A Lei do Jair e a Lei do Jones

Nos EUA, cabotagem é para empresas, trabalhadores e estaleiros norte-americanos.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14301/2022, chama de BR do Mar. Como já dito outras vezes nessa coluna, o projeto partiu de premissas equivocadas e adotou medidas meramente ideológicas, acreditando que o livre mercado desenvolverá o setor de cabotagem (navegação entre portos nacionais), ao permitir o serviço a empresas estrangeiras utilizando navios trazidos do exterior.

O que diz o paradigma do mercado livre, Estados Unidos? Lá, eles comemoram os benefícios trazidos pelo Jones Act. A lei, de 1920, que leva o nome do senador republicano Wesley Jones, regula a marinha mercante na terra do Tio Sam. Apenas navios construídos em estaleiros norte-americanos por trabalhadores norte-americanos e de propriedade de empresas norte-americanas podem navegar pelas águas locais. A bandeira tem de ser… norte-americana, assim como toda a tripulação.

O resultado dessa política nacional? 650 mil empregos, 40 mil embarcações feitas nos estaleiros dos EUA e uma economia anual de US$ 154 bilhões (números da American Maritime Partnership). Sem contar a garantia da segurança nacional.

Bolsonaro ainda conseguiu piorar a lei ao vetar o trecho que determinava que a tripulação seria composta por no mínimo 2/3 de brasileiros. Brasil abaixo de tudo.

 

Abre a conta

A fintech Otimiza Bank, criadora do app Drink-ID, trabalha com a meta de obter um faturamento mensal de R$ 300 mil, apenas com essa solução, até o final do primeiro semestre. O aplicativo permite aos frequentadores efetuar um pedido quando entram no bar, sem a necessidade do garçom. Basta indicar a respectiva mesa e efetuar o pedido, reduzindo em até 50% o tempo de espera.

Segundo o CEO da Otimiza, Anderson Belem, este é o primeiro produto B2B2C da fintech. O Drink-ID também é oferecido como uma ferramenta de benefício corporativo e permite que as empresas façam depósitos na conta de seus empregados como forma de incentivo e retenção de talentos.

 

Padre embaixador

Padre Omar, reitor do Cristo Redentor, será um dos novos Embaixadores de Turismo do RJ. A cerimônia virtual será transmitida via YouTube dia 15, às 17h. O evento é uma iniciativa da Fundação Cesgranrio e do Portal Consultoria em Turismo Bayard Boiteux.

 

Nero

O clima no Governo Bolsonaro é de liquidação: destruir tudo o que for possível diante da perspectiva cada vez mais concreta de perder a eleição.

 

Rápidas

No ano em que celebra 40 anos de fundação, o Lecadô vai revisitar as receitas mais famosas de sua história. Começa em janeiro no Festival de Verão, que terá a Torta de Abacaxi com Coco como o grande destaque *** CEO e fundador da LawQuest, José Castellian, será um dos participantes do “Protectionday 2022”, de 24 a 28 de janeiro, sobre a conscientização a respeito da proteção e privacidade de dados pessoais *** Carlos Pires, sócio-líder de Auditoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, foi agraciado com a medalha José Rojo Alonso, da Ordem do Mérito Contábil, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Indústria naval apresenta propostas para eleições 2022

Setor quer deixar para trás maré ruim dos últimos 7 anos

A Rota dos Vinhos do Tejo

Degustação apresenta a riqueza e diversidade da histórica e ainda desconhecida produção.

Fiat lança furgão Scudo com motor turbodiesel ou elétrico

Veículo para a última fase de entrega de produtos.

Últimas Notícias

Ford Brasil: Centro global de exportação de serviços de engenharia

Projetos de ponta voltados ao futuro da mobilidade, como veículos elétricos, autônomos e conectados. 

Senado vai analisar vetos na Lei Aldir Blanc

Existe uma fila de 36 vetos aguardando votação dos senadores e deputados

Caixa: desconto de até 44% para regularizar penhor em atraso

As unidades com serviço de penhor disponível podem ser consultadas no site da Caixa

Índice de Preços ao Produtor (IPP) sobe 1,83% em maio

Das 24 atividades analisadas, 21 tiveram alta de preços

Acqio inclui transações via Pix em suas soluções de pagamento

Em abril os pagamentos feitos via Pix atingiram a marca histórica de 11,5%, no comércio eletrônico