A última semana de setembro começa com a agenda cheia de eventos de vinhos

Agenda de eventos de vinhos em setembro e outubro no Brasil: deguste, descubra e celebre o mundo dos vinhos.

151
pessoas brindando com vinho branco

A agenda de eventos de vinhos continua intensa em 2023, com focos temáticos diferenciados e muitas vezes se estendendo por várias cidades do Brasil. Embora o eixo Rio e São Paulo concentre os grandes eventos, não faltam iniciativas particulares que movimentam a paixão dos brasileiros pelo tema em vários estados e cidades. Seguem alguns encontros importantes.


Vinhos Verdes

Portugal é um dos países produtores de vinhos que investe no Brasil de todos os lados. Além do grande evento “Vinhos de Portugal”, que acontece anualmente, as regiões vitivinícolas, por meio de suas instituições promocionais, também vêm realizando eventos para apresentar e promover suas potencialidades. A partir desta segunda, 25/09, será a vez da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) realizar degustações livres e comentadas, Masterclasses e almoços harmonizados nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo (entre 25/09 e 02/10). As ações serão destinadas a profissionais do on e off trade e a jornalistas e líderes de opinião.

Os eventos nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo serão ministrados pelas sommelières Cecilia Aldaz (restaurante ORO) e Gabriela Monteleone (restaurante D.O.M.) e pelo editor da revista Gula, Alexandre Lalas. As vinícolas participantes são: A&D Wines, Adega Ponte de Lima, Adega Regional Monção, Agrimota, Aveleda, Barcos Wines, Carneiro Wines, Caves Campelo, Enoport, Falua, JP Ramos, Provam, Quinta d’Amares, Quinta da Lixa, Quinta da Raza, Quintas de Melgaço, Sociedade Agrícola São Gião, 3 Rostos, Vercope e Vinhos Norte.

Mais informações: facebook/vinhoverdenobrasil e @vinhoverdewineexperience.

Espaço Publicitáriocnseg

Foire aux Vins

Ainda na segunda, 25 de setembro, estreia outro evento de vinhos, dessa vez, de inspiração francesa. Trata-se da Foire Aux Vins, promovida pela importadora Chez France. O nome remete a uma grande iniciativa anual francesa de vendas de vinhos com descontos no país inteiro. No Brasil, a Chez France tem organizado dois eventos virtuais da Foire Aux Vins anualmente e, pela primeira vez, em 2023, acontece a versão presencial de 25 a 29 de setembro, voltada aos apreciadores de vinho e da gastronomia francesa de cinco capitais: São Paulo (25/09), Rio de Janeiro (26/09), Belo Horizonte (27/09), Brasília (28/09) e Recife (29/09).

Apesar da inspiração francesa, o evento conta com a participação de produtores da França, Portugal, Grécia e Espanha. O participante poderá degustar mais de 100 rótulos apresentados pelos produtores. Vinícolas que estarão presentes: Vignobles Jade de Bordeaux, Champanhe Maison Vollereaux, Famille Jaume de Côte du Rhône, Domaine de la Rouillère da Provence e Domaine Casa. O evento do Rio será entre 17 e 21h no Espaço Lagoa: Av. Borges de Medeiros, 701, Leblon.

Ingressos, incluindo degustação, custam entre R$ 150,00 e R$ 250,00 e podem ser adquiridos através do Sympla: www.sympla.com.br/evento/foireauxvins


Brancos e Rosados

Menos focado em uma nacionalidade e voltado para o público consumidor final será a Feira Brancos e Rosados, que acontece no Rio de Janeiro no próximo final de semana: 29 de setembro a 01 de outubro – uma realização do CasaShopping e do Grupo Baco. Trata-se de um empreendimento comemorativo do CasaShopping, que completa 39 anos este mês e abre suas portas para apresentar rótulos brancos, espumantes e rosés – nicho que ganha cada vez mais consumidores no Brasil. O clima quente agradece! O evento reúne stands com vinhos e gastronomia, atrações musicais e palestras.

Uma delas será comigo, no dia 29/09, sexta, às 17h. Tema: Vinhos Orgânicos, Naturais e Biodinâmicos. Brancos e Rosados terá produtos brasileiros e importados, num total de 24 expositores, dentre eles: Grand Cru, Casa Flora, Casa Valduga, La Pastina e World Wine. Brittes Bakery, Bendita Compota, Trem das Gerais, Pestare Gourmet, Casa del Mar e Nuage Azeites estão entre os expositores de comida confirmados. Durante os três dias de eventos, alguns restaurantes do shopping oferecerão promoções, como a rolha zero e o estacionamento será gratuito.

Ingressos: https://www.ingresse.com/brancos-rosados


Vinhos e Sabores de Portugal

Na semana seguinte, mais um evento de vinhos de Portugal: a 11ª edição brasileira do Vinho e Sabores de Portugal desembarca no Rio de Janeiro em 06/10. O evento será realizado no Salão Nobre do Clube Fluminense de Futebol, em Laranjeiras, entre 14h e 15h30 para profissionais da área e, a partir das 16h30, para o público em geral. Mais de 50 vinícolas estarão presentes das regiões do Minho, Dão, Tejo, Península de Setúbal, Lisboa e Beira Interior.

Informações e ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/vinho-sabores-brasil-11a-edicao/2116586


Prowine

Já para quem estiver em São Paulo e atua profissionalmente no segmento de vinhos, a grande pedida é o Prowine 2023: principal feira profissional para indústria de vinhos e destilados da América Latina, em função de sua grande diversidade de produtos e representatividade no setor. Em 2023, a ProWine São Paulo realiza a sua terceira edição, com um espaço 20% maior, prometendo mais expositores e novas marcas.

Mais informações pelo site: https://prowinesaopaulo.com/a-feira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui