AC

O desastre neoliberal faz a Argentina retroceder à era pré-cristã. Hoje, o Norte do país será palco de protesto, tão inaudito quanto emblemático: centenas de pessoas, incluindo um padre de 58 anos, vão se crucificar, repetindo o sacrifício de Jesus Cristo, para pedir mudanças para que os argentinos deixem de ser tratados por FMI e elites locais como os romanos tratavam os primeiros cristãos.

ET
Após criticar seu próprio governo – classificou o superávit da balança em 2001 de medíocre, protestou contra os juros altos e lamentou a redução do preço da gasolina abaixo do que previra – e o do ex-colega argentino Fernando de la Rúa, FH afirmou que havia falado “com certa liberdade” e que devia isso à vodca. Antes de almoçar com o primeiro-ministro russo, Mikhail Cassianov, o presidente brasileiro havia tomado vodca com limão no Café Glória, na Galeria GUM, na praça Vermelha, por onde passeou.

Pinguço
Pior a emenda que o soneto. Ao culpar a vodca por sua incontinência verbal, FH acabou promovendo a concorrente russa da nacionalíssima cachaça, cujos produtores tentam incrementar as vendas no exterior. Para consertar o estrago, o presidente brasileiro propôs um brinde ao povo russo “com a cachaça brasileira. Viva a Rússia!”

Fundamentos
São tantas as declarações de FH e membros da equipe econômica de que o Brasil não será “contaminado” pela crise argentina que o público – local e externo – já está, não com uma, mas com uma colônia de pulgas atrás da orelha.

Dívidas
A primeira venda a prazo no Brasil foi iniciativa da norte-americana Singer em 1888, para facilitar a aquisição de suas máquinas de costura. A história está no livro Saiba como evitar a inadimplência e garantir seu futuro, que a empresa de consulta ao crédito Serasa lançou este mês. O guia, que será distribuído gratuitamente e também está disponível na Internet  (www.serasa.com), mostra ao consumidor como melhor administrar seu dinheiro. O texto teve consultoria de profissionais das áreas financeira e educacional: Cássia D”Aquino, Louis Frankenberg, Mauro Halfeld e Luciano Coutinho. O guia ajuda a  afastar o fantasma da inadimplência – mas uma redução dos juros viria a calhar.

Boa notícia
Os jornais britânicos e norte-americanos não chegam à Argentina desde o último sábado por medo de falta de pagamento, segundo reportagem publicada no jornal argentino La Nación.

Antes tarde
Com 16 dias de atraso e um dia após nota publicada nesta coluna, os mestrandos e doutorandos bolsistas da Capes, finalmente, tiveram depositado em suas contas o dinheiro de suas bolsas.

Lição difícil
Com 2,5 milhões de filiados, entre professores e funcionários administrativos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) inicia hoje seu 28º Congresso, que será concluído  no próximo sábado. Cerca de 1.700 delegados devem aprovar como uma das principais bandeiras da nova diretoria a ser eleita no congresso a derrubada dos nove vetos presidenciais ao Plano Nacional de Educação (PNE). Esses vetos atingiram, principalmente, o financiamento do setor, ao derrubar o artigo que elevava de 4% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) os investimentos em educação. Se derrubados, haverá mais R$ 25 bilhões na educação, suficientes para erradicar o analfabetismo e garantir creche e pré-escolas para a maioria das crianças de 0 a 7 anos.


Às 12h40m de ontem um congestionamento no tráfego praticamente imobilizava o cruzamento da Rua Primeiro de Março com a Praça Pio X, na Candelária. O desconforto estendeu-se até o mergulhão da Praça XV, no sentido Zona Norte. Nenhuma autoridade responsável pelo trânsito apareceu.

Artigo anteriorDever de casa
Próximo artigoRadar
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

IPCA-15 apresentou alta de 0,72% em julho

Maiores contribuições vieram da categoria habitação (2,14%), que contribuiu com 0,32%, e de transporte (1,07%), que adicionou 0,22%.

Itaú Unibanco deixa administração da XP

Decisão foi tomada no último dia 23, após análise concorrencial e prudencial; cisão foi aprovada pelo Banco Central.

Abertura de mercado

Após fim de semana tenso, segunda é sempre de trégua, pela ausência de parlamentares em Brasília, quanto mais em período de recesso.

Covid: uma em cinco gestantes e puérperas mortas não tem acesso a UTI

Trabalhador que se recusa a tomar vacina contra a Covid-19 pode ser demitido por justa causa.

ENS abre inscrições de Curso para Habilitação de Corretores de Seguros

Inscrições começaram nesta segunda-feira.