Acéfalas

O anúncio do governo de que pretende punir o presidente interino da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Antônio Carlos Valente, pelas duras críticas ao lobby do Banco Central em favor de um Proer também para as teles revela que a autonomia prevista pelo tucanato para as agências reguladoras é tão relativa quanto a qualidade dos contratos assinados com as concessionárias de serviços privatizados. Ou seja, só vale para garantir os direitos das empresas. Já quando seja a vez do consumidor…

Virtual
Os babalorixás que palpitam sobre o fim da recessão norte-americana precisam se pôr de acordo em relação a duas questões-chave. Primeiro, é possível qualquer país retomar o desenvolvimento, quando sua produção industrial sofre quedas ininterruptas? Segundo, num país em que o consumo responde por dois terços do Produto Interno Bruto (PIB), como os Estados Unidos, como se mantém a economia em movimento com consistência, se o desemprego somente faz subir, ao mesmo tempo que os rendimentos encolhem?
Sem bola de cristal
A ausência de respostas consistentes a essas duas questões apenas reforçam outro axioma. Será que quem foi incapaz de detectar que a maior economia do mundo entrara em recessão em março do ano passado, tem condição de prever o fim da retração?

Os astros não mentem
O que a astrologia tem a ver com você? A pergunta é um dos pontos do programa do seminário “A astrologia e você” que o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) realiza no próximo dia 29, no Rio de Janeiro. Nada mais natural para quem está acostumado a ter como oráculos Maílson da Nóbrega e companhia. Os interessados em ir diretamente à fonte e saber as influências dos astros na carreira profissional e sua relação com a vida humana, podem fazer reservas até dia 24 pelo telefone (21) 2282-1233. Não esquecer de levar data, hora e local de nascimento.

Pluralismo
Embora sábios como o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, ache que o mundo está fadado a se resumir a apenas duas ou três moedas, com o restante das nações a reboque desse impérios, não são poucos os desmentidos a esses fatalismos coloniais. Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) revelam que, entre as 6,7 mil línguas vivas existentes no mundo, o português é a sexta mais falada, atrás apenas do mandarim, do hindi, do espanhol, do inglês e do bengali. Segundo o documento Língua Portuguesa: Perspectivas para o Século XXI”, do Instituto Camões, a língua portuguesa tem ganhado falantes de forma contínua, desde o início do século XX, levando a  Unesco a estimar em cerca 176 milhões as pessoas que, em 2000, falavam português.

Liberdade de empresa
Antes tarde do que nunca, o diretor do canal de notícias Globovision, da Venezuela, Alberto Frederico Ravell, pediu desculpas, na semana que passou, por seu canal não ter exibido a volta do presidente Hugo Chávez ao poder. A exemplo das demais redes privadas de TV do país, a Globovision simplesmente também ignorou os massivos movimentos pró-Chávez que tomaram as ruas venezuelanas em repúdio ao golpe encabeçado por Pedro Carmona. A mea culpa de Ravell, porém, é muito tímida. Em lugar de atribuir a omissão ao grau de engajamento do seu canal na quartelada, preferiu transferi-la para uma suposta falta de segurança dos jornalistas da empresa trabalharem.

Papel
O empenho demonstrado pelo ministro Nelson Jobim durante o julgamento que manteve a proibição para a liberdade de coligação partidária nas próximas eleições reforçou os comentários nos corredores do mundo jurídico e político que apontam Sua Excelência como o líder da bancada governista no Supremo Tribunal Federal.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVolúvel
Próximo artigoArrogante & submisso

Artigos Relacionados

Guedes esperava muito da educação

Setor educacional prometeu, mas ainda não cumpriu.

Petrobras também foi ao mercado em Londres

Estatal criou subsidiária na década de 80 para atuar nas Bolsas.

Petroleiras ganham dinheiro no mercado, não com produção

Desde a década de 1980, companhias viraram empresas financeiras.

Últimas Notícias

CFM lança programa inédito de identificação com tecnologia Valid

CFM passa a oferecer Certificado Digital gratuitamente a todos os médicos brasileiros.

Câmara rejeita ‘PL antiterrorismo’

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira a urgência para votar o Projeto de Lei (1595/19) que cria uma polícia política que permite ao...

Programa AceleraD’Or de Mentoria entra em fase decisiva

Em fase decisiva para a escolha das 10 empresas participantes do projeto, o Programa AceleraD’Or de Mentoria, patrocinado pela D’Or Consultoria, teve repercussão positiva...

Aconseg-RJ mostra um 2022 promissor para as assessorias

Em reportagem especial da edição, os executivos confirmam a rápida resposta do setor e sua adequação aos tempos de desafios que foram superados com...

Inovação em Seguros concederá NFTs a vencedores

Uma das novidades do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), será a concessão...