“Adiós España”

Com o acirramento da crise no país, o fluxo migratório na Espanha se inverteu. Entre janeiro e setembro, 50.521 espanhóis mudaram-se para o estrangeiro, 36,6% mais do que no mesmo período de 2010, quando os emigrantes do país somaram 36.967 pessoas, segundo estimativas do  Instituto Nacional de Estatística (INE). É a primeira vez em muitos anos que a emigração supera a imigração no país.

Hora da caça?
Por enquanto, Reino Unido, França, Estados Unidos e Alemanha são os destinos preferidos dos emigrantes espanhóis. Mas, com a economia desses país patinando ou em recessão, não seria de estranhar uma nova onda migratória para a América Latina. Caso isso ocorra, se descobrirá se as alfândegas da região adotarão os mesmos métodos brutais e autoritários da sua congênere espanhola, principalmente a de Madri.

Prioridades
Quem está em Minas Gerais e assiste à propaganda eleitoral do Governo de São Paulo, captada em algumas cidades mineiras, tem um bom resumo das prioridades do tucanato. A ausência de qualquer menção a educação, saúde e saneamento básico é contraposta pela informação de que o estado contratou mais 6 mil policiais, “altamente treinados” e com viaturas novas e modernas.

Nota zero
Enquanto isso, o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) denuncia que, após inúmeros pedidos da direção da escola à Secretaria estadual da Educação de São Paulo, por reparo do telhado, a escola Erico de Abreu Sodré, na Vila Mariana, suspendeu, dia 15, as atividades escolares, devido à chuva, que alagou as salas de aula, informática, leitura e videoteca. Giannazi, que também é professor, acrescenta que há água escorrendo pelos dutos de fiação elétrica, pelas luminárias e pelas paredes

Anuncie aqui
Empresas privadas terão oportunidade de associar suas marcas ao Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, anuncia a empresa Cataratas do Iguaçu S/A, que há 11 anos administra o Parque. A proposta da concessionária é captar cerca de R$ 25 milhões de recursos de empresas que queiram dar visibilidade às suas marcas nos principais espaços de visitação daquele que é um dos principais destinos turísticos no país, com mais de 1,3 milhão de visitantes por ano. A empresa pensou em passarela e trilhas, auditório, sinalização, ônibus, centro de visitantes, restaurantes e quiosques.
A cota de patrocínio Água, por exemplo, “oferece visibilidade em 100% das propriedades da área de concessão Parque, sendo duas delas exclusivas, a presença em 65 placas de sinalização e o licenciamento de elementos do Parque em produtos, e uso de imagens do parque em sua comunicação”, diz a nota de divulgação.
A Cataratas S/A diz que o que for arrecadado será usado para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos turistas, e todas as cotas de patrocínio terão parte de seus recursos destinada ao programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo parque.
Quem sabe o turista não terá a oportunidade de ver uma onça pintada… com o logotipo de um patrocinador?

Festa
As duas últimas semanas do ano foram recheadas de anúncios dos governos estaduais e municipais na grande mídia – a mesma que critica o desperdício de dinheiro público. Nem a Câmara dos Vereadores do Rio escapou do cerco de um jornalão da cidade.

Brasil Barrichello
A ultrapassagem do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido pelo do Brasil mereceu comentário irônico de um leitor na versão brasileira da página eletrônica do jornal britânico The Guardian: “O Brasil está usando a tática do Rubinho Barrichello: não é ele que passa, os outros que quebram.”

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBye, bye terrinha!
Próximo artigoEscada&elevador

Artigos Relacionados

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Inflação engorda lucros de bilionários de energia e alimentos

Fortunas dos ricaços desses 2 setores aumentaram US$ 1 bilhão a cada 2 dias desde 2020.

Últimas Notícias

Sudeste teve alta de 5% nas vendas por internet em maio ante abril

Considerando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também cresceu: 7%.

Marca chinesa de automóveis de luxo Hongqi abre 1º showroom em Israel

A concessionária de carros israelense Samelet Group abriu nesta terça-feira o primeiro showroom da marca chinesa de limusines Hongqi na cidade de Tel Aviv, no centro de Israel.

AstraZeneca continuará a aumentar o investimento na China

AstraZeneca, a gigante farmacêutica britânica, está otimista sobre as perspectivas econômicas e o crescimento do setor de saúde chinês, e continuará a aumentar seu investimento na China, disse Leon Wang, vice-presidente executivo da AstraZeneca, informou o Chinanews.com nesta quarta-feira.

Setor de energia é um dos alvos preferidos de hackers

Mais de 60% de todos os ataques foram de phishing; organizações criminosas de hackers são ameaça às infraestruturas críticas do Brasil.

Países árabes planejam expansão de energia limpa

Omã, Marrocos, Argélia e Kuwait estão entre os que têm planos mais ambiciosos.