Ações despencam devido ao aumento do petróleo

Por Edward Moya

Crise energética continua a elevar o petróleo, ouro se estabilizando, bitcoin estima $60 mil

As negociações fracas durante o feriado do Dia de Colombo mostram que as ações estão passando por dificuldades, à medida que os investidores começam a ficar nervosos, sabendo que os mercados não verão nenhuma solução rápida para a crescente crise de energia e as pressões inflacionárias. A perspectiva de crescimento para os EUA apresenta mais riscos do que há um mês, mas isso não deve impedir as apostas de longo prazo nas ações dos EUA. A Goldman reduziu sua previsão para 2022 de 4,4% para 4,0% devido às preocupações com os gastos do consumidor.

O Congresso está em recesso e as expectativas estão enfraquecendo de que os investimentos em infraestrutura serão aprovados. O Congresso pode ficar sem dias legislativos para fazer isso e isso eventualmente pesará sobre as perspectivas de curto prazo. O mercado de tesouraria foi fechado hoje, mas isso não impediu o aumento dos rendimentos dos títulos globais. O resto do ano será todo sobre inflação e os problemas incômodos da cadeia de suprimentos que parecem prestes a durar pelo menos mais alguns trimestres.

Câmbio

O mundo do câmbio continua a observar com admiração as negociações mais fáceis do mundo. A lira turca caiu para um novo recorde de baixa, com o Banco Central da Turquia (CBRT) ignorando as pressões inflacionárias e ouvindo o presidente Erdogan fornecer mais apoio à economia. A lira caiu para mais de 9,00 em relação ao dólar, um movimento que provavelmente durará mais, já que Erdogan pode pressionar por mais estímulos monetários. As pressões inflacionárias não diminuirão tão cedo e, se ocorrerem novos cortes nas taxas, a lira pode cair facilmente para a alça 10.

Petróleo

A incerteza da crise energética provavelmente manterá os preços do petróleo em alta até que o mercado de petróleo pareça estar caminhando para o equilíbrio. A escassez de gás natural não vai desaparecer tão cedo e isso continuará gerando uma demanda adicional por petróleo.

Normalmente os estoques aumentam nesta época do ano, mas atualmente estão diminuindo. O governo Biden sabe que o petróleo de $90 no caminho para as eleições de meio de mandato pode significar um desastre para sua frágil onda azul. Biden continuará pressionando a Opep+ para obter mais produção, mas eles não se apressarão em entregar mais petróleo até que tenham certeza de que a demanda do inverno será maior. Os EUA acabarão considerando seriamente o uso das reservas estratégicas de petróleo (SPR) se virmos o petróleo a $90 e, possivelmente,  um impulso adicional para $100 não será difícil de alcançar.

O petróleo WTI permanecerá muito volátil, mas se os spreads continuarem a mostrar sinais de aperto, os preços continuarão subindo.

Ouro

Com os mercados de títulos fechados para o feriado, os preços do ouro estão se estabilizando enquanto os investidores aguardam a divulgação dos dados de inflação dos EUA. O ouro parece que pode estar formando uma base à medida que os riscos para as perspectivas continuam a crescer. O ouro está começando a atrair alguns fluxos de porto-seguro já que as previsões de crescimento dos EUA continuam a ser reduzidas, os problemas da cadeia de abastecimento não mostram grandes sinais de afrouxamento e muitos bancos centrais parecem prestes a entrar em ciclos de aperto rápido, o que poderia prejudicar o domínio do dólar.

O ouro está pairando à frente do nível de $1.750, já que Wall Street definiu o preço completamente em novembro, com o anúncio da redução do preço do Fed. As pressões inflacionárias provavelmente manterão o comércio mais íngreme e isso será uma má notícia para o ouro no curto prazo, até que os investidores comecem a ficar preocupados que as perspectivas para 2022 diminuírem ainda mais.

Bitcoin

Conforme o Bitcoin entra em território de sobrecompra, os entusiastas da criptomoeda permanecem implacavelmente otimistas. O Bitcoin pode ser negociado de maneira muito técnica, mas os vendedores entendem perfeitamente que precisam abandonar qualquer aposta curta se um retrocesso não se apresentar rapidamente. O Bitcoin está se beneficiando de novos investimentos consistentes no espaço criptográfico: bilhões de dólares estão sendo levantados para vários fundos, as finanças tradicionais se atrapalham para abraçar a tecnologia blockchain e, como as previsões de crescimento econômico lento sugerem que governos e bancos centrais podem atrasar a remoção do estímulo.

A crise energética global está levando a apagões, escassez de alimentos e piora nas condições econômicas que forçarão muitos indivíduos a buscar proteção em moedas fiduciárias. O Líbano é o exemplo mais recente de como as condições econômicas podem ficar ruins, o que pode começar a tornar o Bitcoin atraente para muitos indivíduos que estão diante de uma situação tão complicada.

O Bitcoin provavelmente precisará de um novo catalisador para fazer $60.000 acontecer, mas se isso acontecer rapidamente, os recordes podem não ser difíceis de alcançar.

Edward Moya é analista de mercado financeiro da OANDA em Nova York

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

BC realiza leilão de swap cambial pelo terceiro dia seguido

Futuros de Nova Iorque, Europa e Ásia sobem nesta manhã, com alta do petróleo e queda no índice DXY.

Mercados globais sobem em dia de agenda cheia nos EUA

Bolsas em Nova Iorque também operavam em alta acompanhando a valorização de commodities, como minério de ferro e petróleo.

Últimas Notícias

Crédito consignado: aumenta número de reclamações de cobrança indevida

O crédito consignado não solicitado por clientes está no topo das reclamações de consumidores. Em relação aos registros, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon),...

Geração de energia solar traz R$ 35,6 bi de investimentos ao país

Potência nos telhados e terrenos com sistemas fotovoltaicos equivale a metade da capacidade de Itaipu.

Direito de controle sobre funcionários que trabalham de casa

Por Leonardo Jubilut.

Rio Indústria apoia lei que desburocratiza e facilita novos negócios

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (14), na Câmara Municipal do Rio, sobre o Projeto de Lei Complementar nº 43/2021 que regulamenta a Declaração...