Acéfalas

O anúncio do governo de que pretende punir o presidente interino da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Antônio Carlos Valente, pelas duras críticas ao lobby do Banco Central em favor de um Proer também para as teles revela que a autonomia prevista pelo tucanato para as agências reguladoras é tão relativa quanto a qualidade dos contratos assinados com as concessionárias de serviços privatizados. Ou seja, só vale para garantir os direitos das empresas. Já quando seja a vez do consumidor…

Virtual
Os babalorixás que palpitam sobre o fim da recessão norte-americana precisam se pôr de acordo em relação a duas questões-chave. Primeiro, é possível qualquer país retomar o desenvolvimento, quando sua produção industrial sofre quedas ininterruptas? Segundo, num país em que o consumo responde por dois terços do Produto Interno Bruto (PIB), como os Estados Unidos, como se mantém a economia em movimento com consistência, se o desemprego somente faz subir, ao mesmo tempo que os rendimentos encolhem?
Sem bola de cristal
A ausência de respostas consistentes a essas duas questões apenas reforçam outro axioma. Será que quem foi incapaz de detectar que a maior economia do mundo entrara em recessão em março do ano passado, tem condição de prever o fim da retração?

Os astros não mentem
O que a astrologia tem a ver com você? A pergunta é um dos pontos do programa do seminário “A astrologia e você” que o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) realiza no próximo dia 29, no Rio de Janeiro. Nada mais natural para quem está acostumado a ter como oráculos Maílson da Nóbrega e companhia. Os interessados em ir diretamente à fonte e saber as influências dos astros na carreira profissional e sua relação com a vida humana, podem fazer reservas até dia 24 pelo telefone (21) 2282-1233. Não esquecer de levar data, hora e local de nascimento.

Pluralismo
Embora sábios como o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, ache que o mundo está fadado a se resumir a apenas duas ou três moedas, com o restante das nações a reboque desse impérios, não são poucos os desmentidos a esses fatalismos coloniais. Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) revelam que, entre as 6,7 mil línguas vivas existentes no mundo, o português é a sexta mais falada, atrás apenas do mandarim, do hindi, do espanhol, do inglês e do bengali. Segundo o documento Língua Portuguesa: Perspectivas para o Século XXI”, do Instituto Camões, a língua portuguesa tem ganhado falantes de forma contínua, desde o início do século XX, levando a  Unesco a estimar em cerca 176 milhões as pessoas que, em 2000, falavam português.

Liberdade de empresa
Antes tarde do que nunca, o diretor do canal de notícias Globovision, da Venezuela, Alberto Frederico Ravell, pediu desculpas, na semana que passou, por seu canal não ter exibido a volta do presidente Hugo Chávez ao poder. A exemplo das demais redes privadas de TV do país, a Globovision simplesmente também ignorou os massivos movimentos pró-Chávez que tomaram as ruas venezuelanas em repúdio ao golpe encabeçado por Pedro Carmona. A mea culpa de Ravell, porém, é muito tímida. Em lugar de atribuir a omissão ao grau de engajamento do seu canal na quartelada, preferiu transferi-la para uma suposta falta de segurança dos jornalistas da empresa trabalharem.

Papel
O empenho demonstrado pelo ministro Nelson Jobim durante o julgamento que manteve a proibição para a liberdade de coligação partidária nas próximas eleições reforçou os comentários nos corredores do mundo jurídico e político que apontam Sua Excelência como o líder da bancada governista no Supremo Tribunal Federal.

Artigo anteriorVolúvel
Próximo artigoArrogante & submisso
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.