A plataforma mBridge, nova ameaça ao dólar

Reação de Trump a alternativas ao dólar mostra que EUA jogarão pesado, como já estão fazendo com a mBridge, do BIS

222
mBridge, sistema de pagamentos internacionais por CBDCs do BIS
mBridge (reprodução YouTube BIS)

A ameaça de Donald Trump de impor tarifas de 100% aos países do Brics se prosseguirem na desdolarização mostram que o Império está preocupado, e muito, com o assunto e jogará pesado, e muito, para deter o avanço. A possibilidade de uma alternativa ao dólar e ao sistema financeiro global sob domínio dos EUA ocupa alguns interessantes textos recentemente publicados. Alex Lo, colunista do South China Morning Post, comentou sobre a plataforma piloto global de pagamentos patrocinada pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), chamada mBridge. Para o articulista, Washington quer acabar com o sistema que pode ignorar o dólar e os bancos.

A mBridge permitiria a qualquer país negociar entre si usando CBDCs (as moedas digitais de bancos centrais). “Qualquer país que tenha desenvolvido seu próprio CBDC poderia, em princípio, se juntar a ele. Na verdade, eles não precisarão usar o dólar para fazer transações entre si e, portanto, podem ignorar os bancos americanos”, analisa Lo.

A mBridge é parcialmente baseada em tecnologias de blockchain já desenvolvidas e em uso na China. “É notável que o BIS tenha concordado com tal experimento em primeiro lugar”, aponta o colunista, sem avançar no porquê.

Mas a oposição dos EUA é clara. O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Vedant Patel, foi explícito. “O desenvolvimento de uma alternativa ao sistema Swift e o enfraquecimento do papel do dólar ameaçam a democracia.” E acrescentou Patel: “As normas e valores internacionais que sustentam a ordem democrática serão enfraquecidos, criando mais espaço para ações antidemocráticas por autocracias. Os Estados Unidos não podem deixar isso acontecer.” Como se os EUA, com Trump ou não, fossem uma democracia…

Espaço Publicitáriocnseg

Para Alex Lo, o gênio já saiu da garrafa. “Algo como o mBridge é difícil de matar. Embora membros participantes como China continental, Hong Kong, Tailândia e Emirados Árabes Unidos possam não expandir facilmente a pegada da plataforma sem a cooperação do BIS, eles podem usá-la entre si e com outros países amigáveis e com capacidade de CBDC. Um sistema semelhante ao mBridge é inevitável quanto mais os EUA abusam do sistema financeiro global para seus próprios fins”, conclui no artigo.

Continuaremos no assunto da desdolarização esta semana.

Rápidas

Nesta quinta, às 19h, Mario Avelino, especialista em emprego doméstico, realizará live no canal do YouTube da Doméstica Legal sobre o pagamento do 13º e todos os cuidados que devem ser tomados para o cálculo correto *** O Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) recebe a exposição De Resíduos Metálicos a Significativas Esculturas, do artista Fábio Júnior Dias Vieira, a partir desta quarta, no Espaço Cultural Professor José Joaquim Boarin, em Higienópolis *** Neste sábado, o Sesc leva ao Retiro dos Artistas uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem *** Neste domingo, acontecerá no Clube Hebraica (Laranjeiras, RJ), a 26º Feira do Vinil do Rio, das 11h às 19h *** A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) promove a última edição do Curso Flebolearning, gratuito, em Belo Horizonte, neste sábado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui