Acionistas da Petrobras ganham, Brasil perde

Estatal vai pagar mais dividendos, enquanto reservas de petróleo minguam.

A Petrobras deve reduzir a dívida a US$ 60 bilhões este ano, e com isso o mercado espera que a estatal pague mais dividendos. “Aparentemente, são os americanos que definem quanto a Petrobras vai pagar de dividendos, e só então a companhia define quanto vai vender de ativos. Portanto a Petrobras atualmente vende ativos para pagar dividendos. Não tem relação com a dívida. É conversa fiada. Já demonstrei isto muitas vezes”, critica o economista aposentado da estatal Cláudio da Costa Oliveira, vice-diretor de cultura da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (Aepet).

O resultado para o País é muito ruim. Semana passada, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) atualizou os números das Reservas Provadas de petróleo brasileiras. Em 2020, o Brasil só conseguiu repor 25,6% do que explorou, segundo a ANP. Em 2020, a produção nacional de petróleo cresceu 5,7% e atingiu 2,9 milhões de barris/dia. Com isso, as Reservas Provadas caíram 6,21%, para 11,925 bilhões de barris.

A Petrobras investiu US$ 1,6 bilhão no segmento de exploração e produção no primeiro trimestre de 2021, queda de 24% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda na comparação anual, houve redução de 50% dos investimentos em exploração no pré e pós-sal, segundo o Ineep.

 

Cortina de fumaça

Coincidência que os Estados Unidos acusem a China de ataque hacker contra a Microsoft no mesmo momento em que explode a denúncia de vigilância em massa de opositores de regimes autoritários mundo afora feitos com o software israelense Pegasus?

 

Pior que a teoria

Edward Snowden afirmou recentemente, antes do escândalo do Pegasus, que pessoas preferem se aferrar a teorias conspiratórias em vez de acreditar nas conspirações que efetivamente ocorrem, como as que ele próprio denunciou após trabalhar na NSA.

 

Rápidas

A segunda edição do Congresso Jurídico Internacional da AB2L, de 17 a 19 de agosto, trará 50 palestrantes em mais de 200 horas de conteúdo 100% online, com direito a certificado de participação. A iniciativa é da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs *** “Reforma administrativa na visão dos advogados” é o tema do VIII Ciclo de Palestras de Direito Administrativo, que será realizado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta quarta-feira, às 11h, no canal TVIAB no YouTube *** O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, abrirá o 41º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual), de 23 a 26 de agosto *** “Gestão Estratégica de Franquias – Transformação Digital” será realizado pela Escola de Negócios PUC-Rio nesta quarta-feira, às 19h, com palestras de Donato de Abreu Ramos, diretor executivo da Imaginarium, e Lucas Neves, da Usaflex. Transmissão pelo canal do IAG *** Dentro da campanha “Esporte é Vida, não violência!”, a Legião da Boa Vontade apoia o projeto social Criança Vencedora, desenvolvido no bairro de Vila Kosmos, Zona Norte do Rio. São cerca de 50 crianças atendidas.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

Zodíaco dos vinhos: Libra

O vinho clássico libriano é um pouco indeciso.

Redução do ICMS sobre arroz, feijão e gás de cozinha

Alerj deverá votar projeto que visa baratear alimentação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

KPMG é alvo de críticas por auditorias em bancos ingleses

A KPMG, empresa que presta serviços de auditoria, enfrenta uma nova onda de críticas sobre a qualidade das seus trabalhos nos bancos, depois de...

Airbus inaugura projeto de aeronaves A350 na China

A Airbus inaugurou seu projeto de aeronaves A350 em seu centro de conclusão e entrega de fuselagem larga em Tianjin, norte da China. É...

Plataforma P-70, na Bacia de Santos, alcança capacidade de projeto

A P-70, localizada no campo de Atapu, na porção leste do pré-sal da Bacia de Santos, atingiu em 12 de julho sua capacidade de...

BC amplia iniciativas de ESG para suporte ao crédito

As recentes iniciativas regulatórias do Banco Central do Brasil (BC) para intensificar as divulgações relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social...