A maior folia de compras online da China fica mais verde

Com o 13º Dia dos Solteiros da China se aproximando, as pré-vendas de varejo estão impressionantes, assim como o apoio ao consumo verde e ao desenvolvimento saudável de plataformas de comércios eletrônicos.

Uma vendedora promove meias por transmissão ao vivo em Zhuji, província de Zhejiang, leste da China, 2 de novembro de 2021. (Xinhua / Xu Yu)

Xinhua - Silk Road

 

– Com o 13º Dia dos Solteiros na China se aproximando, as pré-vendas de varejo parecem impressionantes.

– O evento anual cresceu rapidamente e se tornou uma grande maratona de compras.

– O festival deixou de ser apenas uma extravagância de consumo, mas também uma plataforma de divulgação para promover o conceito de construir uma vida melhor.

HANGZHOU, 9 Nov (Xinhua) – Com o 13º Dia dos Solteiros da China se aproximando, as pré-vendas de varejo parecem impressionantes, assim como o apoio do evento ao consumo verde e ao desenvolvimento saudável de plataformas de comércios eletrônicos.

O evento anual, que acontece nesta quinta-feira, foi iniciado pela plataforma de e-commerce da Alibaba no dia 11 de novembro de 2009, rapidamente espalhou-se por todo país e tornou-se uma grande maratona de compras. No entanto, o evento agora representa alguns significados adicionais, graças à crescente consciência das empresas sobre a responsabilidade social e as políticas regulatórias do país.

Também conhecido como “Double Eleven”, o festival não é mais simplesmente um capricho de consumo, mas também uma plataforma para promover o conceito de construir uma vida melhor, de acordo com Chris Tung, diretor de marketing do Alibaba Group.

Um sistema de classificação inteligente separa os pacotes em um centro de distribuição da SF Express em Qingdao, província de Shandong, leste da China, 7 de novembro de 2021. (Foto de Liang Xiaopeng / Xinhua)

“Aqui queremos transmitir ideias. O que é uma boa vida e que tipo de ações merecem aspirações comuns. Além de benefícios, de comodidade e de qualidade, esperamos também ter um pensamento de longo prazo mais alinhado com as necessidades de desenvolvimento social e assumir mais responsabilidades corporativas “, disse Tung.

Consumo mais verde

Este ano marca o maior festival de compras do Dia dos Solteiros em Tmall, com um recorde de 290.000 marcas participantes e mais de 14 milhões de variedades de produtos com descontos, de acordo com a empresa. No entanto, em vez de simplesmente atrair os consumidores para esvaziar as prateleiras, a empresa começou a incentivá-los a fazer compras “mais verdes”.

À 1:00 da manhã de 1º de novembro, uma hora depois de iniciar o primeiro período de desconto de três dias na Tmall, mais de 25.000 vasos sanitários que economizavam água foram retirados.

“Se cada banheiro for usado cinco vezes por dia em média, então 225 toneladas de água podem ser economizadas em um dia”, disse a empresa.

A Tmall planeja emitir 100 milhões de yuans (cerca de 17,2 milhões de dólares) em “vouchers verdes” este ano, incentivando os consumidores a comprar eletrodomésticos e produtos com eficiência energética comprovada e com certificados “verdes”, sendo parte dos esforços para alcançar as metas de redução de carbono do país .

Além disso, 60.000 estações de correio sob o braço de logística da Alibaba, a Cainiao Network, prepararam 7,5 milhões de ovos de galinha como recompensa para os consumidores que reciclam as caixas usadas como embalagem.

Foto tirada em 28 de maio de 2019 mostra uma caixa de papel que pode ser reciclada para embalagem exibida durante o Global Smart Logistics Summit 2019 em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, leste da China. (Xinhua / Huang Zongzhi)

“Reciclei 11 caixas de embalagem durante a maratona de compras do Dia dos Solteiros deste ano, e a recompensa me faz sentir encorajado e orgulhoso por poder dar minha própria contribuição para economizar energia”, disse um residente em Hangzhou, capital da província de Zhejiang.

A gigante do comércio eletrônico JD.com também aderiu à campanha de “baixo carbono”, desenvolvendo embalagens recicláveis, implantando vans de carga de nova energia e adotando a geração de energia fotovoltaica em depósitos.

“As plataformas de comércio eletrônico têm uma vantagem natural na promoção do consumo verde e podem ajudar a estabelecer uma cadeia de suprimentos totalmente verde”, disse Jin Min, professor da Universidade Renmin da China, acrescentando que a folia de compras da “Double Eleven” pode ajudar a alavancar o enorme mercado consumidor verde.

