Advent International assume participação majoritária no Walmart Brasil

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Walmart manterá participação de 20% após a conclusão da transação que passará ainda por trâmite regulatório

O Walmart comunicou nesta segunda-feira (4) que a empresa de private equity Advent Internacional vai adquirir o controle das operações do Walmart no Brasil. A Advent Internacional terá uma participação de 80% no negócio e a varejista manterá os 20% restantes, informou o Walmart sem divulgar o valor do negócio. A transação está sujeita ainda a aprovação regulatória, mas a varejista espera concluir o negócio ainda este ano. O Walmart foi assessorado neste negócio pela Goldman Sachs & Co. LLC, e Advent International pelo Credit Suisse e Euro Latina Finance.

Este é o terceiro grande negócio do varejista desde abril para remodelar suas operações no exterior. A empresa tem reformulado seus negócios internacionais voltando o foco para investimentos em mercados em crescimento, como China e Índia. Recentemente, a empresa vendeu uma fatia majoritária no negócio britânico ASDA para a J Sainsbury e pagou US$ 16 bilhões por uma participação majoritária na empresa de comércio eletrônico da Índia Flipkart.

Como resultado da transação, o Walmart espera registrar uma perda líquida não caixa de cerca de US$ 4,5 bilhões como um item especial no segundo trimestre.

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A estratégia do Walmart é alcançar os seus concorrentes que inclui da supermercadista Aldi Inc até a Amazon.com Inc nos principais mercados internacionais. Os negócios internacionais de baixo desempenho do varejista representaram menos de um quarto da receita total de US$ 500,3 bilhões no ano fiscal de 2018.

O Walmart vinha buscando há algum tempo compradores para o seu negócio no Brasil. A Reuters informou em janeiro que o Walmart estava oferecendo sua unidade no país para empresas de private equity como Advent e outras.

Perfil do novo controlador

A Advent International é uma firma global de private equity com forte presença local e ampla experiência de investimentos no varejo tanto no Brasil quanto internacionalmente. Desde a inauguração do escritório em São Paulo em 1997, o fundo já investiu em mais de 30 empresas brasileiras de diversos setores. Mundialmente, nos últimos 28 anos, a Advent realizou 40 investimentos no segmento de varejo em 14 países.

“Atuamos no Brasil há mais de 20 anos e estamos entusiasmados com essa parceria com o maior varejista do mundo”, disse Patrice Etlin, Managing Partner da Advent International. “Acreditamos que com nosso conhecimento do mercado local e expertise em varejo, poderemos posicionar a empresa para gerar resultados expressivos e alcançar novos patamares de sucesso no Brasil. Planejamos investir no negócio e trabalhar com a equipe da empresa para criar um ambiente mais ágil e moderno, a fim de acelerar o seu desenvolvimento e melhorar a experiência do consumidor.”

“O Walmart está comprometido em construir negócios fortes e resilientes que se adaptem continuamente às necessidades dos clientes locais em um mundo em rápida mudança”, disse Enrique Ostale, vice-presidente executivo e CEO do Walmart nas regiões de Reino Unido, América Latina e África. “Manteremos participação no Walmart Brasil e continuaremos compartilhando nossa experiência global em varejo, dando ao nosso negócio no Brasil a melhor oportunidade de crescimento de longo prazo, proporcionando oportunidades para nossa equipe e preços baixos para os clientes”, conclui.

A decisão de estabelecer esta parceria com a Advent International no Brasil vem de uma análise cuidadosa e consciente do portfólio internacional da empresa. Como resultado da transação, o Walmart espera registrar nos Estados Unidos uma perda líquida sem efeito em caixa de aproximadamente US$ 4,5 bilhões, a ser registrada no segundo trimestre como item extraordinário. Uma parte significativa da perda líquida se deve ao reconhecimento de perdas acumuladas de conversão de moeda estrangeira e a perda final pode flutuar significativamente devido a alterações nas taxas de câmbio até a data do fechamento. Após um fechamento previsto para o final deste ano, o Walmart não espera nenhum impacto significativo contínuo para o lucro por ação no atual ano fiscal e um leve impacto positivo no próximo ano fiscal.

Grupo tem 438 lojas no Brasil

Com presença no Brasil há 22 anos, o Walmart Brasil possui hoje 438 lojas em 18 estados, com 55 mil funcionários. Em 2017, as vendas totais da empresa somaram mais de R$ 25 bilhões.

O Walmart reportou prejuízo operacional no Brasil por sete anos seguidos, após uma expansão agressiva de uma década deixar a empresa com locações fracas, operações ineficientes, problemas trabalhistas e preços não competitivos.

O que se comenta no mercado é que as operações do Walmart no Brasil não melhoraram ao longo dos últimos dois anos, o que coincidiu com a pior recessão do país em décadas.

Uma parcela significativa do prejuízo líquido será devido a perdas com conversão cambial e o prejuízo final pode flutuar de forma significativa devido a mudanças em taxas de câmbio até a data de conclusão da operação, disse a empresa.

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