Por que em vez de pedir ao Congresso, à oposição, aos trabalhadores e aos críticos em geral de seu Governo para determinar as fontes de financiamento do reajuste do salário mínimo, FH não age, como se ainda fosse presidente, e apresenta o que cobra dos que não são Governo? Se tiver metade do empenho que mostra quando se trata de beneficiar o andar de cima, o mínimo se torna digno. Se o empenho for de 10%, o aumento já será de bom tamanho.
Ao relento
O Brasil tem13 milhões de famílias sem moradia ou morando em condições precárias. A conclusão consta do estudo “O déficit da habitacional no Brasil”, da Fundação João Pinheiro, que se baseou em dados oficiais. Em tempo, a habitação era um dos cinco dedos da mão espalmada e eleitoreira de FH em sua primeira campanha.
Lançamento
O presidente do Conselho Federal de Economia, Antônio Corrêa de Lacerda, lança no próximo dia 16 o livro Economia Brasileira, escrito junto com João Ildebrando Bocchi, José Márcio Rego, Maria Angélica Borges e Rosa Maria Marques, editado pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) e pela Editora Saraiva. O coquetel de lançamento será na Livraria Saraiva do Shopping Center Iguatemi, em São Paulo.
Racha
O veto público dos Estados Unidos à candidatura de Caio Koch-Weser à direção do FMI não revela apenas uma divergência sobre o futuro da globalização financeira, depois da fracassada gestão de Michel Camdessus. Ao humilhar publicamente o Governo alemão, os EUA, certamente, tinham um alvo maior: demarcar o espaço do Estado europeu, encabeçado pela Alemanha, no novo mundo pós-União Soviética. A reação européia vai sinalizar se a União Européia pretende seguir como caudatária da superpotência única ou se converter numa alternativa própria. Pelas reações antagônicas de Itália e França, a UE ainda vacila entre submissão e afirmação.
Cara a cara
O PT realiza na próxima segunda-feira, dia 13, no Teatro João Caetano, às 19h, o primeiro debate entre os pré-candidatos do partido à Prefeitura do Rio, a vice-governadora Benedita da Silva e o ex-deputado federal Vladimir Palmeira. O debate será o primeiro dos cinco previstos antes das prévias marcadas para o próximo dia 26.
Transfronteiras
O enredo de carnaval não é a única forma de mostrar as agruras do povo brasileiro. A passarela também é. Campeão pela Imperatriz Leopoldinense, o economista Paulo Cota afirmou que a ala da qual fez parte contava com 130 foliões, dos quais 90 estrangeiros.
Culpados
Seminário em São Paulo, dia 31, reunirá o ministro da Fazenda, Pedro Malan, o ex Maílson da Nóbrega e Gustavo Franco e Gustavo Loyola, ex-presidentes do Banco Central. O tema é “Perspectivas da Economia Brasileira em 2000” e quem estiver disposto a ouvir tão ilustres palestrantes pagará R$ 580 (até 17 de março) ou R$ 620 (após essa data), almoço incluído. Oportunidade imperdível para saber que rumo não tomar na condução dos negócios.
Controle
A Asep e a Câmara Americana de Comércio promovem para a imprensa seminário sobre a regulação de serviços concedidos nos Estados Unidos. O evento será realizado na segunda quinzena deste mês, no auditório da Câmara Americana de Comércio.
Mau exemplo
As agências da Receita Federal somente distribuirão os formulários para declaração do imposto de renda a partir do próximo dia 20. Até lá, os contribuintes B.O., que insistem em manter em dia suas contribuições com o fisco, terão de pagar pelos formulários, que já estão à venda nas papelarias. Na Receita, a distribuição é gratuita.