A revelação de três próximos SUVs que estreiam no Brasil

Revelação de três novos SUVs para o Brasil, reestilização do Peugeot 208 2025 e investimentos da Horse em motores híbridos no país.

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Cada vez mais, as montadoras se antecipam aos lançamentos e aproveitam para despejar pílulas de informações em doses homeopáticas, criar expectativa e engajar o maior número possível de interessados – ou potenciais clientes.

A maior expressão disso, recentemente, pode ser atribuída à Volkswagen, que usa o cenário do Rock in Rio 2024, festival do qual é uma das patrocinadoras, para divulgar seu próximo SUV. Sim, este será seu principal lançamento em 2025, ainda no primeiro semestre, e sem nome divulgado. Aliás, há uma ativação para adivinhar seu nome, que a marca antecipa que terá até 5 letras.

O novo Volks será seu SUV de entrada e ficará posicionado abaixo do Nivus e do T-Cross. No festival carioca, o carro está exposto, mas de forma velada: dentro de uma caixa, só é possível ver sua silhueta. A foto divulgada pela marca, após edição, revela mais de seus detalhes frontais, como grade, faróis e rodas.

Com menos mistério, a Citroën também mostra, aos poucos, seu novo SUV cupê, o Basalt, que deve chegar às lojas em outubro. Depois de divulgar sua imagem, a marca revelou que o carro contará com motor turbo, o que não surpreende, já que o grupo Stellantis utiliza esse tipo de motor em outros modelos.

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O Basalt será equipado com motor 1.0 Turbo (T200), que rende até 130 cv, com câmbio CVT, e poderá ter uma versão de entrada com motor Firefly. Este é o terceiro modelo da mesma plataforma, com produção em Porto Real (RJ) – de lá saem o C3 e o C3 Aircross – e que deve substituir de vez o C4 Cactus.

Um terceiro SUV, bastante aguardado para 2025, já mostrou suas formas. A Nissan do Brasil não confirma, mas é inevitável que o novo Kicks, que entrou em produção no México, será o mesmo fabricado em Resende (RJ) no próximo ano. A nova geração está maior e mais robusta. Pelo visual, o Kicks ficou mais sofisticado: novo conjunto óptico que se integra à grade e lanternas verticais que se interligam por uma moldura na tampa traseira. O modelo nacional ainda deve estrear o novo motor 1.0 turbo da marca.

A expectativa é que chegue no primeiro semestre de 2025. Como deve ficar mais caro, a Nissan vai manter o atual e bem vendido Kicks em linha.


Novo Peugeot 208 2025 é reestilizado

Depois de ser lançado na Argentina, onde é produzido, a Peugeot anuncia a chegada da linha 2025 do 208, atualizada e com um facelift. A grade cresceu, tem novo desenho, e a Peugeot retirou a entrada de ar que invadia o para-choque. As três linhas verticais que imitam as garras saíram dos faróis e desceram para as extremidades, e o 208 perdeu os dentes de sabre. O modelo também conta com o novo emblema da marca, com o leão.

Atrás, o desenho interno das lanternas mudou: saem as garras do leão e entram linhas horizontais finas. Além disso, o nome Peugeot, na tampa do porta-malas, cresceu.

Os motores foram mantidos: 1.0 de até 75 cv e 1.0 turbo (T200) de até 130 cv.

Os preços partem de R$ 77 mil (R$ 1 mil a mais que o do anterior) na versão Active 1.0 MT; R$ 89 mil para a versão Style 1.0 MT; R$ 98.990 para o Allure Turbo 200 CVT; e a nova GT Turbo 200 CVT por R$ 114.990.


Horse anuncia mais investimentos e projeto no Brasil

A Horse é uma empresa espanhola que atua no desenvolvimento de motores a combustão e híbridos para o Grupo Renault, em parceria com a Geely e Aramco em nível global.

Na semana passada, a fabricante anunciou investimentos de R$ 200 milhões no Brasil para a fundição de cabeçotes de motores 1.0 e 1.3 em São José dos Pinhais (PR) em 2026, com produção anual de 210 mil unidades. Esses motores turbo equipam modelos Renault como Kardian e Duster – o 1.0 já é nacional, e o 1.3 inicia a produção em novembro. Para esses, a Horse havia anunciado um aporte de R$ 100 milhões.

Outra iniciativa da Horse no Brasil, em parceria com a Marcopolo, é o desenvolvimento do Range Extender: trata-se de um sistema híbrido que utiliza um motor elétrico Weg, alimentado por um motor a etanol HR10 (1.0 Turbo) da Horse, que recarrega as baterias sem a necessidade de recarga na tomada. O projeto inédito está sendo testado em um micro-ônibus, que promete 450 km de autonomia.

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