ECONOMIA ONLINE MAIS SEGURA

Nos últimos 12 anos, foram-se inúmeros novos recordes de compras online durante o período de “Double Eleven”. No entanto, muita atenção também tem sido dada aos vendedores que infringem os direitos do consumidor, com os consumidores exigindo uma supervisão mais rigorosa do setor.

No dia 6 de novembro, a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado do país divulgou uma diretriz sobre a regulamentação das atividades de marketing das plataformas de comércio eletrônico, penalizando as violações relacionadas à maratona de compras do Dia dos Solteiros.

Atitudes enganosas, como fazer falsas promessas de descontos, exagerar na eficácia dos produtos, manipular números de vendas e comentários, bem como vender produtos falsificados, são estritamente proibidas, de acordo com a diretriz.

“A diretriz garantirá que as plataformas de comércio eletrônico e os comerciantes tenham certeza sobre onde estão as linhas vermelhas pelas quais não se podem cruzar, para que o mercado consumidor possa funcionar sem grandes problemas”, disse Liu Fujun, gerente geral de uma empresa de tecnologia de rede, sediada em Pequim, que tem analisado big data em “Double Eleven”.

Em resposta, a plataforma online de varejo chinesa Suning lançou uma promoção de vendas de “preço fixo” no município de Chongqing, sudoeste da China. Em 11 de novembro, as mercadorias no ponto de venda designado estarão em liquidação, sem regras complicadas, como pré-vendas ou itens complementares.

Foto aérea tirada no dia 2 de novembro de 2021 mostra veículos de entrega expressa não tripulados funcionando no campus da Universidade do Sul da China em Hengyang, província de Hunan, no centro da China. (Foto de Cao Zhengping / Xinhua)

De acordo com Hu Qimu, pesquisador-chefe do Instituto de Economia Digital Tianyi, uma supervisão mais rígida não vai prejudicar o dinamismo do mercado consumidor, mas vai contribuir para o desenvolvimento saudável do setor, para que a sociedade possa aproveitar melhor os dividendos que gera.

Dados oficiais mostram que as vendas no varejo de bens de consumo, uma parte fundamental da circulação econômica interna, aumentaram 16,4% nos primeiros três trimestres deste ano, com as vendas no varejo online crescendo 18,5%.

Espera-se que a maratona de compras do Dia dos Solteiros deste ano revigore o mercado consumidor, proporcionando uma atualização do consumo, disse Li Zhengbo, um especialista do Centro de Comércio Eletrônico Internacional da China, unidade subordinada ao Ministério do Comércio. Fim

Leia também:

Standard Bank ajuda a impulsionar o comércio China-África na CIIE

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

China toma medida para lidar com a inadimplência da Evergrande

Um passo crucial foi dado para abordar a recente inadimplência da incorporadora imobiliária China Evergrande Group, depois que o governo provincial de Guangdong realizou uma conversa regulatória com seu presidente e concordou em enviar um grupo de trabalho à empresa.

Indústria florestal floresce em Baise de Guangxi excedendo 15 bi yuans

A cidade de Baise, localizada na Região Autônoma Zhuang de Guangxi no sul da China, testemunhou a prosperidade da indústria florestal da cidade desde quando foi aprovada pelo Conselho do Estado para estabelecer uma zona piloto de desenvolvimento crítico e abertura em 2020, resultando em uma produção anual de mais de 15 bilhões de yuans no setor.

Cooperação China-Cingapura cria palcos para talentosos na China

Graças ao aprofundamento da cooperação entre China e Cingapura ao longo dos anos, a metrópole de Chongqing no sudoeste da China atraiu cada vez mais talentosos interdisciplinares a trabalharem juntos por um futuro melhor para os dois países.

Últimas Notícias

Lendas das small caps – market timing, recuperação e liquidez

O Monitor Mercantil publica a segunda parte do trabalho, iniciado no dia 18 de novembro, feito pela Trígono Capital sobre as sete lendas das...

Pesquisa mostra saúde financeira dos brasileiros

O brasileiro está “mais apertado” por conta da pandemia de Covid-19, com 6 em cada 10 pessoas reduzindo gastos neste período. E mais: 66%...

Recorde de retiradas líquidas da poupança: R$ 12,37 bi

O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira, que as retiradas da caderneta de poupança superaram os depósitos em R$ 12,377 bilhões, em novembro. Essa...

Petrobras poderá se tornar uma empresa suja

A Petrobras anunciou no último dia 24 de novembro seu plano estratégico 2022-2026, com investimentos previstos de US$ 68 bilhões nos próximos 5 anos....

Empresas abertas na pandemia são 452% mais vulneráveis a fraudes

Com a chegada da pandemia e o aumento do desemprego, muitos brasileiros viram no empreendedorismo a oportunidade de conseguir uma renda mensal. A criação...