A miséria alemã

 

Ano passado, cerca de 320 mil famílias alemãs tinham pelo menos um membro que dependia de assistência social apesar de ter rendimento bruto de pelo menos 800 euros. O número cresceu em 20 mil famílias em relação ao ano anterior, segundo dados da Agência Federal de Emprego da Alemanha citados pelo jornal germânico Sueddeutsche Zeitung. A exposição dessa face, em geral, oculta das consequências na Alemanha da agudização da crise na Europa deve impactar o debate eleitoral sobre a adoção de um salário mínimo no país, que, apesar de ter o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, recusa esse benefício a seus cidadãos.
 
Ordem na rede
A partir desta terça-feira lojas virtuais são obrigadas a fornecer nome e número do CNPJ, endereço físico e eletrônico, contrato de compra, informar todos os detalhes essenciais sobre o produto (incluindo riscos à saúde e à segurança), além de oferecer um canal de atendimento válido para o consumidor. É o que determina o Decreto Federal 7.962/13. “Lojas que não se adaptarem serão naturalmente excluídas do mercado”, afirma Pedro Eugenio, presidente do site Busca Descontos.
 
Doação
Quem quiser contribuir com agasalhos, dos tamanhos de dois a 17 anos, pode procurar o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ), que está realizando a campanha para a Associação Semente da Vida (Asvi). Os interessados devem entregar a doação até o dia 29 de maio na sede do Sescon-RJ (Av. Passos, 120, 6º andar. Mais informações pelo telefone (21) 2216-5365.
 
Acelerando
No primeiro trimestre, o Brasil se manteve na quinta posição em venda de automóveis no mundo, após uma alta de 1,9% na comparação com o mesmo período de 2012. A Índia ficou logo à frente, apesar da queda de 8,3%. Em terceiro ficou o Japão (queda de 9,6%) e em segundo os Estados Unidos (alta de 6,4%). Na primeira posição, segundo a empresa de informações automotivas Jato Dynamics, ficou a China, com crescimento impressionante até mesmo para padrões chineses: 19,3%.
O número chinês traz à mente preocupação antiga, ainda que não embasada cientificamente: se o país atingir a mesma proporção de automóveis por habitante que há nos EUA, o ar mundial ficará irrespirável. Um novo caminho, que não passe pelo transporte individual – independente se com motor a explosão ou elétrico – é necessário.
 
Mantidos
Antenor Barros Leal foi reeleito, para mais dois anos de mandato à frente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Também foram reconduzidos o presidente, vice-presidente e diretor-secretário do Conselho Superior da Casa, respectivamente, Humberto Mota, general Rubens Bayma Denys e Juarez Machado Garcia. As festividades da posse acontecem em dia 15 de julho, junto com as comemorações pelos 204 anos da ACRJ e pelo bicentenário de seu patrono, o Visconde de Mauá.
 
Fórmula
A inauguração do Cinema Nova Brasília, em Bonsucesso, na Zona do Rio, produziu caso exemplar de combate à pirataria. Com ingresso a R$ 4, produziu o esfarelamento da venda de filmes piratas na região. Os que se dedicavam a essa prática migraram para novos empreendimentos, como a venda de lanche em volta do cinema. O exemplo foi dado pelo secretário municipal de Cultura do Rio, Sérgio Sá Leitão, durante debate em que foi questionado se a principal causa da falsificação de carteira de estudantes não está no salgado preço dos ingressos.
 
Chapeuzinho
“O ministro Lobão pensa que o povo brasileiro é o Chapeuzinho Vermelho.” A ironia é do ex-presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet) Ricardo Maranhão ao comentar declaração do ministro de Minas e Energia, Edilson Lobão, de que a Petrobras não ultrapassaria sua participação mínima, de 30%, na rodada de leilões que a Agência Nacional de Petróleo (ANP), realizará em novembro, desta vez com petróleo do pré-sal.
 
Artigo anteriorIbovespa aponta -1,34%
Próximo artigoPaís menor
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Metroviários de SP param por vacinas e lockdown

Greve de 24 horas pede medidas de prevenção contra Covid para trabalhadores do transporte público.

‘Eu quero uma casa no campo…’

Êxodo urbano: mais de 1,3 milhão de famílias brasileiras pretendem migrar para áreas rurais.

Direita vence no Equador

Banqueiro Guillermo Lasso vence socialista Andrés Arauz no segundo turno da eleição.

Mercados internacionais abrem com cautela

Enquanto isso acontece lá fora, aqui Ibovespa ensaia leve alta.

Semana começando sob tensão

Desde a semana passada, segue a novela do Orçamento.