Abandono

Pelo menos 3.500 portadores de doença renal crônica podem ter morrido em 2006 por falta de acesso à diálise, o principal tratamento médico para esses pacientes, segundo o nefrologista Jocemir Lugon, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). A conclusão faz parte dos resultados do Censo 2007 da entidade, que consultou 546 unidades de diálise (88% do total) existentes no país. O levantamento revelou que, em 2006, o número de doentes renais crônicos submetidos à diálise cresceu apenas 4%. Nos seis anos anteriores, esse índice vinha aumentando em torno de 9% ao ano.

Contrário
A queda do número de novos doentes crônicos, que à primeira vista poderia soar como uma boa notícia, na prática, de acordo com o médico, indica exatamente o contrário. “A diminuição do número de pacientes em diálise significa que eles estão morrendo antes de chegar ao sistema de saúde ou não são tratados por falta de vagas”, lamenta Lugon.

Coração
Para comemorar os 30 anos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, acontece o I Congresso Científico Multidisciplinar, que discute o tema “medicina cardiovascular de alta complexidade”. Nesta sexta, o simpósio debate questões como dor torácica e infarto agudo, entre 12h30 e 13h30. O evento termina com um debate feito pelos diretores clínico e científico do Hospital Pró Cardíaco, Evandro Tinoco Mesquita e Hans Fernando Dohmann.

Além-mar
O reitor Paulo Alonso foi homenageado pelo vereador Lídio Manuel Coelho Neto Lopes (PSD) com a Medalha da Câmara Municipal de Figueira da Foz, em Portugal. O vereador destacou a importância do convênio celebrado entre as universidades Anglo-Americano e a de Figueira da Foz.

Padrão
Para que não restem dúvidas sobre os novos paradigmas éticos oferecidos pela pré-candidatura do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) à disputa pela Prefeitura do Rio, registre-se que o ex-governador Marcello Alencar (PSDB) é um dos principais patronos e incentivadores da entrada de Gabeira na disputa.

Padrão II
Em tempo, para também explicitar quem seria o principal público-alvo de um eventual governo Gabeira, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ofereceu a colaboração dos economistas tucanos Armínio Fraga e Edmar Bacha para elaborarem o programa do aliado.

Seguro obrigatório
O diretor do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) José Geraldo Tardin informa que o proprietário de veículo que tiver sua proposta de seguro recusada por alguma seguradora, por ter o nome inscrito no Serasa ou no SPC, pode recorrer à Justiça para assegurar seu direito e propor ação por danos morais contra a empresa. Tardin salienta que o inciso IX do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor afirma ser “vedado ao fornecedor de produtos ou serviços recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulado em leis especiais”.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorCorrea sobe
Próximo artigo“Nosostros”
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

TCU confirma que União paga R$ 3,8 bi de juros e amortização por dia

Mais de ¼ dos títulos da dívida pública vencem em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Água, saneamento e crescimento para todos

Há pouco tempo para implantação das metas do novo marco legal.

Automação das matrículas acelera com o uso de biometria facial

Cresce procura por soluções tecnológicas de Reconhecimento Ótico de Caracteres para operações como cadastro dos alunos nos sistemas escolares

Mercado ainda digere Fomc e MP da Eletrobras passa no Senado

O Ibovespa fechou em queda de 0,93%, na esteira dos receios globais e das discussões envolvendo a MP.

Relator vota contra autonomia do BC, mas vista adia julgamento no STF

Lewandowski vota por derrubar a lei, sancionada em fevereiro, que dá autonomia ao BC, mas pedido de vista de Barroso interrompe julgamento.

Abbas recebe credenciais de embaixador brasileiro

Diplomata Alessandro Candeas entregou nesta semana suas credenciais ao presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.