É a economia, tolinho

175

Fazer pesquisa sobre a (falta de) popularidade de Temer é perder tempo e dinheiro: ele é disparado o presidente mais impopular que o Brasil teve. Mas a pesquisa CNI/Ibope traz uma informação que indica o comportamento do eleitor. A única área de atuação do Governo Federal em que a avaliação da população apresentou uma melhora acima da margem de erro (que é de dois pontos percentuais) foi a de segurança, em que a aprovação das políticas públicas passou de 11% para 14%. Mas isto não influenciou a desaprovação de Temer, com os índices que medem sua impopularidade (avaliação do governo, maneira de governar e confiança) variando um ponto para cima ou para baixo.

Também ficaram estáveis as notas dadas à atuação por áreas como combate à inflação, à fome, à pobreza e ao desemprego. A indicação é de que, uma vez mais, a economia – a real, sentida pelo eleitor, não a das manchetes da grande mídia – é que definirá os rumos da eleição, confirmando a máxima do assessor do ex-presidente estadunidense Bill Clinton. O que pode ser um alerta para os que acham que Bolsonaro pode chegar ao Planalto com seu discurso de lei e ordem.

 

A terceira morte de Marielle

Espaço Publicitáriocnseg

As fundações Ford, Open Society e Ibirapitanga estão se unindo para criar uma iniciativa em homenagem a Marielle Franco, destinada a incentivar o protagonismo político de mulheres negras no Brasil. Com uma doação de US$ 3 milhões ao Fundo Baobá, instituição dedicada à luta pela equidade racial no Brasil, a iniciativa se inspira no trabalho da vereadora de ampliar a voz de mulheres negras e o seu acesso a instâncias de poder no Brasil.”

Assim começa o texto de divulgação da “homenagem”, que é um desrespeito a tudo que a vereadora carioca assassinada mês passado pregava. A começar pelos patrocinadores. A Fundação Ford tem um longo histórico de desrespeito à autodeterminação dos povos; um braço da disseminação dos interesses dos grandes grupos que dominam o mundo. A Open Society foi fundada por George Soros e eleva o serviço feito pela Ford à terceira potência.

A cobertura da grande mídia do assassinato de Marielle nunca disfarçou a tentativa de se apropriar do discurso da vereadora, que defendia a redução das desigualdades sociais, reciclando-o e transformando-o em uma peça que atende aos interesses dos grupos conservadores.

 

Frota

Segundo o Denatran, a frota de automóveis existente no Brasil em 2016 era de 94 milhões de veículos. O Sindipeças faz uma conta diferente. O Relatório da Frota Circulante traz uma estimativa da frota, baseada nos emplacamentos, no índice de sobrevivência e na idade dos veículos. Nesse caso, avalia que seriam 43 milhões de veículos.

O número de automóveis segurados em 2016 chegou a 16 milhões (eram 9 milhões em 2009). Assim, dependendo da fonte, a frota segurada ficaria entre 17% e 37% do total. Em média, por ano, 1% dos veículos segurados sofre sinistros por incêndio ou roubo; 7% a 8% sofrem sinistro por colisão.

 

Eu tenho a força

Diz a piada que médico acha que é Deus; juiz tem certeza.

 

Rápidas

A Mastercard anunciou a nomeação de Ann Cairns para o cargo de vice-chairman da companhia a partir de 1º de junho. Gilberto Caldart, atual presidente para a América Latina e Caribe, irá sucedê-la na posição de presidente Internacional *** Neste sábado, o Pátio Alcântara apresenta a peça infantil Miraculous e suas aventuras, a partir das 16h30. No domingo, o Shopping Jardim Guadalupe apresenta Os Saltimbancos, a partir das 16h *** “Compliance: a nova exigência para participar de licitações e concorrências” será realizado no Windsor Florida Hotel, no Flamengo (RJ), no próximo dia 12. A organização é da Compliance Total *** Até 26 de abril, a SearchInform realizará uma série de conferências sobre proteção de negócios contra ameaças digitais, com o tema “Money Loss Prevention: a proteção do futuro”. Em São Paulo, será dia 20, das 9h às 12h, no Hotel Mercure Times Square. Detalhes em http://roadshow.br.searchinform.com/ *** A Abav-PR abre dia 26 o 24º Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba *** Dia 9 acontece o Baile Caxias Shopping, com música ao vivo *** A advogada Bárbara Leitão, do escritório Di Blasi, Parente & Associados, ministra palestra sobre uso de nomes civis como marcas de moda, em 11 de abril, às 17h, na sede da OAB/RJ. Inscrições: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui