016 chegou a 16 milhões (eram 9 milhões em 2009). Assim, dependendo da fonte, a frota segurada ficaria entre 17% e 37% do total. Em média, por ano, 1% dos veículos segurados sofre sinistros por incêndio ou roubo; 7% a 8% sofrem sinistro por colisão.

 

Eu tenho a força

Diz a piada que médico acha que é Deus; juiz tem certeza.

 

Rápidas

A Mastercard anunciou a nomeação de Ann Cairns para o cargo de vice-chairman da companhia a partir de 1º de junho. Gilberto Caldart, atual presidente para a América Latina e Caribe, irá sucedê-la na posição de presidente Internacional *** Neste sábado, o Pátio Alcântara apresenta a peça infantil Miraculous e suas aventuras, a partir das 16h30. No domingo, o Shopping Jardim Guadalupe apresenta Os Saltimbancos, a partir das 16h *** “Compliance: a nova exigência para participar de licitações e concorrências” será realizado no Windsor Florida Hotel, no Flamengo (RJ), no próximo dia 12. A organização é da Compliance Total *** Até 26 de abril, a SearchInform realizará uma série de conferências sobre proteção de negócios contra ameaças digitais, com o tema “Money Loss Prevention: a proteção do futuro”. Em São Paulo, será dia 20, das 9h às 12h, no Hotel Mercure Times Square. Detalhes em http://roadshow.br.searchinform.com/ *** A Abav-PR abre dia 26 o 24º Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba *** Dia 9 acontece o Baile Caxias Shopping, com música ao vivo *** A advogada Bárbara Leitão, do escritório Di Blasi, Parente & Associados, ministra palestra sobre uso de nomes civis como marcas de moda, em 11 de abril, às 17h, na sede da OAB/RJ. Inscrições: cdmd@oabrj.org.br

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.