Se Pablo Marçal pretendeu encarnar o candidato de fora do sistema (na língua preferida pela Faria Lima, um outsider), atraindo o eleitor que não aguenta mais política, isso não se refletiu nas urnas: a abstenção foi recorde (exceção da pandemia). Ou o eleitor desiludido não caiu na lábia do coach, ou ele afastou ainda mais gente com sua tática de conflito permanente.
A abstenção foi elevada em todo o País, mais uma vez, o que torna a lei que determina o voto obrigatório letra morta. No Rio de Janeiro, a soma de abstenção com votos nulos e em branco deu um total de 1.930.202, superior à votação do prefeito reeleito em 1º turno Eduardo Paes (1.861.856 votos). O mesmo se repetiu em 8 capitais (Goiânia, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Porto Velho e São Paulo), ainda que nestas o prefeito não foi eleito em 1º turno.
A média de abstenção no Brasil foi de 21,68%. O Rio de Janeiro foi o estado com maior percentual de eleitores que passaram longe das urnas 26,24%, seguido por Rondônia (25,88%) e São Paulo (25,33%). O menor índice de abstenção ocorreu no Piauí (14,78%), à frente de Paraíba (15,42%) e Sergipe (16,97%).
Apesar de 29 partidos, mais de 1/5 da população brasileira não foi às urnas. Entre os que compareceram, não se sabe quantos votaram com poucas esperanças de rumos melhores.
Fim da fila
Rodrigo Amorim (União Brasil) – aquele que ficou conhecido por rasgar uma placa com o nome de Marielle Franco – pode comemorar: com 34.117 votos (sub judice) superou a votação de Carol Sponza (Novo), Juliete Pantoja (UP), Cyro Garcia (PSTU) e Henrique Simonard (PCO).
Registro
Os institutos de pesquisas tiveram poucas surpresas nas eleições de domingo.
Menos burocracia
O sistema Nota Fiscal Fácil (NFF) foi implementado com o objetivo de simplificar a emissão de documentos fiscais para contribuintes do ICMS em São Paulo. Com a NFF, micro e pequenas empresas, especialmente as que operam no regime do Simples Nacional, podem emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e) de forma mais ágil, eliminando a necessidade de um software complexo.
A plataforma permite a emissão de documentos diretamente de dispositivos móveis, como smartphones, facilitando o manejo e o acompanhamento das obrigações fiscais. Isso resulta em menos burocracia, mais praticidade e redução de custos operacionais, afirma Cida Andrade, gerente do Departamento Fiscal da King Contabilidade.
Na parte de serviços, segundo o Sebrae, de acordo com informações do Portal da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), até junho deste ano, 70% das capitais brasileiras aderiram ao sistema nacional padrão de emissão de notas fiscais para empresas prestadoras de serviços. Ao todo, já são 1.037 municípios aderentes – quase 19% do total de entes federativos e 70% do volume total de emissões de NFS-e do país.
Rápidas
Nesta quinta, João Candido Portinari, fundador e diretor-geral do Projeto Portinari e único filho do pintor, estará na Biblioteca do Congresso Americano para evento sobre os painéis do artista expostos na Biblioteca, em Washington, e na sede da ONU, em Nova York *** Transição energética, gases do efeito estufa, ESG e mercado de carbono são alguns dos temas do “Diálogos AEB: Sustentabilidade no comércio exterior e os desafios do futuro”, quinta-feira, 9h30, no Centro do Rio de Janeiro. Realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil, com apoio da Prima Mata Atlântica. Inscrições aqui.