O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o direito de resposta solicitado pela Petrobras, no horário gratuito eleitoral do PT. O pedido fora feito em razão de críticas do candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, pela contratação de estaleiros estrangeiros para a construção de plataformas de petróleo no país. O ministro do TSE Caputo Bastos julgou o recurso da estatal.
Tem, mas acabou
Segundo estimativas do varejo e da indústria, de cada 100 itens comercializados nos supermercados, pelo menos 15 não se encontram disponíveis nas gôndolas para o consumidor em algum momento. Esse número pode ser ainda maior, dependendo do segmento (supermercados, farmácias, material de construção). Além de prejuízos diretos, a empresa perde ao deixar de atender as expectativas do seu cliente: o consumidor pode decidir passar a fazer compras em outra loja. A solução para a falta de produtos nas gôndolas envolve planejamento de vendas, assim como melhoria na gestão dos estoques Mais de 300 das maiores empresas americanas, incluindo Procter&Gamble, Unilever e Nabisco, adotaram o sistema CPFR e registraram aumento entre 10% e 100% nas vendas, redução da falta de produtos entre 25% e 50% e dos índices de devolução de mercadorias pelos consumidores de 5% a 20%. O conceito será apresentado em seminário promovido pela Associação ECR Brasil nos dias 27 e 28 próximos, com um dos criadores do CPFR, o norte-americano Joe Andraski.
Pato manco
É comovente o esforço de FH – que vê seu candidato à sucessão rumar para os últimos postos nas pesquisas eleitorais – de se manter na mídia, com alguma colaboração da imprensa amiga.
Reforma agrária
Nem todos os pefelistas se bandearam para a campanha de Ciro Gomes. Ronaldo Caiado (PFL-GO), por exemplo, está firme ao lado de José Serra. Sim, ele mesmo, Caiado, ex-presidente da ultraconservadora UDR.
Dano moral
Nos dias 16 e 17 de setembro, jornalistas e juristas vão se reunir no Rio de Janeiro para discutir, entre outros assuntos, o dano moral, o acesso à informação e a censura. O evento, intitulado “Justiça, Imprensa e Democracia”, será gratuito e aberto ao público, e foi organizado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio (Amaerj), Escola da Magistratura (Emerj) e pelo Tribunal de Justiça, com o apoio institucional da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Dentre os palestrantes que já confirmaram presença estão o jurista Sérgio Bermudes, o juiz Luis Gustavo Grandinetti Castanho, o sociólogo Luiz Werneck Vianna e a jornalista Ana Arruda Callado. Informações pelos telefones (21) 2588-3369 ou (21) 2588-3380.
É isso aí
A Coca-Cola entrou na campanha eleitoral do Rio de Janeiro sem saber. Um candidato a deputado estadual escreveu nos seus cartazes seu nome e sobrenome – que também começam com a letra C – de uma forma semelhante ao símbolo do famoso refrigerante da multinacional.
Salvo pela chuva
Choveu na horta do chanceler alemão, o social-democrata Gerhard Schröder. Seu empenho na administração dos problemas causados pelas chuvas que assolam o país – uma das maiores catástrofes naturais da história do país – tem sido bem-vista pelo eleitorado. De acordo com quatro institutos de pesquisas, a vantagem de seu principal oponente na disputa pela Chancelaria, o conservador Edmund Stoiber, mostrou tendência de queda – chegando a apenas um ponto percentual em uma das sondagens divulgadas. A economia é o ponto fraco de Schröder. Em 1998, ele declarou que “não mereceria ser reeleito em 2002” se o número de desempregados não estivesse em 3,5 milhões. Segundo estatísticas recentes, há mais de 4 milhões de desempregados no país, cerca de 10% de sua mão-de-obra ativa.