A miséria alemã

 

Ano passado, cerca de 320 mil famílias alemãs tinham pelo menos um membro que dependia de assistência social apesar de ter rendimento bruto de pelo menos 800 euros. O número cresceu em 20 mil famílias em relação ao ano anterior, segundo dados da Agência Federal de Emprego da Alemanha citados pelo jornal germânico Sueddeutsche Zeitung. A exposição dessa face, em geral, oculta das consequências na Alemanha da agudização da crise na Europa deve impactar o debate eleitoral sobre a adoção de um salário mínimo no país, que, apesar de ter o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, recusa esse benefício a seus cidadãos.
 
Ordem na rede
A partir desta terça-feira lojas virtuais são obrigadas a fornecer nome e número do CNPJ, endereço físico e eletrônico, contrato de compra, informar todos os detalhes essenciais sobre o produto (incluindo riscos à saúde e à segurança), além de oferecer um canal de atendimento válido para o consumidor. É o que determina o Decreto Federal 7.962/13. “Lojas que não se adaptarem serão naturalmente excluídas do mercado”, afirma Pedro Eugenio, presidente do site Busca Descontos.
 
Doação
Quem quiser contribuir com agasalhos, dos tamanhos de dois a 17 anos, pode procurar o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RJ), que está realizando a campanha para a Associação Semente da Vida (Asvi). Os interessados devem entregar a doação até o dia 29 de maio na sede do Sescon-RJ (Av. Passos, 120, 6º andar. Mais informações pelo telefone (21) 2216-5365.
 
Acelerando
No primeiro trimestre, o Brasil se manteve na quinta posição em venda de automóveis no mundo, após uma alta de 1,9% na comparação com o mesmo período de 2012. A Índia ficou logo à frente, apesar da queda de 8,3%. Em terceiro ficou o Japão (queda de 9,6%) e em segundo os Estados Unidos (alta de 6,4%). Na primeira posição, segundo a empresa de informações automotivas Jato Dynamics, ficou a China, com crescimento impressionante até mesmo para padrões chineses: 19,3%.
O número chinês traz à mente preocupação antiga, ainda que não embasada cientificamente: se o país atingir a mesma proporção de automóveis por habitante que há nos EUA, o ar mundial ficará irrespirável. Um novo caminho, que não passe pelo transporte individual – independente se com motor a explosão ou elétrico – é necessário.
 
Mantidos
Antenor Barros Leal foi reeleito, para mais dois anos de mandato à frente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Também foram reconduzidos o presidente, vice-presidente e diretor-secretário do Conselho Superior da Casa, respectivamente, Humberto Mota, general Rubens Bayma Denys e Juarez Machado Garcia. As festividades da posse acontecem em dia 15 de julho, junto com as comemorações pelos 204 anos da ACRJ e pelo bicentenário de seu patrono, o Visconde de Mauá.
 
Fórmula
A inauguração do Cinema Nova Brasília, em Bonsucesso, na Zona do Rio, produziu caso exemplar de combate à pirataria. Com ingresso a R$ 4, produziu o esfarelamento da venda de filmes piratas na região. Os que se dedicavam a essa prática migraram para novos empreendimentos, como a venda de lanche em volta do cinema. O exemplo foi dado pelo secretário municipal de Cultura do Rio, Sérgio Sá Leitão, durante debate em que foi questionado se a principal causa da falsificação de carteira de estudantes não está no salgado preço dos ingressos.
 
Chapeuzinho
“O ministro Lobão pensa que o povo brasileiro é o Chapeuzinho Vermelho.” A ironia é do ex-presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet) Ricardo Maranhão ao comentar declaração do ministro de Minas e Energia, Edilson Lobão, de que a Petrobras não ultrapassaria sua participação mínima, de 30%, na rodada de leilões que a Agência Nacional de Petróleo (ANP), realizará em novembro, desta vez com petróleo do pré-sal.
 
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorIbovespa aponta -1,34%
Próximo artigoPaís menor

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...