A ser vencido

“O Banco Central de Henrique Meirelles não é suicida. Na verdade ele joga contra os interesses nacionais”. A frase é do o economista Marcos Coimbra, colaborador do MM e integrante Centro Brasileiros de Estudos Estratégicos (Cebres), ao comentar previsão da ONU de que o Brasil poderá crescer apenas 0,5% em 2009.

Rio Branco se remexe
Milernamente, relações exteriores têm a função de exercer a defesa dos interesses nacionais por meios diplomáticos. No entanto, a acreditar-se na coalizão que manifesta seu desconforto com a política brasileira de integração regional, a função do Itamaraty deveria ser rebaixada à estranha combinação da defesa dos interesses dos financiadores de campanha com a dos anunciantes de setores da mídia tupiniquim.

Mito e utopia
“O Brasil em Evidência: a Utopia do Desenvolvimento” é o tema de seminário que a Fundação Getúlio Vargas realiza nesta terça-feira. Na mesa “Celso Furtado e o Mito do Desenvolvimento Econômico”, às 14h, participam o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, o professor Alex Toríbio e o economista Mauricio Dias David, do Centro de Estudos para o Desenvolvimento e do Conselho Editorial do MONITOR MERCANTIL. Será na R. da Candelária, 6 – Centro – RJ.

Decente
Segurança e saúde do trabalhador do setor naval é o ponto de partida do seminário “Indústria Naval: Trabalho Decente”, com a presença de especialistas e autoridades brasileiras e de países do Mercosul. O evento é organizado pelo Ministério do Trabalho, em conjunto com o Sindicato da Indústria da Construção Naval (Sinaval) e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos. Será dia 12, no auditório do 2º andar da Firjan (Av. Graça Aranha, 1 – Centro – RJ).

Simulação
O médico Dan Raemer, diretor do Centro de Treinamento da Universidade de Harvard, faz palestra, nesta quinta-feira, às 16h, no Centro de Treinamento Berkeley, na Torre do Shopping Rio Sul, no Rio, sobre “Passado, presente e futuro da simulação médica”. O evento marca a criação da Sociedade Brasileira de Simulação na Prática Médica.

Previdência
“A Previdência Social e seus reflexos no magistério” é o tema do  seminário que a Comissão de Professores Aposentados e Pensionistas (Copap) do Sindicato dos Professores (Sinpro-Rio), realiza, nesta sexta-feira, às 9h, na sede do sindicato, na Rua Pedro Lessa 35/2º andar. Na pauta: “A interferência da sociedade civil sobre os projetos de leis que tramitam no Legislativo sobre assuntos previdenciários” e “A aposentadoria especial do professor”, com a presença de Ieda Gaspar, presidente da Federação Estadual de Aposentados e da juíza federal Salete Macaloz.

Crise
“A crise global e suas conseqüências na indústria gráfica” é o tema do debate que a Abigraf realiza na próxima quinta-feira, com o ex-superintendente geral da Bovespa e BM&F Horacio de Mendonça Netto e a economista e coordenadora do departamento de economia da associação, Patrícia Marrone. O evento acontece no auditório da Escola Senai (R. Bresser, 2315, Moóca, São Paulo). Informações e inscrições: abtg@abtg.org.br

Brincadeira perigosa
O videogame pode ser tão nocivo para as crianças como o uso de drogas ilícitas e álcool. Longe de ser brincadeira, o assunto é tão sério que o III Simpósio Nacional de Neurociência e Aprendizagem – Fronteiras no Século 21, que será realizado pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, entre os próximos dias 5 e 6, incluiu em sua programação uma mesa para discutir o tema. O debate Abuso e dependência de álcool, drogas e vídeo game: como identificá-los e enfrentá-los? será no próximo dia 5, às 16h. A Santa Casa da Misericórdia fica na Rua Santa Luzia 206, no Centro do Rio. Quem quiser participar, deve se inscrever pelos telefones 2533-0118 ou 2221-4896 ou pelo e-mailsimposiocomportamento@gmail.com.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorPneumonia, não!
Próximo artigoO autor, o autor
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.