A pior ditadura, já dizia Rui Barbosa

Contrariado com o que possa acontecer no julgamento da prisão em segunda instância no Supremo, o juiz Sergio Moro deu uma aula de sua...

Contrariado com o que possa acontecer no julgamento da prisão em segunda instância no Supremo, o juiz Sergio Moro deu uma aula de sua visão muito própria da corte superior e da legislação. Ele defende que, caso o STF respeite a Constituição e impeça a prisão antes de julgados todos os recursos permitidos, o congresso vote uma emenda à Carta Magna restringindo o direito.

Como mostrou, neste MM, Pedro Vitor Melo Costa, professor de Direito da Universidade Mackenzie Campinas, a garantia da liberdade é direito fundamental, portanto cláusula pétrea – que não pode ser abolida da atual Constituição – só com outra Constituinte, aquela eleita pelo povo brasileiro, e não algo tramado nas entranhas do único Poder que não depende de voto no Brasil.

Marcelo Gurjão Silveira Aith, especialista em Direito Público e Criminal, é incisivo: “Até o aluno do primeiro semestre da faculdade de Direito sabe que uma cláusula pétrea da Constituição Federal não pode ser alterada por emenda constitucional.”

Complementa Aith: “Será que Sua Excelência desconhecia a vedação ou quis incutir na mente de seus seguidores que para a manutenção da prisão com a decisão em segunda instância depende dos congressistas?” O advogado finaliza com frase de Rui Barbosa: “A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer”.

 

Chegada

Ao chegar à entrevista em um programa da TV Cultura que insiste em se chamar Roda Viva (para desespero de quem batalhou no combativo e jornalístico programa original), o juiz Sergio Moro, para evitar manifestações que ocorriam na porta da emissora, foi conduzido pela Polícia Federal pela rua Carlos Spera, nos fundos da TV.

O local é ponto de prostituição masculina.

 

Esporte responsável

A criação da Fundação Fifa é fruto de uma das recomendações da dissertação de mestrado do professor Pedro Trengrouse, coordenador acadêmico do Curso FGV/Fifa/Cies de Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes.

Essa é a segunda sugestão implementada pela Fifa a partir da tese sobre responsabilidade social no esporte, concluída em 2004. A primeira foi a criação do departamento de responsabilidade social. A dissertação mereceu reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) como documento de referência mundial na área.

 

Espetáculo

Amigo da coluna que está em Nova York ficou surpreso com a Quinta avenida e demais ruas (42 até 59) que a cortam no trecho entre a Trump Tower até a catedral de Saint Patrick, completamente fechadas para o tráfego, com bloqueios de segurança, contra atentados, feitos por caminhões de 40 toneladas preenchidos de areia na caçamba.

Motivo: missa de corpo presente na catedral, rezada pelo cardeal com a presença de toda a tropa, pelo bombeiro Michael Davidson, 37 anos, que morreu na segunda-feira, por inalação de fumaça, no combate ao fogo em um apartamento no Harlen.

 

Rápidas

O Paraty Convention & Visitors Bureau participa, nesta quarta-feira, do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo da Costa Verde, em Angra dos Reis *** O Núcleo de Varejo, Retail Lab ESPM, apresentará as tendências do setor em seminário nesta quarta-feira, das 8h30 às 12h30. Mais informações em www2.espm.br/eventos/varejo-em-transformacao-em-busca-da-experiencia-perfeita *** “Tributação e competitividade” é o tema da palestra que a Comissão Especial de Estudos em Direito e Economia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, realiza 3 de abril, na sede (Praça da Sé, 385), a partir das 9h30. Inscrições: www.oabsp.org.br *** O Espaço Cultural Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo) realiza de 30 de março a 14 de abril a exposição Quatro Cidades Apaixonantes, reunindo 32 imagens da fotógrafa Andreia Tarelow que registram o cotidiano das cidades de Nova York, Florença, Paris e São Paulo *** Nesta quinta-feira, o Pátio Alcântara realizará a ação Mulheres em Movimento com aula de zumba, a partir das 19h. E no Shopping Jardim Guadalupe, a partir das 19h, haverá show do cantor Renato Biguli, do Monobloco *** A Cargill está com mais de 100 vagas abertas para o Programa de Estágio 2018. Até 25 de abril no site http://novostalentoscargill.com.br/cargillnovostalentos/ *** A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) realiza dia 13, às 9h, o I Encontro de Direito Aeronáutico. Inscrições: www.aasp.org.br/eventos/

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Funcionalismo público: críticas e realidade da categoria

Por Relly Amaral Ribeiro.

Scheer Churrasqueiras dobra vendas na pandemia

Empresa lançou 25 itens em sua linha residencial.

RJ terá receita extra de R$ 100 bilhões

Uma receita extra de R$ 100 bilhões nos próximos dez anos é o que prevê o governo do Estado do Rio de Janeiro com...

Forte recuperação do seguro Viagem

O seguro Viagem continua a mostrar recuperação depois de um forte período de quedas devido à pandemia da Covid-19 e às restrições impostas como...

CNseg aponta vetores de impacto da economia nos próximos meses

Os vetores prós e contra o crescimento do PIB do país em 2021 e em 2022 são relacionados na nova edição (nº 56)...