A Fitch Ratings atribuiu o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA (bra)’ à proposta de sexta emissão de debêntures quirografárias da Unipar Carbocloro S.A. (Unipar), de R$ 350 milhões e vencimento em 2026. Os recursos serão utilizados para o alongamento da dívida e propósitos corporativos gerais. A Unipar já é classificada com o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA (bra)’, com Perspectiva Estável.
Conforme a agência de classificação de risco, os ratings da Unipar refletem a mediana posição de negócios no setor latino-americano de petroquímicos, a liderança no mercado de cloro soda na América do Sul, a robusta geração operacional de caixa, baixa alavancagem financeira líquida e o adequado perfil de dívida. A empresa pode apresentar fluxos de caixa livres (FCFs) positivos mesmo em períodos de forte baixa do ciclo de preço da soda e do PVC.
“A classificação é limitada pela ciclicidade da indústria de cloro soda, bem como pela menor escala de negócios e diversificação geográfica e de produtos da Unipar frente a seus pares globais”, explicou a Fitch. O rating também considera os riscos relacionados a uma deterioração adicional da economia argentina e à revisão das tarifas de importação de soda e de PVC no Brasil.