A empresa de 70 clientes e um homem só

Empresas / 14:31 - 18 de ago de 2016

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A gestão de um negócio demanda controle. Sem ele, em 2007, uma rede de farmácias sofria com problemas com atrasos de encomendas, falta de controle de estoque, compras por telefone que resultavam em pedidos duplicados e coisas do gênero. Do lado dos funcionários, a resposta era sempre a frase: “Eu não sabia”.

Diante desse quadro, Éder Baum, um desenvolvedor com 27 anos na época, criou um sistema online que compartilhava informações, comunicados, registros de ações de todos os funcionários, a delegação de funções, o status de cada tarefa, controle de pedidos e outras ferramentas que tornaram a gestão do comércio simples e eficiente.

O sucesso da ferramenta fez com que outras empresas solicitassem o serviço. Assim, o Sabesim (www.sabesim.com.br) surgiu. Depois de passar pela incubadora Wayra, da Telefônica, cresceu, mas nunca precisou de um funcionário ou sócio sequer. Baum gerencia seu negócio sozinho, o que pode fazer de qualquer lugar do mundo. Hoje, atende a mais de 70 empresas de todo país.

Quando vejo que algo exige mais atenção, seja dúvida de clientes ou similar, atualizo o sistema para atender automaticamente. Desta forma é possível crescer sem precisar de mais pessoas. É tudo automatizado”, conta Baum.

Adaptável a qualquer tipo de negócio, projeto ou gestão, o Sabesim é uma plataforma colaborativa online que permite aos envolvidos em um projeto, processo ou gestão conhecer, em tempo real, cada uma das tarefas que compõe o todo, status, prazos e responsáveis por cada etapa. “A ideia foi pôr fim à frase eu não sabia, coisa que eu odiava ouvir quando era gestor. O sistema registra quem visualizou cada comunicado. Daí, o nome Sabesim”, diz.

O sistema, atualizado constantemente com novos módulos, registra datas, horários e autores de cada atualização e mensura o tempo gasto em cada trabalho. Além de fornecer relatórios, propicia, com base na observação diária das atividades realizadas, a identificação de comportamentos, o registro de episódios, de faltas a premiações, e garante um feedback preciso, o que favorece o aumento da produtividade.

Controle centralizado

O Sabesim permite que se selecione quem terá acesso a seus diferentes conteúdos. A centralização de todos os dados propicia ao gestor acesso a todas as informações em uma única plataforma. Para um departamento de RH, por exemplo, possibilita que o desempenho de cada colaborador seja acompanhado por períodos determinados, a comparação de performance entre diferentes integrantes da equipe, folha salarial, disponibilização dos regulamentos internos, entre outros.

Se empregado na execução de projeto, é uma forma de eliminar retrabalho, pois todos envolvidos podem saber quais são as etapas, quem são seus responsáveis, qual é o andamento do trabalho e colaborar entre si para que prazos e metas sejam cumpridos e que toda a equipe mantenha o foco”, afirma Baum. “Na gestão, permite que se acompanhe desde o desempenho geral de uma empresa até o de cada departamento ou colaborador”, diz.

Segundo o empreendedor, o Sabesim difere de uma intranet, principalmente, pela possibilidade de ser acessado de qualquer lugar, com todos os documentos nele inseridos. “O sistema reúne as mais modernas ferramentas web 2.0, como wiki, documentos, sistema de mensagens, perfis e muitos outros”, afirma. O sistema possui um buscador inteligente que, além de selecionar os arquivos por nome, os indexa, permitindo que os usuários saibam o nome do arquivo e seu conteúdo, antes de abri-lo ou baixá-lo no seu computador.

Outro diferencial da ferramenta é o calendário de compromissos, que conta com uma interface muito parecida com o Google Calendar, Ical e Windows Live Calendar. “Todo o sistema possui uma composição gráfica que permite uma compreensão intuitiva e imediata, o que acaba também for agilizar a comunicação”, diz.

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