Acessibilidade ganha linha com design arrojado

​​​​​​​Projetos residenciais têm cada vez mais opções para se adequar.

Empresas / 02:29 - 10 de out de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Preocupada em trazer mais autonomia na vida dos consumidores, a Astra desenvolveu uma linha completa de produtos para acessibilidade. A linha é voltada para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida (permanente ou temporária), em pós-operatório, com nanismo, crianças, idosos, gestantes e obesos. São mais de 40 produtos, que além de levar conforto para seus usuários, têm design e cores diferenciadas, deixando de lado o aspecto hospitalar.

A Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), considerada verdadeiro marco civilizatório, representa um grande avanço na inclusão de PCDs na sociedade. Para que isso aconteça, é imprescindível que as construções contemplem, desde a fase inicial, na elaboração do projeto, essa parcela da população.

O primeiro passo para isso está na capacitação e qualificação de profissionais que vão desenvolver projetos atentos às necessidades deste público. Por meio do trabalho de arquitetos, engenheiros e projetistas, é possível atender às demandas de acessibilidade levando em conta importantes aspectos, como a garantia da qualidade do acesso para qualquer pessoa, estudando o perfil do usuário para lhe propor uma melhor experiência de uso.

Joaquim Coelho, diretor Comercial da Astra, aponta uma questão relevante em relação ao futuro desse mercado. “As empresas precisam estar preparadas para oferecer produtos e serviços que atendam a necessidade desse público, que busca por maior visibilidade e autonomia. A Astra está muito atenta a este cenário e pronta para melhorar a qualidade de vida e de moradia destes consumidores”.

Neste sentido, a empresa oferece aos seus clientes soluções para ambientes residenciais, públicos ou privados de uso comum, com uma vasta linha de produtos que proporcionam maior autonomia e facilitam o dia a dia nestes locais. Os itens vão desde barras de apoio, assentos e botões de acionamento de descarga elevados, até bancos e cadeiras para banho, cortina para box, espelho e acessórios para banheiro, além de um modelo de banheira acessível de hidromassagem.

Grande parte destes produtos pode ser incorporada com facilidade nas obras em andamento ou já finalizadas - principalmente as residenciais -, e integrar espaços como banheiros, quartos, corredores, escadas, rampas, entre outros, tornando-os mais acessíveis.

 

Para estes casos, a avaliação do usuário é essencial, uma vez que ele poderá analisar, com o auxílio e orientação profissional, quando necessário, o nível (alto, moderado, baixo) e o tipo (física, intelectual, sensorial, motora, etc) da sua deficiência, e definir os produtos da linha de acessibilidade da Astra que melhor se adequam às suas necessidades e preferências.

Projetos

O projeto arquitetônico pode considerar projeções para futuras intervenções de acessibilidade universal e ambientes com funções reversíveis. Alguns exemplos são a instalação de rampas e de barras de apoio, indicadas para pessoas com dificuldade de locomoção, equilíbrio ou para quem busca tranquilidade e segurança para a família em todos os ambientes da casa.

Bons projetos devem manter a opção de conversão de ambientes e prever espaços que integrem a função atual, mas sejam também potenciais intervenções, que poderão ser facilmente incorporadas à residência.

Alguns destaques da linha são: Banheira Speciale, em acrílico reforçado com fibra de vidro, foi projetada para oferecer maior conforto, segurança e autonomia para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que o corpo fique totalmente imerso na banheira, proporcionando maior bem-estar durante o banho. Nas versões: com hidromassagem ou de imersão; Assentos Elevados, que proporcionam conforto e facilitam a utilização do vaso sanitário sem muito esforço físico. Indicado para pessoas com mobilidade reduzida, em processo pós-operatório, que sofrem de dores nos joelhos ou com problemas que dificultem o agachamento; Banco Retrátil: Retrátil, fácil de guardar e ideal para lugares pequenos (não ocupa espaço quando não utilizado) e suporta até 130 kg, leve, prático e discreto. Pode ser usado em vários ambientes, como banheiros, closets e outros. Em ABS (material confortável), está disponível em duas versões: com acabamento branco ou cromado e acompanha kit de fixação em aço inox 304, que não enferruja.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor