Abertura de empresas em menos de 24 horas

561
papelada (foto: Oliver Menyhart/Pixabay)
Papelada (foto de Oliver Menyhart, Pixabay)

Mais de 40% das empresas abertas em novembro conseguiram seu registro em menos de 24 horas. Esse é um dos principais dados da atualização de novembro do Mapa de Empresas, ferramenta virtual disponibilizada pelo Ministério da Economia. Conforme os dados, o último mês se encerrou com 19.744.641 de empresas em atividade no país, 202.040 a mais do que em 31 de outubro.

O tempo médio para abertura de empresas em todo o país ficou em 2 dias e 19 horas. Ao todo, 297.810 abriram em novembro, enquanto 88.638 fecharam no mesmo mês.

Entre os motivos para a agilização da abertura de empresas, conforme André Santa Cruz, diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), ligado ao Ministério da Economia, estão a transformação digital nas 27 Juntas Comerciais do país e medidas que desburocratizaram a atividade empreendedora.

Entre os exemplos, cita a extinção da exigência de alvará e licenciamento prévios para a abertura de empresas cujas atividades são de baixo risco e abertura de automática de filiais de empresas em diferentes unidades federativas.

Espaço Publicitáriocnseg

“A partir da Lei da Liberdade Econômica, desenvolvemos uma série de medidas que visam agilizar o empreendedorismo no país e criamos o Mapa de Empresas, para subsidiar o empreendedor sobre qual ou quais atividades mais crescem e em quais lugares. A ferramenta visa garantir que o empreendedor tenha possibilidade de tomar decisões adequadas. O resultado que desejamos é o fortalecimento do empreendedorismo e, em um campo mais macro, da própria economia”, acrescenta André Santa Cruz.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui