Um relatório nacional sobre desperdício de alimentos em Israel, publicado na segunda-feira, descobriu que 2,6 milhões de toneladas de alimentos – equivalente a cerca de 37% da produção anual – foram desperdiçados em 2021, ao custo de cerca de US$ 6,21 bilhões. Para um país de cerca de 9,5 milhões de habitantes, isso significa que a quantidade desperdiçada poderia ter alimentado cerca de 3,5 milhões de indivíduos por um ano.
Conforme dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a insegurança alimentar moderada e severa é experimentada por, pelo menos, 2 milhões de palestinos. Assim, o que é desperdiçado em Israel possibilitaria acabar com a fome na Palestina.
Enquanto alemães e franceses protestam contra repressão no Irã, e novas sanções são impostas contra os iranianos na esteira das manifestações por direitos das mulheres, a questão palestina segue oculta por um manto de invisibilidade. Palestinos continuam sendo mortos pelas forças israelenses na Cisjordânia ocupada, o que deve se intensificar no novo governo de extrema-direita. Na Europa ou nos EUA, nenhuma sanção ou solução são propostas.
Bola dividida
A negociação dos direitos do campeonato brasileiro de futebol caminha para o VAR. Os 15 clubes que integram a Liga Brasileira de Futebol receberam proposta do fundo Mubadala Capital de R$ 5 bilhões pela compra de 20% do torneio.
Mas os 25 clubes que integram a Liga Forte Futebol (LFF) divulgaram nota em que afirmam que a entidade não recebeu proposta e “não existe qualquer compromisso de exclusividade de negociação com nenhum investidor. Ao contrário, alguns investidores já manifestaram interesse e todas as propostas serão analisadas”.
“A LFF reafirma sua crença de que a distribuição equilibrada das receitas é o ponto de partida para criarmos uma liga forte no Brasil. O maior exemplo de sucesso do mundo é a Premier League, em que a diferença de receita entre o maior e o menor clube é de 1,5x. Não por acaso, a Liga Inglesa é a que gera maiores receitas e terá o maior número de craques na Copa do Mundo do Catar”, destaca a nota da Forte.
A proposta do Mubadala – fundo da ditadura de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – implica receitas bem diferentes entre alguns clubes e outros de menor torcida.
Realidade paralela
Enquanto Zuckemberg sofre com prejuízos para tirar a Meta do papel, no Brasil o Bolsoverso já está em pleno vapor, nos grupos de zap ou na frente dos quartéis.
Rápidas
Ex-Grupo Globo, a advogada Fernanda Meirelles vai compor o novo time de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações do FAS Advogados *** De quinta a sábado, o Kolmena Coworking, em Botafogo, promove a Semana da Mulher Empreendedora. Inscrições pelo Sympla *** Felipe Américo Moraes, autor do livro Bitcoin e Lavagem de Dinheiro, é um dos palestrantes do Crypto House of Commons (CHOC), no São Paulo Expo, 18 e 19 de novembro *** No próximo dia 26, Bruno Brandão, diretor do BNI RJ, ministra um Programa de Sucesso pra Membros (PSM). O PSM funciona como uma integração à cultura BNI.