“A prática da inclusão ajudará os adolescentes a se tornarem profissionais

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capazes
de interagir com a diversidade humana, tornando as empresas mais criativas.
Eles terão percebido que todas as pessoas,
incluindo aquelas com qualquer tipo de deficiência,
possuem uma forma única de contribuir com seu talento para o bem comum.”
(Claudia Werneck, jornalista, diretora-executiva da ONG Escola de Gente)

O jovem brasileiro pensa no jovem portador de algum tipo de deficiência? Muito pouco é a resposta. O motivo é a falta de convivência, principalmente na escola. Esta conclusão faz parte do projeto “Quem cabe no seu TODOS?”

– O projeto começou a ser desenvolvido em agosto de 2001 pela ONG Escola de Gente e tem como parceiros a ONG Save the Children, a Fundação Banco do Brasil e a WVA Editora. Na semana passada, o “Quem cabe no seu TODOS?” esteve em Curitiba (PR), atuando em parceria com a ONG Ciranda – Central de Notícias. Esta foi a última etapa de oficinas do projeto que percorrera oito unidades da federação: Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

– Em 75 oficinas realizadas, constatou-se que, de mais de 1 mil adolescentes capacitados no conceito de inclusão, cerca de 80% deles nunca tinham convivido com portadores de deficiência. Os resultados serão divulgados em livro.

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– O objetivo do projeto “Quem cabe no seu TODOS?” é capacitar adolescentes e jovens brasileiros para se tornarem multiplicadores do conceito e da prática de sociedade inclusiva, a sociedade para todos. O projeto é itinerante e tem como principal estratégia de ação a realização de oficinas em diversas regiões do Brasil, em parceria com ONGs de jornalistas que desenvolvem programas de educação de jovens.

– O projeto procura inovar na medida em que atua combinando os jovens portadores de deficiência e os não-portadores, praticando o que deseja enaltecer. Nas oficinas, os adolescentes têm a oportunidade de refletir sobre o conceito de inclusão, aprendendo a utilizá-lo em suas atividades rotineiras. Um total de 15% desses adolescentes é portador de algum tipo de deficiência. Nas dinâmicas, todos são estimulados a participar de jogos e situações onde se valoriza a diversidade do grupo.

– O projeto atua em um momento crítico da vida dos jovens, antes da chegada ao mercado de trabalho. O conceito de sociedade inclusiva vai além das reservas de mercado que têm o objetivo de garantir a presença de minorias em empresas, universidades ou representações políticas. Segundo Cláudia Werneck, a inclusão propõe uma nova ética que deverá permear todas as relações entre seres humanos.

DIGNO DE NOTA
No dia 6 de agosto passado, a Valesul Alumínio S/A promoveu o seu I Café da Manhã com a Comunidade, no auditório da empresa. O objetivo principal do evento foi estreitar os laços da empresa com a comunidade, recebendo lideranças de 18 entidades, entre associações de moradores, ONGs e outras, que realizam trabalhos sociais no entorno da empresa.
O encontro criou um momento de integração entre esses grupos, promovendo a troca de experiências entre suas lideranças e abrindo a possibilidade de realização de inúmeros trabalhos em parceria.
Na ocasião, a Valesul lançou sua Política de Responsabilidade Social e de Doações, destacando a transparência na gestão de seus trabalhos comunitários, e as entidades convidadas apresentaram seus projetos e área de atuação, bem como os resultados da aplicação dos mesmos na comunidade. Foram apontadas as principais carências da população local e a empresa comprometeu-se a realizar o mapeamento das comunidades a fim de definir as prioridades de seu programa da responsabilidade social.
Houve ainda um momento para expressão de movimentos culturais como o grupo de dançarinos de hip hop da ONG Centro de Apoio ao Movimento Popular da Zona Oeste (Campo) e a performance das crianças da Associação de Moradores União das Bases de Urucânia e Adjacências (Amubua). O evento também marcou a estréia do Coral da Valesul.

AGENDA
Está confirmada a participação do coordenador do Centro de Estudos Estratégicos, Darc Antonio Costa, na palestra de abertura do seminário “Marketing Social, Instrumento de Cidadania”, sobre os cenários econômico, social e ambiental do Brasil.
No seminário, que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, serão certificadas as empresas bem citadas nesta coluna, por práticas de responsabilidade corporativa. Além disso, experiências de parcerias institucionais estarão sendo apresentadas, como a do Viva Rio, do Comitê de Democratização da Informática (CDI), da ONG Muito Especial, do projeto Transformar (Firjan), do Ibase e dos Fundos Ethical.
As inscrições para o seminário estão abertas e são limitadas. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (21) 2518-4343, ramal 219, ou pelo correio eletrônico [email protected]

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Começa no dia 19 de agosto e vai até 27 de novembro o curso “Planejamento Estratégico para Organizações Sociais”. Já no dia 3 de setembro começa o curso “Marketing Social”, realizados pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj).
Mais informações pelo telefone (21) 2587-7707.

Paulo Márcio de Mello
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Correio eletrônico: [email protected]

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