Aeroporto de Guarulhos tem problema com sinal de GPS novamente

A interferência no sinal do GPS afetou várias companhias aéreas que operam no aeroporto, provocando transtornos nas operações

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Aeroporto de Guarulhos (Foto: ABr)
Aeroporto de Guarulhos (Foto: ABr)

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, enfrentou mais uma vez problemas relacionados ao sinal de GPS nesta terça-feira (3), resultando em atrasos e remanejamentos de passageiros, gerando insatisfação entre os usuários. Esta é a segunda vez em menos de cinco dias que o maior aeroporto da América Latina enfrenta falhas atribuídas ao sistema global de posicionamento e localização geográfica (GPS, ou Global Positioning System).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou, por meio de nota, que recebeu um novo reporte de interferências por parte da Administração do Controle Aéreo Regional de São Paulo. A situação se repetiu apesar de ações anteriores tomadas para resolver o problema. “A gerência da Anatel São Paulo havia detectado, pela manhã, sinais interferentes com estações de monitoramento da agência presentes no aeroporto internacional de Guarulhos, o que motivou a imediata diligência a campo com equipes de fiscais para nova tentativa de localização da fonte interferente. A equipe de fiscais está em fase de atuação e buscas para localizar a fonte da interferência e, assim, solucionar o problema”, informou a Anatel.

A interferência no sinal do GPS afetou várias companhias aéreas que operam no aeroporto, provocando transtornos nas operações. A Latam, uma das principais companhias aéreas que utilizam o aeroporto, confirmou que “algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira (3), devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da Latam”. A empresa destacou, entretanto, que suas operações já foram normalizadas.

A Gol Linhas Aéreas também relatou impactos em suas operações, mas ressaltou que a situação estava sendo gerida em conjunto com a administração do aeroporto. “A situação, que afeta também outras companhias aéreas, está sendo gerenciada em conjunto com a administração aeroportuária. Todos os clientes afetados receberam as facilidades previstas e a companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança”, afirmou a empresa em nota.

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Até o fechamento desta edição, a Azul não havia se manifestado sobre o ocorrido, assim como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela gestão do espaço aéreo no Brasil.

Na semana passada, uma interferência semelhante já havia causado atrasos em diversos voos. Na ocasião, o Decea explicou que a instabilidade na recepção do sinal de GPS pelas aeronaves que operavam em Guarulhos comprometeu a capacidade dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, do inglês Global Navigation Satellite Systems). Em resposta, a FAB acionou uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIC) para realizar a inspeção de radiomonitoragem ao redor do aeroporto, na tentativa de identificar as causas do problema.

As falhas recorrentes no sinal de GPS em um dos principais aeroportos do país levantam preocupações sobre a segurança e a confiabilidade dos sistemas de navegação aérea. A expectativa é de que as investigações em curso possam esclarecer as causas dessas interferências e garantir que novos incidentes sejam evitados.

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