Uma vendedora promove meias por transmissão ao vivo em Zhuji, província de Zhejiang, leste da China, 2 de novembro de 2021. (Xinhua / Xu Yu)
– Com o 13º Dia dos Solteiros na China se aproximando, as pré-vendas de varejo parecem impressionantes.
– O evento anual cresceu rapidamente e se tornou uma grande maratona de compras.
– O festival deixou de ser apenas uma extravagância de consumo, mas também uma plataforma de divulgação para promover o conceito de construir uma vida melhor.
HANGZHOU, 9 Nov (Xinhua) – Com o 13º Dia dos Solteiros da China se aproximando, as pré-vendas de varejo parecem impressionantes, assim como o apoio do evento ao consumo verde e ao desenvolvimento saudável de plataformas de comércios eletrônicos.
O evento anual, que acontece nesta quinta-feira, foi iniciado pela plataforma de e-commerce da Alibaba no dia 11 de novembro de 2009, rapidamente espalhou-se por todo país e tornou-se uma grande maratona de compras. No entanto, o evento agora representa alguns significados adicionais, graças à crescente consciência das empresas sobre a responsabilidade social e as políticas regulatórias do país.
Também conhecido como “Double Eleven”, o festival não é mais simplesmente um capricho de consumo, mas também uma plataforma para promover o conceito de construir uma vida melhor, de acordo com Chris Tung, diretor de marketing do Alibaba Group.
“Aqui queremos transmitir ideias. O que é uma boa vida e que tipo de ações merecem aspirações comuns. Além de benefícios, de comodidade e de qualidade, esperamos também ter um pensamento de longo prazo mais alinhado com as necessidades de desenvolvimento social e assumir mais responsabilidades corporativas “, disse Tung.
Consumo mais verde
Este ano marca o maior festival de compras do Dia dos Solteiros em Tmall, com um recorde de 290.000 marcas participantes e mais de 14 milhões de variedades de produtos com descontos, de acordo com a empresa. No entanto, em vez de simplesmente atrair os consumidores para esvaziar as prateleiras, a empresa começou a incentivá-los a fazer compras “mais verdes”.
À 1:00 da manhã de 1º de novembro, uma hora depois de iniciar o primeiro período de desconto de três dias na Tmall, mais de 25.000 vasos sanitários que economizavam água foram retirados.
“Se cada banheiro for usado cinco vezes por dia em média, então 225 toneladas de água podem ser economizadas em um dia”, disse a empresa.
A Tmall planeja emitir 100 milhões de yuans (cerca de 17,2 milhões de dólares) em “vouchers verdes” este ano, incentivando os consumidores a comprar eletrodomésticos e produtos com eficiência energética comprovada e com certificados “verdes”, sendo parte dos esforços para alcançar as metas de redução de carbono do país .
Além disso, 60.000 estações de correio sob o braço de logística da Alibaba, a Cainiao Network, prepararam 7,5 milhões de ovos de galinha como recompensa para os consumidores que reciclam as caixas usadas como embalagem.
“Reciclei 11 caixas de embalagem durante a maratona de compras do Dia dos Solteiros deste ano, e a recompensa me faz sentir encorajado e orgulhoso por poder dar minha própria contribuição para economizar energia”, disse um residente em Hangzhou, capital da província de Zhejiang.
A gigante do comércio eletrônico JD.com também aderiu à campanha de “baixo carbono”, desenvolvendo embalagens recicláveis, implantando vans de carga de nova energia e adotando a geração de energia fotovoltaica em depósitos.
“As plataformas de comércio eletrônico têm uma vantagem natural na promoção do consumo verde e podem ajudar a estabelecer uma cadeia de suprimentos totalmente verde”, disse Jin Min, professor da Universidade Renmin da China, acrescentando que a folia de compras da “Double Eleven” pode ajudar a alavancar o enorme mercado consumidor verde.
ECONOMIA ONLINE MAIS SEGURA
Nos últimos 12 anos, foram-se inúmeros novos recordes de compras online durante o período de “Double Eleven”. No entanto, muita atenção também tem sido dada aos vendedores que infringem os direitos do consumidor, com os consumidores exigindo uma supervisão mais rigorosa do setor.
No dia 6 de novembro, a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado do país divulgou uma diretriz sobre a regulamentação das atividades de marketing das plataformas de comércio eletrônico, penalizando as violações relacionadas à maratona de compras do Dia dos Solteiros.
Atitudes enganosas, como fazer falsas promessas de descontos, exagerar na eficácia dos produtos, manipular números de vendas e comentários, bem como vender produtos falsificados, são estritamente proibidas, de acordo com a diretriz.
“A diretriz garantirá que as plataformas de comércio eletrônico e os comerciantes tenham certeza sobre onde estão as linhas vermelhas pelas quais não se podem cruzar, para que o mercado consumidor possa funcionar sem grandes problemas”, disse Liu Fujun, gerente geral de uma empresa de tecnologia de rede, sediada em Pequim, que tem analisado big data em “Double Eleven”.
Em resposta, a plataforma online de varejo chinesa Suning lançou uma promoção de vendas de “preço fixo” no município de Chongqing, sudoeste da China. Em 11 de novembro, as mercadorias no ponto de venda designado estarão em liquidação, sem regras complicadas, como pré-vendas ou itens complementares.
De acordo com Hu Qimu, pesquisador-chefe do Instituto de Economia Digital Tianyi, uma supervisão mais rígida não vai prejudicar o dinamismo do mercado consumidor, mas vai contribuir para o desenvolvimento saudável do setor, para que a sociedade possa aproveitar melhor os dividendos que gera.
Dados oficiais mostram que as vendas no varejo de bens de consumo, uma parte fundamental da circulação econômica interna, aumentaram 16,4% nos primeiros três trimestres deste ano, com as vendas no varejo online crescendo 18,5%.
Espera-se que a maratona de compras do Dia dos Solteiros deste ano revigore o mercado consumidor, proporcionando uma atualização do consumo, disse Li Zhengbo, um especialista do Centro de Comércio Eletrônico Internacional da China, unidade subordinada ao Ministério do Comércio. Fim
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