O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, conseguiu vencer uma batalha na guerra contra viagens de motos por aplicativo. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes renovou promessas de implementar ações, como redução de velocidade, para reduzir o grave quadro de aumento de acidentes com motos. Enquanto isso, Uber, 99 e iFood, entre outros apps, ficam alheios ao problema e parecem pensar apenas nos seus interesses.
Dados da Secretaria de Saúde carioca mostram que, de janeiro de 2023 a abril de 2025, 69% dos acidentes de trânsito envolveram motos. Por ano, R$ 130 milhões são gastos em cirurgias para atender acidentados com motocicletas.
No Brasil, em 2024, foram 150 mil motociclistas internados no SUS em decorrência de acidentes em todo o Brasil; em 2015, o número de internações era de 90 mil; em 2019, antes da pandemia, 105 mil, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
E qual o papel de Uber, 99, iFood e similares? Não dá para fazer de conta que o problema não lhes diz respeito. O aumento de quase 50% no número de acidentes com motos após a pandemia tem relação direta com a explosão de serviços de entrega. Mal pagos e pressionados a fazer entregas em curto prazo, os motociclistas se arriscam e também colocam em perigo a vida de pedestres e motoristas.
Não seria difícil para as empresas de entrega por aplicativo atuar para reduzir o problema. Começando por uma melhor remuneração, mas também usando ferramentas tecnológicas que colaborassem para reduzir a velocidade e respeitar as leis de trânsito.
ESG são 3 letrinhas mágicas que aparecem no marketing do bom comportamento. É necessário colocar em prática. O que seria bom para os motociclistas, para a sociedade e para as empresas – antes que apareça alguma lei que as obrigue a arcar com as despesas do SUS e do INSS com seus entregadores acidentados.
Sal no posto
A rede de franquias Sal e Brasa Grill Express inaugurou este mês sua 1ª unidade dentro de um posto de gasolina em Recife (PE), com um investimento de R$ 750 mil. Segundo Fernando Ribeiro, CEO da marca, esse modelo traz vantagens competitivas, assegurando um público constante com custos operacionais reduzidos. A marca continua sua expansão, com ênfase no Norte e Nordeste, e planejando entrar em novos mercados no Centro-Oeste.
Rápidas
“A presidência brasileira do Brics em tempos de multilateralismo” é o tema do V Seminário Internacional da Comissão de Direito da Integração do IAB, que acontecerá nesta terça-feira, das 11h às 17h30. O evento contará com palestras de especialistas em ciências políticas e será transmitido pela TVIAB no YouTube *** A escritora carioca Carmen Alves lançará o livro Lágrimas do Sol (Helvetia Editions) em Zurique (Suíça), em 22 de maio *** A PUC-SP celebra 5 décadas de um dos nomes mais importantes do Direito Previdenciário e dos Direitos Humanos no Brasil, o professor Wagner Balera, com a outorga do título de Professor Emérito, 26 de maio, 10h, no Tucarena (Rua Bartira, s/n, esquina com a Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo–SP) *** A presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, é um dos 30 enviados especiais da Presidência da COP30, que atuarão de forma voluntária no processo preparatório da COP.