A turma de Temer

157

O presidente Temer viajou à China acompanhado pelos ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes; do Planejamento, Dyogo Oliveira; dos Transportes, Maurício Quintella; da Agricultura, Blairo Maggi; de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Somados, devem estar sob ameaça de mais de 200 anos de prisão. Além de Temer, denunciado por corrupção – e que só não está sendo julgado devido ao toma lá dá cá no Congresso, seis dos sete ministros que foram à Cúpula dos Brics estão sendo investigados, respondem a inquéritos ou enfrentam sérias acusações.

Aloysio Nunes responde a dois inquéritos: um sob suspeita de receber ilegalmente R$ 500 mil do grupo Odebrecht e outro para apurar envolvimento em possível crime eleitoral de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Blairo Maggi responde a um inquérito no STF com base na delação da Odebrecht. Também foi citado na delação do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa. Marcos Pereira também enfrenta inquérito no STF com base na delação da Odebrecht. É ainda acusado de receber propina da JBS.

Dyogo Oliveira foi alvo da Operação Zelotes, mas não foi indiciado. Delator diz que o ministro ajudou a Odebrecht na aprovação de uma MP; não há menção de que teria recebido dinheiro neste caso. Maurício Quintella é talvez um dos casos mais graves, já que foi condenado em agosto de 2014 por esquema de desvio de dinheiro de merenda em Alagoas; ele recorre da sentença. Osmar Terra, de acordo com matéria do Estado de São Paulo, pediu uma doação à OAS para o financiamento de sua campanha em 2014. Ele mesmo confirma o pedido de R$ 150 mil à empreiteira e que fez ligações a Léo Pinheiro para saber da verba. No entanto, afirma não ter recebido via caixa 2.

O único da turma limpo é Fernando Coelho Filho; apenas o nome de seu pai, ex-senador Fernando Bezerra, está citado na Lava Jato. O resultado é uma delegação fraca no encontro dos líderes do Brics, à qual os integrantes dos outros quatro países preferem, polidamente, evitar.

Espaço Publicitáriocnseg

 

Casa de enforcado

Os líderes do Brics afirmaram nesta segunda-feira apoiar os esforços para intensificar a cooperação anticorrupção, considerando o impacto negativo da corrupção sobre o desenvolvimento sustentável. “Apoiamos o fortalecimento da cooperação internacional contra a corrupção, incluindo via Grupo de Trabalho Anticorrupção do Brics, e também nos assuntos relacionados à recuperação de ativos e pessoas procuradas por motivo da corrupção”, disse a Declaração de Xiamen dos Líderes do Brics.

 

BBB

Pesquisa da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP), feita pela Ipsos, mostra que 25% das empresas francesas aqui instaladas têm planos de fazer fusão ou aquisição no próximo ano. Ou seja, com o Brasil à venda por preços de xepa, não faltam interessados.

De acordo com a pesquisa, 79% dos entrevistados apostam que as vendas vão melhorar no próximo ano, e 53% vão ampliar o aporte de investimentos no Brasil. A pesquisa foi realizada entre junho e julho. Mais da metade dos entrevistados atua em empresas internacionais, sendo a grande maioria francesa. Para as empresas multinacionais participantes, o Brasil ocupa o nono lugar no ranking global de atratividade para investimentos e o terceiro na América Latina.

 

Rápidas

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será o expositor do próximo almoço-debate realizado pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais. Ele falará sobre as “A importância do fortalecimento das instituições brasileiras”, dia 11, das 12h às 14h30, no Hotel Grand Hyatt, na capital paulista *** A Lustosa realiza, 15 e 16 de setembro, no Rio de Janeiro, o curso “Siconv completo: do cadastramento à prestação de contas”, sobre a plataforma Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal. Informações: http://lustosa-accr.com.br/ *** A CardSystem, divisão da CSU, anuncia a chegada de Anderson Olivares como novo diretor Executivo Comercial *** O Instituto Unidos pela Vida e a Associação de Fibrose Cística do Rio de Janeiro realizam no próximo domingo a 4ª Caminhada da Fibrose Cística. O ponto de encontro será a entrada do Shopping Madureira, a partir das 15h *** No dia 8, a advogada Ana Tereza Basilio fala sobre Recuperação Judicial no Conselho Superior da Magistratura Italiana, em Roma. Hoje, apenas 1% das solicitações que chegam aos tribunais brasileiros conseguem êxito *** No dia 9, acontece mais uma edição da Feira Orgânica no Carioca Shopping.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui