A vida é dura

Alvo preferencial da oposição e dos setores que pretendem tutelar o governo Lula, o deputado federal José Dirceu (PT-SP) vive uma dupla perda. Despejado do poder pelo qual tanto brigou e execrado publicamente, mostra ainda ter sido em vão o engolir de cobras e lagartos a que se obrigou ao decidir que o pragmatismo político era mais importante do que o combate aberto a uma política econômica antagônica ao programa do PT. Sua caminhada para um triste ocaso serve, porém, de exemplo para os que ainda alimentam ilusões sobre obter algum fruto na “disputa interna” pelo destino do governo Lula.

Tardia
Em nota em que nega desejar sair do Ministério da Defesa, o vice-presidente José Alencar também não confirma, no mesmo estilo mineiro, ser candidato a presidente: “Sobre a possibilidade de candidatura nas próximas eleições, entendo que ainda é cedo para tratar do assunto; há um tempo para cada coisa e o que existe é muito trabalho pela frente.” Mais ou menos na linha Benedito Valadares: “Você está dizendo que não vai viajar, para eu pensar que você vai, mas você não vai.”

Mais do mesmo
A proposta de aumentar o número de cargos oferecidos ao PMDB para que este garanta votos suficientes para impedir eventual impeachment do presidente Lula repete, no atacado, a essência do acordo proposto a PP, PL e PTB. Em vez de formar uma coalização em torno de objetivo programáticos, oferta de cargos e benesses no varejo.

Xerife
Por 36 votos, o deputado Samuel Malafaia (PMDB) foi escolhido corregedor da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Malafaia concorreu com o deputado Iranildo Campos (PP), que recebeu dez votos.

Dívida na rede
A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul vai publicar na Internet a relação de devedores do ICMS no estado. A dívida soma R$ 12 bilhões – já excluídos os contribuintes lançados em dívida ativa que negociaram o pagamento parcelado. Estudo estima em 12% o índice de evasão fiscal no estado. A lista estará na Web até o final desta semana.

Desgraça
Cerca de 200 milhões de pessoas consomem drogas ilícitas em todo o mundo. Aproximadamente 40 milhões são usuários de drogas classificadas de “pesadas”, como cocaína e heroína. Esses são alguns dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2005, elaborado anualmente pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc), que será divulgado nesta quarta-feira.

Fora
Oportunidade de aprender outra língua e desfrutar de diferentes culturas, o intercâmbio será tema da palestra “Estudar nos EUA, uma excelente opção”, no próximo dia 15, no Ibeu de Copacabana (Av. N. Sra. de Copacabana, 680, RJ). A palestra é aberta ao público.

No ar
Não se sabe se é a versão carioca para o antigo hábito paulistano de ir ao aeroporto acompanhar a decolagem de aviões, mas, ontem, as cercanias da Universidade Bennett, no Flamengo, viraram ponto de concentração durante boa parte do dia. Curiosas, as pessoas queriam ver os estragos causados pela queda, na véspera, de um helicóptero.

Zoológico
O desfiar de depoimentos em comissões e CPIs apontam para um bizarro quebra-cabeça: boi gordo, vaca de presépio, boi voando, coelho da cartola. Resta saber se, ao fim das investigações, os parlamentares vão chegar ao rei da selva.

Não pode ser 1 x 1
“Crise política é igual a crise no futebol: basta o time ganhar duas partidas seguidas que desaparece.” O diagnóstico, no campo preferido pelo presidente Lula, é do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, ex-senador pelo Ceará.

Artigo anteriorVaca também é gente
Próximo artigo“Grampo” ilegal
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.

Levantamento revela mudanças no setor de saúde pós-Covid

Estudo fala em mudança no perfil de consumo da saúde por pacientes, consolidação da telemedicina, aumento da utilização de dados e automação de serviços.