Afeganistão: Talibã nomeia radicais para postos-chave

Nomeações aumentam a lista de fundamentalistas no principal grupo de ministros.

Os governantes afegãos do Talibã anunciaram vários cargos de primeiro escalão nesta terça-feira, nomeando dois comandantes veteranos dos campos de batalha saídos do reduto do movimento no sul do país como vice-ministros de pastas importantes.
Zabihullah Mujahid, o principal porta-voz do Talibã, disse que o mulá Abdul Qayyum Zakir será vice-ministro da Defesa e que Sadr Ibrahim assumirá como vice-ministro do Interior.
Acreditava-se que os dois ocupariam posições de destaque no novo governo, mas nenhum deles constava da lista principal de ministros anunciada neste mês.
Relatórios da Organização das Nações Unidas situaram ambos entre os comandantes guerreiros leais ao mulá Akhtar Mansour, ex-líder do Talibã, que estavam pressionando a liderança a intensificar a guerra contra o governo apoiado pelo Ocidente.
As nomeações aumentam a lista de radicais no principal grupo de ministros, que inclui figuras como Sirajuddin Haqqani, chefe da rede militante Haqqani, acusada de uma série de ataques contra alvos civis.
Mas as nomeações também parecem refletir uma preocupação do Talibã de garantir a unidade, equilibrando as diferenças regionais e pessoais que vêm à tona enquanto o movimento faz a transição dos tempos de guerra a governo de tempos de paz.
De acordo com relatório de junho do Conselho de Segurança da ONU, Zakir e Sadr comandaram forças que tradicionalmente operavam em várias províncias, e seu poder e independência fizeram a liderança temer tensões a respeito da lealdade de certos grupos.

 

Agência Brasil, com informações da Reuters

Leia também:

Cabul recebe 1º voo comercial após controle pelo Talibã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Semana começa com estresse pós-traumático

Na sexta, mercados domésticos ficaram por conta da sensação de desmanche da equipe econômica de Paulo Guedes.

‘Melhores do Seguro e Resseguro’

Na próxima terça-feira (26), às 18 horas, a Revista Insurance Corp irá transmitir em seu canal no Youtube o prêmio "Melhores do Seguro e...

Contas externas têm saldo negativo de US$ 1,7 bi em setembro

Fernando Rocha: 'O déficit aumentou, embora permaneça em patamares baixos'.

Últimas Notícias

Semana começa com estresse pós-traumático

Na sexta, mercados domésticos ficaram por conta da sensação de desmanche da equipe econômica de Paulo Guedes.

Reforma da Previdência desestimulou contribuição

Por Isabela Brisola.

Guedes fica mesmo avaliado com nota baixa

Apesar de abrir a possibilidade de aumentar a crise econômica e do desrespeito ao teto de gastos ou outras regras fiscais para bancar medidas...

Ex-ministro de Temer substituirá Funchal

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada nesta sexta-feira...

Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta última sexta-feira consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao mês...