Ação Literária – 3ª edição

314

Após sucesso com sua oficina de teatro e literatura nas escolas públicas do RJ, o escritor Mar’ Junior segue para Porto Alegre com o ator Patrick Moraes em nova empreitada do projeto “Ação Literária – 3ª edição”.  Através da “Cia Atores de Mar” a dupla formada por pai e filho ensina aos alunos e professores a adaptação teatral do livro “Pepita”  com o tema bullying para trabalhar com encenação em sala de aula.

Nas oficinas os alunos acima de 15 anos e professores de escolas públicas e particulares vão aprender a técnica de adaptação do livro para o teatro em 8 horas de aula com presença de intérprete de libras nos dias 29 e 30/3. Mais informações e propostas para o trabalho. WhatsApp 21 96458-4532.

O projeto antecipa e faz alerta  ao mês do “Dia Nacional do combate ao Bullying e à Violência na Escola” que é dia 7/4, com doações de 1.560 livros para colégios públicos, no RJ e Porto Alegre, incluindo edições especiais em braile.

Bullying, um mal a ser combatido!
Para quem ignora o bullying ou não leva a sério, a prática que intimida e agride pessoas, tanto verbal quanto fisicamente, continua aterrorizando crianças e jovens muito além da escola. É por isso que o projeto “Ação Literária” vem desde 2018 realizando oficinas e palestras, gratuitamente, pelo Brasil afora com a contribuição de quem sofreu a violência na pele. Mar’Junior relata no livro “Bullying – EU sofri. EU pratiquei. Eu hoje conscientizo.” sua história de superação e passa a dura experiência como apoio e incentivo para pais, alunos e professores, principalmente de escolas públicas.

Espaço Publicitáriocnseg

– Existem constantes acontecimentos de agressão dentro das instituições de ensino do país. Os transtornos provocados pelo bullying dependem muito de como essa violência será internalizada e trabalhada na escola para superação de quem passa por isso, mas antes de tudo é preciso a conscientização dentro de casa – alerta o escritor de 11 livros escritos e oito publicados.

Suas obras sempre são de reflexão para o crescimento da humanidade, sendo o último livro, que aborda o autismo, com previsão de lançamento em abril. Mar’, em sua autobiografia aborda o bullying com muita profundidade e por causa desta obra, vários acadêmicos fizeram TCC tratando do tema. Mas foi a sua trilogia Pepita, a escolhida para trabalho na 3ª edição do projeto, já que também discute a questão.

Há anos que os especialistas falam sobre o bullying como um grave problema de saúde pública. Crianças e jovens sofrem diariamente agressões psicológicas e físicas, que resultam em sérias consequências para a saúde física e mental.

A Unicef diz que a cada 30 segundos, um menor se torna usuário da rede; 40% dos ouvidos por pesquisa da União Internacional de Telecomunicações relatam receios com insegurança na tela

O Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado no ano passado, mostra que cerca de 23% dos estudantes afirmaram ter sofrido bullying por parte de colegas. A pesquisa revelou também que um em cada dez adolescentes, do total de 188 mil entrevistados, já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativos, sendo vítima do cyberbullying.

Quanto à saúde mental, 50,6% dos estudantes disseram se sentir muito preocupados com as coisas mais comuns do dia a dia. De acordo com o estudo, um em cada cinco estudantes afirmou que a vida não valia a pena ser vivida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui