Aeronave da Embraer certificará pulverização de biodefensivos

132

O avião agrícola EMB-203 Ipanema da Embraer vai realizar uma série de testes para homologar a primeira metodologia de aplicação aérea de defensivos biológicos do Brasil. O projeto pioneiro para promover a sustentabilidade no agronegócio nacional é liderado pela Koppert, líder global no desenvolvimento e produção de bioinsumos para agricultura.

A colaboração entre as equipes da Embraer e Koppert vai avaliar aspectos técnicos necessários para a melhor eficiência da pulverização e a segurança dessa prática, com o objetivo de documentar os resultados obtidos. O anúncio foi realizado durante a 29ª edição da Agrishow, a principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina, que acontece até o dia 3 de maio em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

“A parceria entre a Embraer e a Koppert representa um passo significativo em direção à promoção da sustentabilidade no agronegócio brasileiro”, afirma Gustavo Herrmann, diretor Comercial da Koppert América do Sul. “Estamos entusiasmados com a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes.”

A padronização da forma de aplicação com base em uma metodologia científica busca assegurar a eficácia dos biodefensivos para prevenir, reduzir ou erradicar a infestação de doenças e pragas nas lavouras, combinando o uso estratégico de tecnologias de monitoramento e pulverização aérea.

Espaço Publicitáriocnseg

Combustíveis

O Ipanema é, por enquanto, a única aeronave certificada e produzida em série para voar com biocombustível. O avião agrícola é movido a etanol. “O agronegócio tem buscado incorporar novas tecnologias para o aumento da segurança alimentar e proteção do meio ambiente, e acreditamos que a colaboração entre Embraer e Koppert poderá contribuir para novos avanços sustentáveis do setor”, disse Sany Onofre, responsável pela produção e comercialização do Ipanema na Embraer.

Koppert

Com uma trajetória de mais de cinco décadas no mercado de bioinsumos e presente no Brasil desde 2011, a Koppert é uma empresa holandesa pioneira na promoção do equilíbrio ecológico nos sistemas agrícolas. A empresa possui três unidades: microbiológicos, localizada em Piracicaba (SP), de macrobiológicos e de formulações, em Charqueada (SP). Além disso, possui um departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para o aprimoramento de tecnologias de controle biológico na agricultura tropical.

A série Ipanema ultrapassou a marca de 1.600 unidades produzidas e entregues, mantendo-se líder no mercado nacional, com 60% de participação. Desde o lançamento da nova versão do modelo EMB-203 em 2020, a empresa tem registrado crescimento contínuo nas vendas.

Produzida na unidade da Embraer em Botucatu-SP, a aeronave é movida a etanol desde 2005, tornando se o primeiro avião da empresa certificado e produzido em série para voar com energia renovável. Ferramenta ideal para pulverização, o Ipanema oferece aplicação em velocidade constante, zero perdas por amassamento ou compactação do solo. Ele também pode ser utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui