ABFintechs: Nova resolução do BC trará benefícios

Contratação de cartões de crédito e de contas de pagamento pré-pagas

Prevista para entrar em vigor em março de 2022, a Resolução BCB 96 do Banco Central, publicada na quarta-feira (19), está mexendo com o mercado. O BC estabeleceu novas regras para aquisição de cartões de crédito e de contas de pagamento pré-pagas. A intenção é promover a digitalização dos meios de pagamento e desta maneira atrair o surgimento de serviços financeiros inovadores.

De acordo com o BC, a resolução visa aprimorar as regras referentes a contratação de cartões de crédito (contas de pagamento pós-pagas) e de contas de pagamento pré-pagas, alinhando às regras que tratam da abertura de conta de depósitos (conta corrente).

“Entre outras medidas, a Resolução elimina a lista taxativa de informações cadastrais mínimas dos clientes para a abertura de contas de pagamento pré e pós-pagas (a definição das informações que serão pedidas fica a critério de cada instituição, a depender do perfil do cliente), bem como inclui novos procedimentos com vista a facilitar pedidos de encerramento dessas contas”, explicou o BC.

Na opinião de Marcelo Martins, diretor executivo da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), a resolução trará grandes benefícios para as fintechs. “O ponto central desta resolução é que ele elimina a obrigatoriedade das fintechs de terem que pedir informações no onboarding de seus clientes, tais como as informações cadastrais no processo de uma abertura de conta. Neste sentido, ficará a critério da instituição escolher quais as informações que ela deseja ter conhecimento ou não”, citou o diretor. Segundo ele, a depender da fintech ela poderá personalizar esse processo e se adequar a cada perfil de cliente que ela tiver, o que fará mais sentido para o modelo de negócio que essa empresa tem”, explica o diretor.

Martins ainda destaca que para as fintechs, há também outros ganhos, tais como a facilidade de todo o processo, apoiando assim a experiência do usuário (abertura e encerramento de contas), liberdade na escolha de quais informações elas precisam exatamente, sem onerar ou deixar cansativo o onboarding.

A Resolução BCB 96 leva em conta a digitalização dos meios de pagamento, incentivada pelo Banco Central por meio da Agenda BC#, de modo que a regulamentação não se torne um obstáculo para o surgimento de serviços financeiros inovadores que possam ser benéficos à população brasileira.

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Trabalho remoto fez crescer tentativas de ciberataques

Brasil foi o país que mais sofreu com crimes cibernéticos na América Latina durante o primeiro trimestre.

Automação das matrículas acelera com o uso de biometria facial

Cresce procura por soluções tecnológicas de Reconhecimento Ótico de Caracteres para operações como cadastro dos alunos nos sistemas escolares

Prefeituras são os órgãos públicos mais suscetíveis a hackers

Municípios já sofreram com vazamento de dados, paralisação de sistemas e roubo de grandes quantias dos cofres públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

ENS e Ministério da Agricultura fazem live para lançar curso gratuito

Live no dia 7 de julho terá a participação de representantes do MAPA e especialistas em agronegócio.

Carta Fabril lança o papel higiênico premium Cotton Folha Tripla

Novidade foi desenvolvida para levar mais maciez com preço justo ao consumidor

LDZ Escola abre curso de animação digital 2D da ToonBoom Animation

Arte digital e cultura nerd beneficiam saúde e qualidade de vida.

Vendas Club traz conteúdo exclusivo para todo o Brasil

Propósito é prestar serviço para profissionais se manterem atualizados sobre o cenário de vendas.

Imóveis comerciais: segmento deve reaquecer de forma gradual

Desaquecimento por imóveis comerciais ocorreu por causa do home office imposto pelas restrições sanitárias.